A criação é um ato inteligente?

Nós, seres humanos, somos dotados de inteligência e com ela fazemos infinitas ações, porém temos a ética para estabelecer o bom senso e com isso trazer o bem estar para a sobrevivência.

Somos um país diferente? Com uma variedade de imigrantes nos tornamos diferentes, já que a miscigenação é a nossa maior virtude.

Nós brasileiros temos a criatividade como arma para a sobrevivência. Neste ponto, lembro de um judeu polonês fugitivo da Segunda Guerra Mundial e que por aqui fez fortuna porque soube ser sensível diante das necessidades do ser humano, muito ao contrário do que sofreu e que poderia fazê-lo perder o sentimento humanitário. Falo de Samuel Klein, dono das Casas Bahia, que no início dos negócios vendia cobertores a famílias pobres em suaves prestações.

Prestações! Esse negócio é tão forte no Brasil que podemos comprar qualquer coisa, uma verdade que estrangeiros desconhecem e quando sabem ficam boquiabertos diante dessa criatividade. É lógico que compramos com juros e correções e no final fica custoso, porém é uma forma de adquirir e se bem administrado conseguimos concretizar sonhos.

Qual é então o segredo do nosso país para se desenvolver e se tornar admirado? A nossa engenharia! Somos um país que se intromete nas várias áreas do conhecimento, porém nossa engenharia é extraordinária. Temos rodovias, aeroportos, portos, hidrelétricas, indústrias variadas, etc. Em destaque na atualidade, nossas máquinas na agropecuária que nos tornam uma potência mundial de causar inveja às grandes nações!

Afinal, por que chegamos a esse nível? Porque somos idealistas, temos prós e contras, somos capitalistas com jeitinhos socialistas, enfim um cadinho onde fervem todas as formas de pensar, executar e administrar.

Muitos não entendem essas vontades, desejos e sonhos de vencer, devido a ideologias que nos mantém presos, todavia somos livres, e porque não libertários das imprecações de outros povos.

Temos empresas multinacionais, como as de compressores, cutelarias, mineradoras e de engenharia civil. Falamos inúmeras línguas, diversidade cultural que nenhum povo tem. Biodiversidade que causa intromissões de outros povos para explorar, com marketing forte alegando que somos irresponsáveis com nossas terras, florestas, rios e mares, uma verdadeira afronta à nossa inteligência.

Somos medíocres? Sim, infelizmente os nossos representantes políticos estão aquém de nossas esperanças, mas são frutos das nossas árvores, podres é claro, mas sabemos como são e assim a nossa consciência coletiva sabe separar os bons dos maus.

Tivemos um líder? Lideranças pontuais tivemos, contudo o último líder foi nosso imperador D. Pedro II, de resto tivemos homens com bons propósitos mas que não foram preparados para destinar caminhos e por isso se envolveram em situações politicamente pecaminosas.

Nenhum país do mundo é melhor do que o nosso, todos têm erros e acertos, todavia o nosso tem mais acertos do que erros. Somos uma potência, somos incríveis!

 

 

Welton Reis, para Vida Destra, 16/11/2021.
Sigam-me no Twitter! Vamos conversar sobre o artigo! @weltonrei

 

Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Últimos posts por Welton Reis (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments