Por Sander Souza                                                                                                        @srsjoejp

 

Seguindo na busca do título brasileiro!

 

Quando surge, amigos palestrinos!

O maior campeão do Brasil segue na luta por mais um título brasileiro! Hoje recebemos no Allianz Parque a equipe da Chapecoense, para partida válida pela segunda fase do Brasileirão. Foi a nossa estreia em casa no Brasileirão! Vindo da estreia contra o Flamengo, de quem perdemos por 1 x 0, o Verdão entra em campo com um retrospecto positivo, pois nos últimos quatro confrontos com a equipe catarinense não tivemos derrotas!

Depois de retornarmos de Maceió, onde enfrentamos e vencemos o CRB em partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil, nosso elenco treinou ontem (5) na Academia de Futebol. Foi um treino tático, visando aprimorar transições, balanços, verticalizações, posicionamentos, jogadas ensaiadas, etc. O treino foi feito com uma mescla de titulares, reservas e algumas Crias da Academia. Os jogadores Marcos Rocha e Breno Lopes, recuperados de lesões, treinaram integralmente com o restante da equipe. Já os jogadores Benjamin Kuscevic e Gabriel Veron fizeram ativiades internas e treinos leves com bola, sob a supervisão do Núcleo de Saúde e Performance. Os jogadores Danilo e Danilo Barbosa, lesionados, iniciaram o cronograma de atividades de recuperação.

Nosso goleiro Jailson, durante treino na Academia de Futebol (05/06).
O jogaor Rony, durante treino na Academia de Futebol (05/06).

Para este confronto, o nosso Professor Abel Ferreira montou um time no esquema tático diferente do habitual 3-5-2, tendo optado pelo esquema 4-3-3, com o Jailson fechando o nosso gol; Renan e Luan, na zaga; Victor Luís, na lateral esquerda e Mayke, na lateral direita; Gustavo Scarpa, Patrick de Paula e Raphael Veiga, no meio campo; Wesley, Rony e Luiz Adriano, no ataque. Os jogadores escolhidos são bons, restava saber se conseguiriam o entrosamento necessário para que o esquema tático funcionasse bem. O time ficou mais ofensivo, e ao longo da partida saberíamos se este esquema funcionaria melhor pra nós que o esquema tático anterior.

O jogo começou com o Verdão metendo pressão! Com boa posse de bola, embora Gustavo Scarpa tenha cometido uma furada bizarra nos primeiros minutos da partida! O Verdão mostrou um bom entrosamento nesse esquema tático. Logo aos 6 minutos, Patrick de Paula fez um lançamento preciso para Mayke, que cruzou rasteiro para Wesley, que meteu pra dentro! Placar aberto no Allianz Parque! Porco 1 x Chape 0!

Com confiança, o Verdão seguiu na pressão, e aos 19 minutos, numa cobrança de escanteio curto, Luiz Adriano manda a bola pra rede, ampliando o placar a nosso favor! Porco 2 x Chape 0!

Seguimos com boa posse de bola, mantendo domínio da partida, e aos 25 minutos Mayke cruzou para a área e Rony cabeceou para o gol, mas o goleiro fez a defesa! Logo em seguida, aos 26 minutos, Wesley fez um passe magistral para Gustavo Scarpa, que bateu pra fora! Seguimos nesse ritmo, e numa das poucas jogadas que trouxe perigo ao nosso gol ocorreu aos 37 minutos, mas o nosso Jailson fez uma linda defesa!

Ainda no primeiro tempo, aos 41 minutos, em um lance fantástico, num contra-ataque mortal Wesley arrancou, pedalou, deixou o adversário no chão, cortou e bateu colocado, num verdadeiro golaço!! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 3 x Chape 0!

Aos 46 minutos, Wesley fez mais uma linda jogada pela esquerda cruzando rasteiro para Luiz Adriano, que foi travado pela zaga adversária. Depois de uma forte entrada do adversário, Patrick de Paula precisou ser substituído aos 48 minutos, por Zé Rafael.

Voltamos para o segundo tempo sem fazer novas substituições. Aos 3 minutos, Scarpa cobrou escanteio com jogada ensaiada, cruzando na área para Raphael Veiga, que bateu forte pra fora! Aos 9 minutos, numa cobrança de falta, o adversário meteu uma bicuda na bola e o nosso goleiro Jailson tocou na bola mas ela entrou no nosso gol! Porco 3 x Chape 1!

Nosso rendimento diminuiu no segundo tempo, com o Scarpa cometendo erros e mostrando que não estava acompanhando o ritmo do resto do time. Mesmo assim, ainda estávamos superiores, mantendo boa posse de bola e criando mais jogadas a gol. Aos 21 minutos, Zé Rafael ficou com uma sobra de bola depois de uma disputa, mas bateu por cima do gol.

Aos 25 minutos, nova substituição, com a entrada de Willian em substituição a Luiz Adriano, que ao sair passou a braçadeira de capitão ao Willian. Logo em seguida, aos 28 minutos, mais uma substituição, com Lucas Esteves e Felipe Melo entrando em substituição a Wesley e Gustavo Scarpa. Com essas alterações, o time ficou menos ofensivo, pois ficamos com dois atacantes, mas acredito que foi uma maneira de neutralizar qualquer tentativa de criação de jogadas pelo adversário, ajudando a manter o nosso resultado.

Aos 42 minutos, Luan cruzou para Rony, que cabeceou pra fora! Aos 48 minutos, no finalzinho da partida, Raphael Veiga cruzou e Felipe Melo cabeceou pra fora! Fim de jogo no Allianz Parque: Porco 3 x Chape 1. Marcamos nossos primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro!

Eu achei que o time funcionou muito melhor com esse esquema tático, mas é claro que não podemos ficar presos a um único esquema, sendo necessário organizar a equipe de acordo com o adversário a ser enfrentado. Nossa equipe, praticamente a mesma de partidas anteriores, mostrou resultados diferentes neste esquema! Destaque para Wesley, que jogou muito e Mayke, que teve uma melhora significativa, comparado com partidas anteriores.

Foi muito bom ver o Verdão realmente jogando futebol, e criando lindas jogadas! Agora temos que nos preparar para enfrentar novamente o CRB, e também para o clássico contra os nossos arquirrivais gambás, no próximo sábado!

Parabéns, meu Verdão!!

Avanti Palestra!!!

 

*Sander Souza é diretor de jornalismo do Vida Destra.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments