Felipe Santa Cruz é antidemocrático

ORDEM DOS ADVOGADOS CONSERVADORES DO BRASIL – OACB

 

A associação Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil é uma organização regularmente constituída e seu escopo, totalmente lídimo, de atuação é fazer valer a vocação de centenas de milhares de advogados que não se sentem representados pelo Sr. Felipe Santa Cruz.

Não se sentem representados devido à diversas atitudes antidemocráticas, fundadas na intolerância contra quem tem pensamento político ou religioso diverso do seu. A ponto de se envolver em numerosas altercações nas redes sociais com membros da classe que, mediante ajustes políticos – não por voto direto, mas via colégio eleitoral – foi escolhido para dirigir.

Como todo antidemocrático, profere em sua entrevista na UOL veiculada em 15/04/2021 com o título “Não tem ninguém na rua para pedir impeachment agora, diz presidente da OAB”, algumas notícias falsas.

No decorrer da entrevista, ao falar da OACB, o jornalista Fernando Moraes (UOL) em sua pergunta afirma que a associação “usou símbolo da ordem”. Vejamos:

Como visto, qualquer pessoa dotada de suas perfeitas faculdades mentais e sensoriais percebe a diferença notável entre os símbolos e as palavras.

Os vocábulos “Ordem”, “Advogados”, “Brasil” não são de uso exclusivo do conselho de classe da advocacia.

Apenas se houvesse a pretensão de formar outro conselho de classe (o que nem de longe é verdade) a preocupação teria fundamento.

Como exemplo temos as associações que não são conselhos de classe: “Ordem dos Jornalistas do Brasil” – cujo conselho de classe é a FENAJ e a Ordem dos Trabalhadores do Brasil – que é uma central sindical, sendo a atribuição de conselho de classe delegada por lei a cada sindicato, conforme a classe trabalhista.

Para desgosto do Sr. Santa Cruz, não há como “tirar do ar” a OACB e, muito menos, reprimir com ameaças ditatoriais de perseguição política e judicial, a vocação e atuação das pessoas.

O grupo de advogados da OACB não aceitará perseguição ideológica, muito menos essa empreitada inquisitorial encampada pelo representante.

Santa Cruz fala em processo disciplinar por “captação indevida de clientela”.

Clientela?

Nossas ações são de motivação cívica como qualquer associação que, cansada de ver a vergonha de honrados advogados, vendo o dirigente prestar declarações vexatórias, infames e aderir a pautas até criminosas (visto que apoia governos que causaram prejuízos na casa de trilhões ao Brasil), decidiu constituir associação de advogados, para exercer sua vocação de busca da aplicação da lei, sem ativismos judiciais, sem interesses revolucionários.

Santa Cruz nos considera “fake news” e insignificantes.

Bem, na verdade, a dita “fake news” parte do senhor Felipe Santa Cruz. Deixamos bem claro que o mesmo não nos representa, justamente por desrespeitar a todos nós, com adjetivações que demonstram sua arrogância e desprezo, por quem pensa de forma diversa ou não padece de seu amargor ideológico.

Não somos “insignificantes”, senhor Felipe santa Cruz, pois se assim fôssemos não estaria vossa senhoria preocupado em tentar nos atingir, por meio de ação judicial e de medidas de “apurações disciplinares”.

Nós, advogados, não exercemos o voto direto para a Presidência do Conselho Federal da OAB e tampouco de seus Conselheiros.

A OAB é formada por 1,3 milhão de advogados submetidos, ao nosso ver, por uma gestão autoritária e distante de valores realmente democráticos.

A OAB se reconhece e é tida como uma entidade “sui generis” e isso faz com que possa exercer vários múnus públicos, mas não a faz responder, na realidade, por eles. Basta vermos o malabarismo que faz para não prestar contas ao TCU, por não se admitir uma “autarquia”. Mas para nos acionar com base na Lei das Ações Civis Públicas se arvora em ser sim, uma autarquia. Será que a OAB teria essa empáfia toda se não fosse obrigatório para o exercício da profissão o pagamento de anuidade das mais altas do país? Será que teria toda essa “elucubração” se não fosse obrigatório ao bacharel de direito prestar e ser aprovado num exame para poder exercer a tão sonhada advocacia?

As ações em andamento, propostas contra opositores do Presidente são bem reais, não se limitando ao escopo das redes sociais e por estar ainda em formação de quadros e pelo visto incomodando muito, dá-se origem à narrativa esdrúxula do infelizmente, representante de classe, dizendo que as ações da OACB seriam impulsionadas “pela milícia digital”.

Desconhecemos essa teoria ‘terraplanista’ aventada pelo Sr. Santa Cruz.

Somos profissionais que buscamos a efetivação da justiça, a aplicação da lei para todos, não apenas para os companheiros de partido do Sr. Santa Cruz ou de pessoas da esquerda.

Discordamos da visão de mundo do Sr. Santa Cruz, que finge que boa parte dos 1,3 milhão de advogados que ele se vangloria por presidir não repudia grande parte do ele fala ou pensa. Justamente por isso, é representante ilegítimo da classe, por suas falas e atos causarem espécie em grande parte dos advogados brasileiros.

Por último lugar, como deve ficar a vontade dos ditadores, segue o trecho da entrevista:

Como está o processo da OAB contra o grupo de advogados conservadores que usou o símbolo da Ordem e ameaça processar quem falar mal do presidente?

Há uma ação para tirar do ar que ainda não tem decisão. Abrimos um processo disciplinar por captação indevida de clientela. Esse grupo (Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil) é uma fake news. É absolutamente insignificante. Tem 39 advogados, enquanto nós somos 1,3 milhão de advogados. Ele existe no campo do bolsonarismo, que é a rede social. São impulsionados pela milícia digital.*

Em breve, Sr. Santa Cruz, o veremos fora da presidência da nossa classe, ninguém merece o ter como dirigente, muito menos a honrada classe dos advogados do Brasil.

* Nota escrita e assinada pela Diretoria da OACB

 

Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org

 

Últimos posts por Espaço Aberto (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Emanuel Ferreira Affonso
Emanuel Ferreira Affonso
9 meses atrás

Não sei o que estão esperando para colocar esse Esquerdista para correr !?…

Renata Araujo
Renata Araujo
9 meses atrás

Pior, está querendo concorrer a governador do Rio…