Por Sander Souza                                                                                                        @srsjoejp

 

E lá vamos nós!!

O Verdão entrou em campo hoje, no Canindé, para enfrentar o Santo André, em partida válida pela décima rodada do Paulistão. Mantendo a terceira colocação no Grupo C, após a derrota para o Inter de Limeira, o Alviverde permanecia com 12 pontos, e precisava vencer para continuar a ter uma chance remota de classificação para as quartas de final. Já o Ramalhão entrou em campo buscando uma vitória para se afastar da zona de rebaixamento. Ambos os times se encontravam numa situação delicada dentro do Paulistão, porém o Porco contava com um retrospecto de cinco jogos de invencibilidade sobre o Gigante do ABC.

Por conta do próximo confronto com o Defensa y Justicia pela Libertadores, na próxima terça, nosso professor Abel Ferreira escalou novamente um time mesclado de reservas e crias da Academia, de forma a poupar os jogadores do time principal.

O jogador Raphael Veiga, durante treinamento, na Academia de Futebol
O jogador Gustavo Gómez, durante treinamento, na Academia de Futebol

Para essa partida, nosso Portuga montou um esquema 3-5-2 e escalou Jailson para fechar o gol; Gustavo Garcia, Henri e Vanderlan para a zaga; Matias Viña, para a lateral esquerda e Gabriel Menino, para a lateral direita; Fabinho, Gustavo Scarpa e Pedro Bicalho para o meio campo; e Rafael Elias e Giovani para o ataque.

 

 

Como mencionei em resenhas anteriores, eu pessoalmente não tinha mais a pretensão de ver o Verdão vencer o Paulistão, mas sempre é bom ver o Palmeiras ganhar uma partida! De qualquer forma, assisti ao jogo com a esperança da vitória, o coração palmeirense não muda!!

O primeiro tempo começou com o time tentando ser ofensivo, mas com muitos erros ocorrendo. Várias bolas foram dadas de bandeja para o Ramalhão, que só não marcou porque é ruim demais!! Aos dois minutos Gustavo Garcia bateu de fora da área, mas o goleiro Fernando Henrique (não aquele!!) fez a defesa! O Verdão seguiu pressionando, e aos 15 minutos Scarpa recebeu pela esquerda, ganhou do adversário na corrida mas o auxiliar marcou impedimento. Ainda mantendo boa posse de bola, dominando a partida, o Verdão teve outra chance aos 19 minutos, quando Rafael Elias cruzou rasteiro na área e Giovani tentou um carrinho para alcançar a bola, sem conseguir. Logo na sequência, numa bola alçada no campo de ataque, Scarpa ganha e bate pro gol abrindo o placar!!! Verdão 1 x 0 !!!

O Alviverde seguiu pressionando, mas embora tenha criado boas jogadas, não conseguia finalizar. Aos 40 minutos, Gabriel Menino aproveitou um cruzamento na área e bateu para o gol duas vezes, mas a zaga adversária conseguiu impedir o gol. A arbitragem foi um caso à parte, com vários absurdos ocorrendo sem a devida ação do árbitro, como o claro pênalti contra o Papagaio! Absurdo!! Ei Scarascati, mamãe vai bem?

Durante o intervalo, o nosso Portuga substituiu Gustavo Scarpa pelo Zé Rafael.

O Ramalhão voltou a campo mais ofensivo para o segundo tempo, embora o Verdão estivesse mantendo mais posse de bola. Mas os nossos guerreiros pecavam nas finalizações!  Aos 6 minutos, Rafael Elias vence o adversário, chuta cruzado mas o zagueiro do Ramalhão travou a jogada!

Nova substituição aos 14 minutos, com Newton entrando em substituição a Giovani. Seguiram as jogadas criadas com péssima finalização! E aos 23 minutos, mais uma substituição, com o Lucas Esteves substituindo Fabinho. Aos 26 minutos, Rafael Elias fica cara a cara com o goleiro e chuta em cima do FH, na sequência Newton tenta o rebote, mas manda pra fora!! O Santo André pressionou mais, equilibrando o domínio da partida, e levando alguns lances perigosos para nossa defesa.

Aos 42 minutos, última substituição, com  Marcelinho e Gabriel Silva entrando no lugar de  Gabriel Menino e Rafael Elias.

O Verdão venceu a partida pelo placar de 1 x 0, garantindo 3 pontos e chegando a 15 pontos. E com o resultado da partida de Guarani e Novorizontino, o Verdão continua com chances de passar para as quartas de final.

Apesar desse resultado e de ainda estarmos vivos no Paulistão, o jogo mostrou um time sem entrosamento (de novo) e com os nossos jogadores perdendo gols fáceis, cometendo erros grosseiros, que não deviam ser cometidos por quem usa o manto alviverde, campeão da América do Sul. Os passes e a criação de jogadas foram boas, mas muitos não souberam como concluir como deveriam! Um exemplo é o Papagaio!

A mim, pareceu que muitos jogadores não sentem o peso de fazer parte dessa equipe! Alguns mostram uma displicência que deixa essa impressão, parece que tanto faz! Claro que posso estar enganado, mas muitos jogadores ainda não tem o futebol necessário para fazer parte do nosso time principal. Precisam ainda de muito arroz com feijão! E concordo com quem afirma que o melhor em campo hoje foi o nosso goleiro Jailson!

Fica ai a crítica, honrem o nosso manto! Queremos ver guerreiros jogando futebol de verdade!

Vai Poooorrrrcoooooo!!!

 

*Sander Souza é diretor de jornalismo do Vida Destra

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD e no Instagram: @esportes_vd

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Esportes - Vida Destra
Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments