Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Juventude x Palmeiras – Brasileirão 2022

7ª Rodada

 

Pré Jogo

Quando surge, galera palestrina! Bora espantar o frio!

Nosso Verdão virou mais uma vez a chave e hoje volta as suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O Palmeiras viajou a Caxias do Sul-RS para enfrentar a equipe do Juventude, em partida a ser realizada no estádio Alfredo Jaconi e válida pela 7ª rodada do Brasileirão.

Vindo da vitória por 1×0 sobre a equipe do equatoriano Emelec, pela Libertadores, na última quarta-feira (18), o Verdão deve entrar em campo buscando garantir mais três pontos para melhorar sua posição na tabela.

Adversários desde 1963 (goleada palestrina por 4 a 2 em Caxias do Sul), Palmeiras e Juventude já mediram forças em 25 oportunidades ao longo da história, e o Verdão conquistou mais do que o dobro de vitórias no retrospecto geral: 12 contra cinco.

Preparação

O Verdão iniciou sua preparação para o confronto contra o Juventude já na quinta-feira (19) na Academia de Futebol. Os jogadores que atuaram como titulares na partida contra o Emelec fizeram atividades regenerativas. Já os demais jogadores, incluindo os que entraram ao longo da partida contra o Emelec, foram a campo para atividades técnicas, que contaram também com a presença de Crias da Academia do Sub-20.

O atacante Gabriel Veron cumpriu seu cronograma individualizado, ao passo que o lateral-esquerdo Piquerez e o lateral-direito Mayke trabalharam com integrantes do Núcleo de Saúde e Performance. Em transição física, o zagueiro Luan participou de 30 minutos do treino coletivo e de mais uma atividade técnica em dimensões reduzidas.

O jogador Luan, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Na tarde de sexta-feira (20) o Verdão encerrou a sua preparação na Academia de Futebol antes de embarcar para Caxias do Sul. O Professor Abel Ferreira comandou atividades técnicas e táticas.

Com dois times em campo, o treinador orientou um trabalho de construção e transição de jogadas com opções de passe. Em seguida, os atletas disputaram o tradicional recreativo e, para encerrar, alguns fizeram trabalhos específicos de ataque e defesa.

O goleiro Weverton e o jogador Danilo (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Estão pendurados: Marcos Rocha, Zé Rafael, Abel Ferreira (treinador) e Vitor Castanheira (auxiliar técnico)
Suspenso: Gustavo Gómez (três cartões amarelos)

Muitos analistas e comentaristas, tanto da grande mídia como da mídia alternativa palestrina, acreditam que o Professar Abel Ferreira escalará nosso time com a maior força possível para este confronto, com o objetivo de garantir a vitória e os três pontos e deve voltar a poupar os titulares no próximo jogo, que será contra o Deportivo Táchira no Allianz Parque, pela Libertadores.

Para esta partida o Professor não poderá contar com Gustavo Gómez (suspenso), Raphael Veiga (virose), Luan (transição física), Gabriel Veron (transição física), Piquerez (lesionado) e Mayke (lesionado). Além de Jailson, que está em recuperação de uma lesão mais grave.

O Verdão vai a campo com o seguinte time: Weverton fechando o nosso gol; Jorge na lateral esquerda e Marcos Rocha na lateral direita; Murilo e Kuscevic na zaga;  Zé Rafael, Danilo e Gustavo Scarpa no meio campo; Dudu, Rony e Rafael Navarro na linha de ataque. Time organizado num aparente esquema tático inicial 4-3-3.

Apesar dos nossos desfalques, o time que vai a campo tem plenas condições de enfrentar a equipe do Juventude e de superá-los, mas não deve ser uma partida fácil já que esperamos que noossos adversários aproveitem a ausência de alguns dos nossos jogadores-chave para vir pra cima do Verdão.

O Jogo

Com a saída de bola do Verdão, a partida iniciou com os dois times pressionando. Até parecia que todo mundo queria correr para se aquecer e espantar o frio de 4°C de Caxias do Sul.

Ambos os times procuravam criar jogadas de ataque e os minutos iniciais foram equilibrados, com ambas as equipes pressionando bastante. Aos 8 minutos, Dudu partiu em velocidade pela direita e cruzou na entrada da área, onde Zé Rafael estava para aproveitar a oportunidade e mandar a bola pro fundo do gol do Juventude! Placar aberto no Alfredo Jaconi! Juventude 0x1 Palmeiras!

Após o gol o Verdão pareceu mais confiante dentro de campo e prosseguiu pressionando o Jaconero. Aos 17 minutos boa oportunidade com o Scarpa, que partiu pelo meio e chutou cruzado, levando perigo ao gol do Soares! Os jaconeros até chegavam ao nosso campo defensivo, mas nossa defesa foi eficiente em interceptar e quebrar as jogadas.

Pouco depois Jorge partiu pela esquerda e cruzou na área, Scarpa desviou de cabeça mas a bola passou por cima da meta! Aos 30 minutos, Roni aproveitou sobra de bola na área e também marcou o seu no Alfredo Jaconi! Placar ampliado em Caxias do Sul: Jaconero 0x2 Verdão!

Aos 38 minutos quase o terceiro: Dudu rolou para Scarpa, que mandou na área e Navarro finalizou de cabeça mas mandou a bola pra fora! Após 2 minutos de acréscimos, chegamos ao fim do primeiro tempo no Alfredo Jaconi! Juventude 0x2 Palmeiras.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Nos minutos iniciais o Jaconero se mostrou mais agressivo, tentando de todas as formas diminuir o placar. Num jogo lá e cá, aos 7 minutos o Professor tomou um amarelo por reclamação e como estava pendurado, estará fora da próxima partida do Brasileirão, que será o clássico contra o Santos.

Aos 12 minutos, quase ampliamos o placar em uma cobrança de falta batida pelo Scarpa, que obrigou o goleiro César Soares a fazer uma bela defesa! Logo em seguida, em cobrança de escanteio Scarpa bateu fechado tentando um gol olímpico mas César novamente fez a defesa!

O Jaconero seguiu pressionando, chegando em várias oportunidades ao nosso campo defensivo. Até a metade da segunda etapa nossa defesa foi eficiente em desviar o perigo. Aos 24 minutos, o Professor fez a nossa primeira substituição, com o Breno Lopes entrando em substituição a Rafael Navarro.

Aos 28 minutos, Scarpa arriscou de fora da área e mandou um foguete mas o goleiro César conseguiu fazer a defesa! Pouco depois Marcos Rocha tocou para o Rony, que chutou para o gol mas novamente César fez a defesa! No minuto seguinte Jorge fez boa tabela com Breno Lopes e chegou a entrar na área, mas a defesa conseguiu interceptar a jogada antes da finalização.

Aos 32 minutos o Professor fez novas substituições com Gabriel Menino e Wesley entrando em substituição a Dudu e Gustavo Scarpa. Pouco depois as nossas últimas substituições, com o Naves e o Atuesta entrando em substituição a Rony e Zé Rafael.

Aos 38 minutos, boa chance com o Danilo, que arriscou de fora da área e quase marcou! Seguimos controlando o jogo, apesar das tentativas do Jaconero de diminuir o placar. Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Gabriel Menino cruzou na área e ninguém foi atrás da bola, que entrou no canto esquerdo do gol jaconero, ampliando o placar no Alfredo Jaconi! Jaconero 0x3 Verdão!

Após 4 minutos de acréscimos, partida encerrada em Caxias do Sul! Placar final: Juventude 0x3 Palmeiras, com gols de Zé Rafael e Rony, na primeira etapa e Gabriel Menino nos acréscimos do segundo tempo.

Foi uma boa partida do Verdão! Como esperado o Juventude veio pra cima e tentou  se impor, mas nossa equipe foi eficiente em desarmar jogadas do ataque adversário e nossa defesa funcionou bem, o que fez com que a ofensividade do Jaconero não nos causasse problemas. Produzimos um bom volume de jogo e construímos boas jogadas, que só não resultaram em mais gols por falhas de finalização e eficiência da defesa adversária.

O lateral esquerdo Jorge fez uma boa partida e parece que está ganhando ritmo de jogo e evoluindo em campo. Destaque para o Scarpa, que esteve muito presente na construção de jogadas no ataque, Zé Rafael também fez mais uma ótima partida, Dudu e Kuscevic também fizeram boa partida. Na minha opinião Navarro deixou a desejar nesta partida.

Outro destaque fica para o goleiro jaconero César Soares, que trabalhou muito, principalmente no final da segunda etapa e conseguiu segurar o nosso ataque.

Bora aproveitar a noite de sábado pra abrir aquela Heineken esperta e comemorar mais uma vitória do nosso Verdão, que com este resultado ocupa provisoriamente a vice-liderança do Brasileiro!

Nosso próximo compromisso será na próxima terça-feira (24) quando receberemos o Deportivo Táchira no Allianz Parque pela Libertadores.

Até lá e #AvantiPalestra!!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sander Souza
Sigam me
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments