Por Fabio Oliveira
Twitter: @fabio_oliveira
Always Ready x Corinthians – Libertadores
Fase de Grupos
Nada pronto.
Na noite dessa terça-feira (5), o Corinthians fez sua estreia na Copa Libertadores enfrentando o Always Ready da Bolívia.
A partida foi disputada na altitude de La Paz. Com mais esse adversário, o treinador Vítor Pereira fez mudanças na equipe e mandou a campo a seguinte escalação: Cássio, João Pedro, João Victor, Gil e Fábio Santos. Du Queiroz, Paulinho e Renato Augusto. Willian, Adson e Jô.
Logo de cara, o Corinthians foi ao ataque pela esquerda e a bola chegou em Du Queiroz, que bateu da entrada da área mas a bola foi desviada pela zaga.
Já na sequência, após balão do goleiro, João Pedro deixou a bola chegar no adversário e cometeu um pênalti desnecessário ao agarrar o atacante dentro da área. Um lance infantil.
Na cobrança, o time da casa abriu o placar.
Com o placar favorável, o adversário se fechou e o Timão passou a correr atrás do resultado. Tudo o que o comandante português havia planejado foi por água abaixo em menos de 10 minutos.
O Corinthians buscava atacar pelas pontas, principalmente pela esquerda com Willian, mas sem criar grandes chances.
Adson tentou jogada individual e parou na defesa do goleiro. No lance seguinte, Jô tentou cruzamento para Paulinho pela esquerda e a zaga fez o corte!
Renato Augusto roubou bola próximo a área e bateu chapado, a finalização passou rente à trave direita!
Já no final do primeiro tempo, Fábio Santos deu uma caneta no zagueiro, invadiu a área e bateu para defesa do goleiro.
Para o segundo tempo, Vítor Pereira colocou Roger Guedes e Maycon nos lugares de Adson e João Pedro. Mas o Timão nem teve tempo de testar as modificações e já viu o adversário ampliar o placar aos 20 segundos. VINTE SEGUNDOS!
O Corinthians sentiu o gol relâmpago e passou a ser dominado pelo time boliviano, que esteve mais perto do terceiro gol do que o alvinegro de diminuir a vantagem!
Em uma das poucas chances criadas, Renato Augusto achou Jô na área. O centroavante girou e bateu travado pelo zagueiro.
O time seguia sem reação, então Vitor Pereira mandou a campo Giuliano e Mosquito nos lugares de Paulinho e Jô.
Na reta final, foi a vez de Piton entrar no lugar de Willian.
A partida seguiu controlada pelo Always Ready e chegou ao fim sem que o Timão sequer ameaçasse o gol adversário!
A estratégia montada ruiu logo no início com o pênalti cometido pelo fraco lateral João Pedro. Correr atrás do resultado logo de cara desgastou ainda mais o time, mas o problema não foi só a altitude. Temos um problema crônico de ATITUDE!
Na volta pro segundo tempo vimos o que já havia se repetido nos clássicos, o adversário extremamente ligado contra um Corinthians tentando pegar no tranco. Essa apatia custa caro contra qualquer adversário, inclusive um menos qualificado como o Always Ready.
De fora, parece que alguns jogadores não estão comprando a ideia do treinador. A chamada “panela” está sendo empurrada para fora da zona de conforto e isso parece desagradar alguns dos medalhões.
A torcida parece seguir fechada com o português, mas a diretoria precisa dar força também ou o Timão vai se transformar em uma máquina de moer técnicos!
Vamos aguardar os próximos jogos e ver se o trabalho flui…
#VaiCorinthians
*Fabio Oliveira é um brasileiro apaixonado por futebol e pelo Timão.
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE