Opinião de um Palmeirense 21: Palmeiras x Flamengo – Início do Brasileirão
Por Sander Souza @srsjoejp
Começa o Brasileirão 2021!
Quando surge, palestrinos!!
E o nosso Verdão inicia mais uma jornada rumo a mais um título! O Palmeiras viajou até o Rio de Janeiro, onde enfrentou o Flamengo, atual campeão brasileiro, do meu amigo e resenhista Felipe Silva (@felipe4710), pela primeira partida da 1ª fase do Brasileirão 2021. O maior campeão do Brasil, com 10 títulos do Campeonato Brasileiro, 4 da Copa do Brasil e 1 da Copa dos Campeões, entrou em campo com o retrospecto geral positivo, com 46 vitórias contra 40 do rubro negro.
Tivemos dois dias de treinos (28 e 29/05), após enfrentar o Universitario na última quinta-feira, pela Libertadores, partida que vencemos por um placar acachapante de 6 x 0! Embora o placar do último jogo nos enchesse de moral, não podíamos nos esquecer do nosso último encontro com o atual campeão carioca, quando perdemos, nos pênaltis, o título da Supercopa do Brasil, após uma partida disputadíssima! Não podíamos subestimar o adversário, mas era a nossa chance de uma revanche!
Os treinos mostraram a equipe titular treinando com os reservas e algumas Crias da Academia, dando uma ideia do elenco que seria escalado para esta partida:
Estamos no Rio de Janeiro para a estreia no @Brasileirao e você confere como foi nosso último treino + viagem na TV Palmeiras/FAM ? ➤ https://t.co/mHav3v18NE#AvantiPalestra pic.twitter.com/Wrks7k8yqB
— SE Palmeiras (@Palmeiras) May 30, 2021
Para esta partida, o nosso Professor Abel Ferreira montou um time no já tradicional esquema tático 3-5-2, com nosso paredão Weverton, fechando o nosso gol; Alan Empereur, Gustavo Gómez e Luan na zaga; Matias Viña, na lateral esquerda e Gabriel Menino, na lateral direita; Patrick de Paula, Felipe Melo e Raphael Veiga no meio campo; e a dupla Luiz Adriano e Rony, no ataque. Eu gostei das escolhas do Professor Abel, esta equipe teria plenas condições de criar boas jogadas e fazer uma excelente partida, nos trazendo a vitória!
Os times entraram em campo com o desejo de botar pressão um no outro, mas os lances iniciais mostraram que ambas as equipes respeitavam o adversário. Os primeiros minutos foram equilibrados, com a posse de bola bem compartilhada. Num dos primeiros lances perigosos para os urubus, aos 10 minutos, Veiga rolou para Gabriel Menino na direita, que cruzou na área mas a bola ficou com o goleiro. Os times seguiram na pressão, tentando aproveitar os erros um do outro. Aos 17 minutos, nova chance de gol, com o Rony partindo pela direita e cruzando na área para Luiz Adriano, que finalizou e obrigou o goleiro Diego Alves a se desdobrar para fazer a defesa!
O rubro negro pressionou bem e levou perigo ao nosso gol, com o nosso paredão Weverton fazendo excelentes defesas! Aos 25 minutos, Raphael Veiga recebeu pela esquerda e bateu cruzado, mas o goleiro dos urubus fez a defesa! Pouco depois, aos 29 minutos, Gabriel Menino bateu forte, com o Rony desviando e mandando pro gol, mas com o juiz marcando impedimento! Os urubus cometeram muitas faltas para tentar nos segurar, mas nós mandamos muito mais bolas para o gol, fazendo o goleiro Diego Alves trabalhar muito!! Aos 36 minutos, nova jogada perigosa para os urubus, com o lançamento de Luiz Adriano para Rony, que partiu em velocidade num lindo contra-ataque, batendo para o gol mas com a defesa do goleiro! O primeiro tempo terminou com o placar em 0 x 0!
Voltamos para o segundo tempo com a mesma formação, como é o costume do Professor. Com ambos os times pressionando, qualquer erro poderia ser fatal. Os urubus criaram várias jogadas a partir de erros dos nossos guerreiros. Aos 9 minutos, o Professor fez a nossa primeira substituição, com a entrada de Danilo em substituição a Felipe Melo. Aos 16 minutos, novas substituições feitas pelo Professor, com as entradas de Gustavo Scarpa, Zé Rafael e Wesley, em substituição a Raphael Veiga, Patrick de Paula e Luiz Adriano.
No segundo tempo o rubro negro passa a ter uma maior posse de bola, conseguindo fazer mais contra-ataques e armar mais jogadas a gol. Nosso paredão Weverton fez muitas defesas maravilhosas! Chegou ao ponto do Rodrigo Caio empurrar o Weverton, e sem nenhuma punição por parte do juiz!
Aos 29 minutos, os urubus abriram o placar. Porco 0 x Urubus 1. Infelizmente as mudanças ainda não tinham surtido efeito.
Aos 30 minutos, nossa última substituição, com a entrada de Victor Luís em substituição a Matias Viña. Jogamos tecnicamente melhor, mas as nossas substituições não fizeram muito efeito, com os urubus ainda mantendo maior posse de bola. Os nossos guerreiros começaram a mostrar nervosismo em campo, com os erros ocorrendo e favorecendo os adversários. Já aos 45 minutos, uma das poucas boas jogadas do segundo tempo, com o Scarpa arriscando de fora da área, mas com a defesa do goleiro. Aos 47 minutos, Victor Luís cruza na área, Rony desviou de cabeça por cima do gol. Final de jogo Porco 0 x Urubus 1!
Mais uma derrota nossa para o Flamengo. Começamos o Brasileirão com o pé esquerdo! As substituições que deveriam nos dar vitalidade em campo, tiveram o efeito contrário, pois ficou a impressão que desmontaram totalmente o time. Nossos jogadores têm pecado nas finalizações, já que em várias oportunidades nossos jogadores ficam cara a cara com o goleiro adversário e perdem o gol! E nos contra-ataques somos muito lentos! Temos um bom elenco, mas precisa ser melhorado, e precisa trabalhar esses erros pontuais, que estão deixando de ser pontuais e estão se tornando excessivamente repetitivos.
Estamos no início do Brasileirão, ainda há muito jogo pela frente! Mas não podemos nos esquecer que estamos jogando também a Libertadores, e estes erros podem nos comprometer muito!
De qualquer forma, seguimos em frente, incentivando o nosso Verdão!
Avanti Palestra!!
*Sander Souza é diretor de jornalismo do Vida Destra.
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD
As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org