Se todo poder emana do povo, o que pode ser mais democrático do que o povo se manifestando espontaneamente, seja para demonstrar apoio ou desagrado?
Respondo: nada, pois essa é a mais legítima demonstração de Democracia.
As manifestações de ontem em Brasília, iniciadas com uma carreata monstro, seguida da reunião de populares em frente ao Palácio do Planalto, foram absolutamente democráticas, ainda que o foco tenha sido a oposição ao Congresso e ao STF que apenas atrapalham a governabilidade.
Como bem disse Luiz Phillippe de Orleans e Bragança, as Instituições não são a Democracia, mas o Estado de Direito; Democracia é o povo se manifestando. Ponto.
Pois bem, hoje a extrema-imprensa em peso se refere às manifestações de ontem qualificando-as como “anti-democráticas”. Isso não apenas demonstra de que lado estão – já que isentas jamais serão – como também que não sabem o que é Democracia ou, pior, sabem, mas distorcem.
Faz tempo que tenho afirmado que a paciência do povo está no limite. Muitos Congressistas e Ministros do STF têm esticado esse limite a um ponto insuportável. Está cada dia mais evidente o que poderá vir na sequência, caso não prevaleça o bom senso desses opositores que não conhecem limites. Mas será que têm bom senso ou realmente se consideram “supremos”?
Que não reclamem depois, quando essa corda arrebentar.
Laerte A. Ferraz, para Vida Destra, 4/5/2.020.
Sigam-me no Twitter! Vamos discutir o tema! @FerrazLaerte
- Lulopetismo em estado terminal - 14 de setembro de 2022
- Apesar de tudo, as Eleições - 4 de julho de 2022
- A corda - 26 de abril de 2022
Excelente artigo meu amigo. A paciência acabou de todas as formas.
Muito bom, meu amigo! É difícil ter paciência com a mentira, o deboche, a insensatez, a desonestidade, enfim com o mal. O povo brasileiro já teve demais. Já está mais que na hora de dar um basta.