Por Sander Souza                                                                                                        @srsjoejp

 

Palmeiras x Flamengo – Brasileirão

20ª Rodada

 

Pré Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Depois de tanto tempo, hoje teremos mais uma vez o nosso querido Verdão em campo! Em partida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Verdão receberá a equipe do Flamengo, no Allianz Parque.

Vindo da vitória por 2 x 1 sobre o Athletico-PR, o Palmeiras teve tempo de sobra para se preparar para enfrentar o Flamengo, que está com dois jogos a menos e tentará encostar nos primeiros colocados da tabela. Porém, enquanto Abel Ferreira tinha todo o seu elenco à disposição, o mesmo não ocorria com Renato Gaúcho, com o Flamengo tendo muitos desfalques.

Houve tempo de sobra para que a equipe alviverde treinasse e se preparasse para esta partida, mesmo com alguns jogadores sendo escalados para jogos pelas eliminatórias da Copa do Mundo, como foi o caso de Piquerez, Gustavo Gómez e Weverton.

Para esta partida, o Professor Abel Ferreira montou um time num provável esquema tático 4-4-2, com Weverton, fechando o nosso gol; Gustavo Gómez e Luan, na zaga; Piquerez, na lateral esquerda e Marcos Rocha, na lateral direita; Danilo, Zé Rafael, Dudu e Raphael Veiga, no meio campo; e Wesley e Rony, no ataque. Um excelente time, com plenas condições de enfrentar a equipe rubro negra!

O Jogo

As duas equipes entraram em campo com muita vontade, e embora com desfalques, o Flamengo não parecia ter dificuldades. Ambas as equipes brigavam pela posse de bola e tentavam aproveitar os erros um do outro para construir as suas jogadas. Aos 5 minutos, em nossa primeira oportunidade de gol, numa linda jogada, Wesley se livrou da marcação e bateu de fora da área, com o goleiro ficando com a bola. Poucos minutos depois, mais uma vez Wesley ficou com a bola e bateu cruzado para o gol, com a bola passando à direita do gol!

Aos 14 minutos, mais uma vez nosso garoto Wesley seguiu em velocidade pela esquerda, se desvencilhando de dois adversários, invadindo a área e guardando a bola no fundo do gol rubro negro! Placar aberto no Allianz Parque: Porco 1 x 0 Urubu!

Mal comemoramos nosso gol, e o Flamengo chegou ao gol, empatando o jogo no Allianz Parque, aos 16 minutos. Porco 1 x 1 Urubu!

O jogo seguiu com equilíbrio, com leve vantagem para a equipe palestrina. Aos 29 minutos, após uma troca de passes, a bola terminou com Zé Rafael, que bateu da entrada da área, mas a bola foi alta, passando por cima do gol. O jogo seguiu com uma boa briga entre os jogadores, pela posse de bola. Aos 41 minutos, mais uma boa oportunidade, com Weverton lançando a bola para Rony, que dominou e tentou lançar para o Zé Rafael, mas a zaga adversária conseguiu cortar a jogada! Fim do primeiro tempo: Porco 1 x 1 Urubu.

Durante o intervalo, o Professor Abel Ferreira fez a nossa primeira substituição, com Gustavo Scarpa entrando no lugar de Raphael Veiga. Scarpa entrou em campo com vontade, e já aos 26 segundos de jogo, fez um lançamento perfeito para Piquerez, que bateu de primeira e mandou para fora! Mas de nada estava adiantando a nossa pressão, pois aos 11 minutos, numa atuação duvidosa da nossa zaga, o Flamengo chegou mais uma vez ao nosso gol e desempatou a partida! Porco 1 x 2 Urubu!

Diante disso, o Professor Abel Ferreira fez três substituições, com a entrada de Breno Lopes, Luiz Adriano e Patrick de Paula, em substituição a Wesley, Rony e Danilo. Eu não teria tirado o Wesley, ainda, pois era o melhor em campo, mas veremos como o time reagirá após essas substituições.

Não me pareceu que o Verdão tenha mudado muito. Me pareceu que o segundo gol do Flamengo conseguiu desestabilizar nossa equipe, que parecia ter dificuldade de esboçar uma reação à altura. Aos 26 minutos, uma boa oportunidade com Breno Lopes, que recebeu na entrada da área e bateu de primeira, mas Diego Alves ficou com a bola! Na sequência, o Professor Abel fez nossa última substituição, com William entrando no lugar de Piquerez.

Com muitos erros de finalização, e muitas falhas de marcação, o Verdão acabou permitindo  que o Flamengo chegasse pela terceira vez ao nosso gol, aos 35 minutos. O Palmeiras mostrou muita dificuldade para lidar com a marcação do Flamengo, e o time se deixou abalar demais diante do time carioca, que nem estava com sua equipe completa. Placar final no Allianz Parque Porco 1 x 3 Urubu.

Com esse resultado horrível, em casa, fica difícil pensar em conquistar o Brasileirão. Nove jogos sem vencer o Flamengo. Creio que o máximo que conseguiremos será brigar por uma vaga na próxima libertadores. Se o Palmeiras, com todos os seus titulares disponíveis, não consegue nem fazer uma boa marcação, perde finalizações e se abala psicologicamente diante de um adversário desfalcado, não pode querer nem sonhar com a conquista do campeonato.

Houve tempo para treino? Sim. Tínhamos jogadores pendurados? Não. Por que então não conseguimos brigar de igual para igual com um time misto do Flamengo? Não creio que falte tanta qualidade técnica assim! Mas uma coisa é certa, é necessária uma profunda avaliação na condução da nossa equipe. Como está não podemos continuar!

Estamos em queda livre no Brasileirão. Depois de ter ocupado a liderança, não poderíamos permitir que as coisas chegassem a este ponto. Derrotas para Cuiabá e Fortaleza, em casa? Com todo o respeito aos times citados,  o Palmeiras é superior. Mas onde foi parar esta superioridade?

 

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org

 

Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments