O mercado automotivo brasileiro de usados vem apresentando uma desvalorização significativa nos últimos tempos, o que tem levantado dúvidas sobre a viabilidade de investir nesse setor. Esse cenário tem sido percebido por diversos investidores e proprietários de automóveis, que se questionam sobre a possibilidade de vender ou não seus veículos.
A valorização exponencial dos automóveis nos últimos anos, que se deu principalmente durante a pandemia, foi motivada pelo aumento da inflação, pela diminuição da produção das montadoras e pela alta demanda por carros, o que gerou uma grande especulação no mercado. No entanto, essa situação se mostrou insustentável, uma vez que a oferta de crédito se tornou mais escassa, a taxa Selic aumentou e o poder de compra da população diminuiu.
Além disso, a crise gerada pela pandemia afetou também o mercado de seminovos, que teve um aumento expressivo de preço, mas agora está sofrendo com a falta de procura. Com isso, as montadoras estão tentando segurar os preços dos carros novos, mas já se observa uma queda significativa nos preços dos seminovos.
Segundo relatórios de instituições financeiras, como o Deutsche Bank, os valores dos veículos usados atingiram o pico máximo no início de 2022, e a expectativa é de uma queda de 10 a 20% em 2023. Esse cenário já pode ser observado na comparação de preços de carros em sites como o WebMotors.
Diante desse quadro, é importante que investidores e proprietários de automóveis estejam atentos às mudanças no mercado e avaliem com cuidado a decisão de comprar ou vender um veículo. É possível que o mercado automotivo apresente novas oportunidades de investimento no futuro, mas, por enquanto, é importante agir com cautela e estar sempre informado sobre as tendências e movimentações desse mercado.
Futuramente analisaremos melhor esse cenário, mas por enquanto, fica para reflexão: essa bolha automotiva irá desinflar?
Nunes, para Vida Destra, 11/05/2023
Vamos discutir o Tema. Sigam o perfil do Vida Destra no Twitter @vidadestra
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!