Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Flamengo – Brasileirão 2022

23ª Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Seguimos com as nossas atenções voltadas ao Campeonato Brasileiro e hoje receberemos o Flamengo no Allianz Parque para partida válida pela 23ª rodada da competição nacional. Vindo da vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians no Derby realizado no último sábado (13) na NeoQuímica Arena, o Palmeiras acumula seis vitórias consecutivas e está na liderança da competição, neste momento 7 pontos à frente do segundo colocado, o Fluminense, que já jogou nesta rodada.

Líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras é o time com mais vitórias (14, seguido pelo Flamengo, com 12), menos derrotas (duas, seguido pelo Internacional, com quatro), melhor saldo de gols (23, seguido pelo Flamengo, com 18), melhor ataque (37 gols, ao lado do Flamengo e seguido pelo Internacional, com 33), melhor defesa (14 gols sofridos, seguido pelo Flamengo, com 19) e maior série invicta registrada nesta edição (13 jogos, entre a 2ª e 14ª rodada). Além disso, tem o melhor aproveitamento como visitante (75,76%, seguido pelo Fluminense, com 48,48%), sendo o único que ainda não perdeu (11 jogos, com sete vitórias e quatro empates).

Superior no retrospecto geral, o Verdão está a apenas mais um gol de registrar a marca de 200 bolas na rede diante do Flamengo na história. Ao todo, são 123 jogos entre as equipes, com 47 vitórias, 34 empates, 42 derrotas, 199 gols marcados e 180 gols sofridos.

Na última vez em que houve um vencedor no confronto, o Palmeiras saiu de campo como tricampeão da Libertadores – o duelo aconteceu no dia 27 de novembro de 2021, no Estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai, e terminou com vitória alviverde por 2 a 1  na prorrogação após empate por 1 a 1 no tempo normal. Desde então, foi disputada apenas uma partida: 0 a 0 no dia 20 de abril deste ano, pelo primeiro turno do Brasileirão, no Maracanã.

Preparação

Eliminado da Copa do Brasil, o Verdão teve toda a semana para descansar os jogadores e se preparar para o confronto de hoje. O time folgou no domingo (14) e na segunda-feira (15), tendo se reapresentado na Academia de futebol na manhã da terça-feira (16).

Na ocasião, com praticamente todos os atletas à disposição (exceção do volante Jailson, que se recupera de cirurgia no joelho), o elenco realizou atividades técnicas no gramado, incluindo aqueles que atuaram por mais de 45 minutos no clássico. Inicialmente, os jogadores deveriam cumprir objetivos determinados pela comissão técnica para poderem finalizar em um espaço demarcado por quatro golzinhos nas extremidades. Na sequência, divididos em duas equipes, disputaram um enfrentamento em campo reduzido.

A preparação prosseguiu na manhã de quarta-feira (17) na Academia de Futebol. A atividade, basicamente com dois times e alguns ‘curingas’ com objetivos específicos, contou com todos os atletas do elenco.

Daniel Gonçalves, coordenador-científico do Verdão, explicou que, em consonância com a comissão técnica, o Núcleo de Saúde e Performance tem sempre como meta deixar o elenco inteiro e nas melhores condições em ‘momentos-alvo’ da temporada, sobretudo nas fases decisivas das competições.

Os jogadores Benjamín Kuscevic, Marcelo Lomba, Murilo, Bruno Tabata, Flaco López e Jorge (E/D em pé) e Vanderlan, Danilo, Gabriel Menino, Dudu e Miguel Merentiel (E/D agachados), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Seguindo a programação de preparação, nosso elenco continuou os treinos na manhã da quinta-feira (18). Preservado contra o Corinthians, no último sábado (13), o meio-campista Gustavo Scarpa vem treinando normalmente e está à disposição da comissão técnica de Abel Ferreira. Os trabalhos do dia foram majoritariamente técnicos e com ênfases táticas.

O Verdão manteve a preparação na manhã de sexta-feira (19). Após ativação muscular no Centro de Excelência, os jogadores foram a campo e fizeram aquecimento com e sem bola. Na sequência, aperfeiçoaram cruzamentos (laterais e pontas) e finalizações (zagueiros, atacantes e meio-campistas) de dentro da área. Bonecos e estacas simularam os posicionamentos dos oponentes. Por fim, a comissão técnica de Abel Ferreira separou dois times e, além de treinar ênfases como transições, construções de jogadas, marcações etc., colocou em prática conceitos táticos. Antes da ida ao vestiário, alguns jogadores cobraram ainda faltas e pênaltis.

Os jogadores da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

A preparação foi encerrada na manha deste sábado (20) na Academia de Futebol. Após trabalhos de ativação na sala de musculação do Centro de Excelência e de aquecimento já no gramado, a comissão técnica de Abel Ferreira comandou uma atividade recreativa. Na sequência, os 11 possíveis titulares foram separados para aprimorar jogadas ensaiadas, bolas paradas, movimentações específicas, entre outros aspectos. Como ocorreu durante a semana inteira, todos os jogadores do elenco treinaram normalmente, com exceção do meio-campista Jailson, que passou por uma cirurgia no joelho direito e vem cumprindo um cronograma especial com o Núcleo de Saúde e Performance.

O jogador Gabriel Menino, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Pendurados: Gustavo Gómez, Gabriel Menino, Rony, José López, Abel Ferreira (treinador), Vítor Castanheira (auxiliar técnico) e João Martins (auxiliar técnico)
Suspensos: não há
Desfalque: Jailson (lesão no joelho direito)

Para esta partida o Professor Abel Ferreira tem todo o elenco à sua disposição e por isso espera-se que o Verdão entre em campo com força máxima. A grande dúvida é se o Professor vai montar um time com a presença de Flaco López, o que provavelmente deixaria Scarpa ou Veiga no banco, caso se opte por utilizar Rony; ou se mantém o time na configuração tradicional, sem López.

Sendo assim, creio que há duas possibilidades de escalação: 1- Com esquema 4-3-3 (Tradicional): Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Raphael Veiga e Zé Rafael; Gustavo Scarpa, Rony e Dudu. Ou 2- Com esquema tático 4-2-3-1: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez ,Murilo e Piquerez; Danilo e Zé Rafael; Gustavo Scarpa (Veiga), Dudu, Flaco López e Rony.

*Pré-jogo concluído em 21/08/2022 às 13:00.

*Escalação confirmada às 15:05

O Palmeiras entra em campo com o seu time titular tradicional: Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Murilo , Piquerez; Danilo, Raphael Veiga e Zé Rafael; Gustavo Scarpa, Rony e Dudu. Esquema tático confirmado: 4-2-3-1.

O Jogo

Eu imaginava um início de jogo com as equipes se respeitando e se estudando como tem sido a regra em confrontos dessa magnitude. Porém não foi o que se viu. Logo aos 2 minutos já estávamos na zona de ataque com o Marcos Rocha levantando a bola na área e obrigando a defesa rubro-negra a afastar. Na sequência Veiga arriscou de fora da área, a defesa desviou a bola, que acabou com o goleiro Santos.

O Verdão seguiu trocando passes no campo de ataque e no meio-campo, buscando espaços na marcação rubro-negra. Aos 8 minutos o goleiro Santos cortou bola levantada na área e a defesa desviou para escanteio. Após cobrança curta, Scarpa cruzou na área e a defesa conseguiu afastar.

Aos 21 minutos Scarpa partiu pela direita, se livrou da marcação e finalizou mas a bola foi para fora! Aos 26 minutos boa oportunidade em um cruzamento de Scarpa na área com o Dudu desviando de cabeça e mandando a bola para fora!

Apesar dos nossos esforços, aos 29 minutos Ayrton deixou Marcos Rocha pra trás na ponta esquerda e cruzou na área, onde Victor Hugo, sozinho, subiu e desviou de cabeça para abrir o placar no Allianz Parque. Porco 0x1 Urubu.

Após o gol adversário o Verdão seguiu buscando o empate mas as oportunidades eram desperdiçadas. Aos 41 minutos, por exemplo, Piquerez avançou pela esquerda, encontrou Rony na área, que desviou e mandou a bola pela linha de fundo. Após 4 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Palmeiras 0x1 Flamengo.

Achei que no primeiro tempo o Palmeiras jogou bem abaixo do que poderia, apesar de ter estado bem ativo e ter mantido maior posse de bola (67%). O Flamengo foi mais eficiente e precisou de apenas um erro do Verdão para chegar ao nosso gol.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Embora fossem os mesmos jogadores que atuaram no primeiro tempo, na segunda etapa a mentalidade do time  alviverde mudou completamente. O time voltou a campo mais ofensivo, mostrando que buscaria o empate e até mesmo a virada.

Já aos 3 minutos a primeira boa oportunidade na segunda etapa, com uma jogada de Veiga pela direita, que finalizou obrigando o goleiro Santos a fazer a defesa! Aos 6 minutos, nova oportunidade em cobrança de falta, com o Scarpa mandando a bola na área e Rony desviando para fora!

Aos 12 minutos Rony disputou a bola com o goleiro Santos e por pouco não marcou! Poucos minutos depois, Dudu fez boa jogada pela direita, deixou a bola para o Veiga, que chutou e mandou para o fundo do gol mas o juiz marcou impedimento na jogada.

Aos 21 minutos nossa insistência deu resultado: após boa troca de passes pela direita, Veiga recebeu de Dudu e bateu colocado de fora da área, guardando a bola no canto direito do gol de Santos, igualando o placar no Allianz Parque! Porco 1×1 Urubu!

Após o empate, aos 27 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Mayke e Gabriel Menino entrando em substituição a Marcos Rocha e Danilo. E apenas 3 minutos depois, nova substituição com o López entrando em substituição ao Rony.

Mesmo após o gol de empate o Verdão não deixou de pressionar e buscar oportunidades para virar o placar. Aos 36 minutos Gabriel Menino arriscou e finalizou de longe mas mandou a bola por cima da meta. Aos 42 minutos, o Professor fez as nossas últimas substituições com Wesley e Tabata entrando em substituição a Dudu e Veiga.

Já nos acréscimos Scarpa cruzou na área e López testou, a bola desviou na zaga e foi para escanteio. Scarpa fez a cobrança mandando a bola na área e Santos tirou de soco. No rebote Piquerez finalizou e mandou a bola raspando à esquerda do gol! Após 5 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque. Placar final: Palmeiras 1×1 Flamengo.

Com este resultado o Palmeiras chegou aos 49 pontos, se mantendo na liderança isolada do Campeonato Brasileiro, oito pontos à frente do Fluminense (2º colocado) e mantendo os 9 pontos à frente do Flamengo, na terceira colocação.

Poderia ter sido melhor? Sim, poderia. Mesmo com o resultado sendo favorável, ainda acho que o time poderia ter jogado melhor. Mas entendo que o esquema tático usado pelo Professor parece favorecer alguns aspectos táticos em detrimento aos aspectos positivos de cada jogador.

O ponto negativo fica para a mancada coletiva que começou com o Marcos Rocha e passou pelo Zé Rafael, que culminou com o gol dos Mulambos. Veiga esteve abaixo do padrão no primeiro tempo e apresentou dificuldade de se movimentar em campo. Porém, Veiga se mostra um jogador definidor, sabendo aproveitar bem as oportunidades que surgem.

O melhor em campo, na minha opinião, foi o Dudu! Creio que quando ele não tem que voltar tanto para marcar, fica mais solto em campo, o que lhe permite atuar bem. Apesar da marcação rubro-negra Dudu fez uma excelente partida!

Quero deixar registrado mais um roubo da arbitragem no lance envolvendo Gómez e Vidal, um pênalti claro que não foi assinalado. Mais uma prezepada da nossa arbitragem.

Temos mais uma semana para descansar e treinar o nosso elenco. Nosso próximo compromisso será no sábado (27), quando iremos ao Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense, no Maracanã, em partida válida pela 24ª rodada do Brasileirão.

Uma curiosidade: no sábado (13) enfrentamos o então vice-líder Corinthians. Neste domingo (21) enfrentamos o então vice-líder Flamengo e no próximo sábado (27) enfrentaremos o atual vice-líder Fluminense!

Até lá e #AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]

 

Sander Souza
Sigam me
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments