Por Sander Souza                                                                                                        @srsjoejp

 

Palmeiras x Universidad Católica – Libertadores – Jogo de volta

 

Pré-jogo

Quando surge, amigos palestrinos!

Hoje o nosso Verdão entrará em campo para decidir o seu futuro na Libertadores! Receberemos no Allianz Parque a equipe chilena da Universidad Católica, para o jogo de volta das oitavas de final da competição.

Vindo da vitória de 1 x 0 da partida de ida, realizada em Santiago no último dia 14, o Verdão estava confiante na sua classificação para as quartas de final, até considerando o retrospecto positivo, não apenas na Libertadores, mas também no Campeonato Brasileiro.

O Verdão treinou nos dias 19 e 20/07, na Academia de Futebol. Os treinos mostraram que o Professor Abel Ferreira pode dispor de praticamente todo o elenco profissional, já que Rony e Felipe Melo foram integrados aos treinos com bola, assim como Gabriel Veron.

Os Gabriel Veron, Benjamin Kuscevic, Pedrão e Deyverson, durante treinamento na Academia de Futebol em 19/07.
O jogador Felipe Melo, durante treinamento na Academia de Futebol, em 20/07.

Para esta partida, o Professor Abel Ferreira montou um time num provável esquema tático 4-4-2, com Weverton fechando o nosso gol; Renan, na lateral esquerda e Marcos Rocha, na lateral direita; Gustavo Gómez e Felipe Melo na zaga; Zé Rafael, Danilo, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga, no meio campo; e Wesley e Deyverson, no ataque. A meu ver, uma excelente escalação, perfeitamente capaz de enfrentar os chilenos. Apenas faço a ressalva de sempre ao Marcos Rocha, por motivos óbvios, e ao Felipe Melo, que espero que esteja plenamente recuperado!

O jogo

O jogo iniciou com ambos os times se estudando em campo. Nos primeiros minutos de jogo, os dois times conseguiram chegar ao campo defensivo do adversário. Aos poucos o jogo foi ficando mais solto, e aos 14 minutos Gustavo Scarpa cruzou pela esquerda e Deyverson cabeceou, mas a bola foi pra fora! Na sequência, Wesley faz um belo drible no adversário e bate pro gol, mas o goleiro Pérez fez a defesa, e no rebote Deyverson bateu mas a bola explodiu no travessão!

Pouco depois, aos 18 minutos, Danilo fez um lançamento para Wesley, que bateu de dentro da área, mas o goleiro defendeu e mandou a bola para escanteio. Na cobrança, Gómez desviou de cabeça, mas novamente Pérez defendeu! O Verdão passou a pressionar os chilenos, passando a dominar o jogo, mas o adversário não estava disposto a facilitar pro Verdão. Aos 28 minutos, Scarpa bateu forte de fora da área, mas o goleiro fez uma defesa em dois tempos!

Aos 31 minutos, Scarpa cruzou, num ataque em velocidade, e Veiga cabeceou mas mandou pra fora! Pouco depois, aos 35 minutos, Veiga chutou forte mas a bola bateu na trave, e no rebote Marcos Rocha meteu a bola no fundo do gol dos chilenos! Placar aberto no Allianz Parque: Verdão 1 x 0 Universidad Católica!

Fim de primeiro tempo: Palmeiras 1 x 0 Universidad Católica.

O Alviverde voltou para o segundo tempo com a mesma equipe e já chegou botando pressão! Mas a exemplo do que ocorreu no primeiro tempo, o Verdão perdeu oportunidades para ampliar o placar, por falhas na finalização. Aos 8 minutos, Renan recebeu em cruzamento e bateu forte, mas a bola bateu na trave! O time seguiu pressionando, seguro pelo placar favorável!

Aos 22 minutos, nossas primeiras substituições, com a entrada de Mayke, Dudu e Breno Lopes, em substituição a Marcos Rocha, Raphael Veiga e Wesley. Dudu já entrou no jogo fazendo um passe perfeito para Danilo, que bateu da entrada da área, mas a bola foi para fora! Aos 28 minutos, Zé Rafael pega a sobra em cobrança de escanteio e bate pro gol, fazendo o goleiro Pérez fazer outra defesa! Fizemos esse goleiro trabalhar!

Logo em seguida, Breno Lopes arrancou em contra-ataque, tocou para Dudu que bateu para o gol, mas a bola desviou na zaga e ficou com a defesa adversária. Pouco depois, aos 33 minutos, Dudu tocou de calcanhar para o Deyverson bater para o gol, mas o goleiro defendeu e mandou para escanteio! O Verdão queria de todas as formas ampliar o placar e fechar a tampa do caixão dos chilenos, e aos 36 minutos, Zé Rafael arriscou de fora da área, bateu para o gol mas o goleiro fez a defesa!

Aos 37 minutos, mais uma substituição, com a entrada de Benjamin Kuscevic no lugar de Felipe Melo, e aos 41 minutos, nossa última substituição, com o retorno de Veron aos gramados, entrando em substituição ao Deyverson. Aos 44 minutos, Scarpa fez uma tabela com Veron e manda na rede, mas pelo lado de fora! Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Scarpa arriscou de fora da área e bateu para o gol, mas o goleiro Pérez fez a defesa! Fim de jogo no Allianz Parque: Palmeiras 1 x 0 Universidad Católica.

Passamos para as quartas de final da Libertadores, e devemos enfrentar os bambis na próxima fase!

Quanto ao jogo, o Verdão merecia ter vencido por um placar maior, devido ao bom jogo apresentado em campo. Quanto ao Marcos Rocha, queimei a minha língua hoje! Gostei de ver o Veron novamente em campo, embora não seja possível ainda fazer uma avaliação. Zé Rafael fez uma boa partida, e tem jogado bem nas últimas partidas. Scarpa seguiu firme, jogando bem! Dudu foi outro que jogou bem! Enfim, o time jogou bem entrosado, com bom ritmo, sabendo armar jogadas, só pecando nas finalizações, mas isso não ofusca em nada o brilho da nossa vitória!!

Bora comemorar!!

Vaaaaaaiiiiiii Poooooooooorcoooooooo!

Avanti Palestra!!

 

*Sander Souza é diretor de jornalismo do Vida Destra.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments