Nesta série de artigos, sempre publicados às quintas-feiras, analisaremos a obra: Como ser um conservador, do filósofo e escritor inglês Roger Vernon Scruton, que faleceu em 12 de Janeiro de 2020. Acesse o sumário neste link, não se esqueça de colocar o mesmo nos seus favoritos. Lembrando que os títulos e subtítulos podem não ser iguais aos existentes no livro. Sem mais delongas, aproveitem!

 

 

A verdade no Capitalismo 

Teorias do Século XIX

 

Capitalismo foi um termo apropriado por Marx para indicar a propriedade privada institucionalizada dos meios de produção. Ele comparou erroneamente o mesmo com outros sistemas econômicos, como escravidão, feudalismo e socialismo e ainda previu que assim como o capitalismo havia arruinado o feudalismo em uma revolução violenta, o socialismo faria o mesmo com o capitalismo.

No devido tempo, o capitalismo definharia para dar lugar ao comunismo pleno. Essa teoria é espantosa, as previsões são falsas e o legado totalmente abominável. A palavra capitalismo ainda é usada para descrever qualquer economia baseada na propriedade privada, trocas voluntárias e liberdade econômica. E o termo socialismo ainda é usado para indicar as diversas tentativas de limitar, controlar ou substituir algum aspecto do capitalismo.

Os termos capitalismo e socialismo foram herdados de “defuntas teorias”, mesmo que tenham uma aura de autoridade, também distorcem as percepções e oprimem a consciência. Como George Orwell mostrou em 1984, o jargão do marxismo produz um mundo desumano, as pessoas se tornam abstrações e não são levadas em conta e a verdade se torna um mero instrumento nas mãos do poder.

Nós conservadores não podemos esquecer disso, precisamos escapar das teorias do século XIX que procuram tornar nossas posições obsoletas e inexpressivas. Precisamos contemplar o mundo com um novo olhar usando a linguagem natural das relações humanas.

Essa pequena introdução é para apenas um “aperitivo” para adentrarmos e conhecermos a verdade sobre o capitalismo.

Continua…

 

 

Compre: Como ser conservador, clicando abaixo e ajude a Revista Vida Destra.

 

Nunes, para Vida Destra, 22/07/2021
Vamos discutir o Tema. Sigam o perfil do Vida Destra no Twitter @vidadestra

 

Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

Acompanhe me
Últimos posts por Nunes (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments