Por Sander Souza
O verdão esteve hoje em Lima, capital do Peru, onde fez a sua estreia na Copa Libertadores da América de 2021. Em partida ocorrida no estádio Monumental U, o Palmeiras, atual campeão da competição, enfrentou o Universitario (Peru), em partida pela primeira rodada do Grupo A, do qual o verdão é cabeça de chave.
Vindo de uma sequência de resultados insatisfatórios, o verdão entrou em campo com a responsabilidade de vencer um time que não vence equipes brasileiras há oito jogos, e com a responsabilidade de manter a qualidade apresentada nas Fases de Grupos das edições anteriores da Libertadores. Além disso, o time entrou em campo com o desejo de mostrar o seu futebol de qualidade, o mesmo que lhe conferiu o título da Libertadores, do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil de 2020. E o Universitario entrou em campo sob a pressão de enfrentar o melhor time da América do Sul!
Apesar dos resultados anteriores, claro que estava confiante na vitória do meu verdão! E comecei a assistir o jogo já com o grito de gol na garganta! Dessa vez tinha a certeza que assistiria a um jogo de muita qualidade!
Mais uma vez entramos em campo com a formação com três zagueiros: Alan Empereur, Gustavo Gómez e… Luan! Deu até um calafrio ver o nome do Luan, como titular. De qualquer forma, torci para que fizesse uma boa partida! Nossa muralha Weverton, claro, também foi escalado pra fechar o nosso gol!
No início do primeiro tempo, ambos os times jogaram de forma a conhecer o adversário, mas logo o Palmeiras começou a aumentar a posse de bola e a pressionar, criando oportunidades e aproveitando erros do adversário. Por exemplo, aos 6 minutos Luiz Adriano rolou para Veiga, que carregou pelo meio e finalizou, mas a bola saiu pela linha de fundo, e aos 9 minutos Luan lançou para Patrick, que girou e chutou, mas a bola foi para fora!
O verdão continuou pressionando, e aos 19 minutos o Palmeiras abriu o placar com Veiga cobrando um escanteio e Danilo mandando para o gol! O grito que estava entalado na garganta finalmente saiu!!
O alviverde seguiu pressionando e aproveitando as oportunidades, como a que surgiu com uma falta aos 25 minutos, que foi cobrada pelo Rony, a bola foi desviada pelo Luan mas ficou com o goleiro. Foram muitas oportunidades, e aos 37 minutos Danilo recebeu na entrada da área e quase marca um golaço! O time peruano estava muito nervoso e cometeu muitas faltas, revoltando (pra variar) o Abel Ferreira!
O Luan até que se esforçou, mas perdeu várias oportunidades no primeiro tempo! De qualquer forma, tenho que reconhecer que nesta partida ele jogou tecnicamente bem.
O time voltou sem alterações para o segundo tempo, e o verdão já chegou metendo pressão! Foi tanta pressão sobre os universitários, que aos 6 minutos Rony partiu pela esquerda e tocou para o Veiga, que bateu de primeira e mandou pro gol com classe! Palmeiras dois a zero! Parecia que o jogo seria um passeio!
Alan Empereur recebeu cartão vermelho aos 18 minutos, e apenas um minuto depois, já com o verdão com um jogador a menos, os peruanos fazem um gol e o domínio do jogo mudou! Aos 22 minutos, em cobrança de pênalti, os peruanos empataram o jogo. Inacreditável como os peruanos empataram o jogo em apenas três minutos! Pelo amor de Deus! Será que a alegria iria durar tão pouco?
Para compensar o fato de jogar com um homem a menos, Abel Ferreira fez substituições, com o Danilo Barbosa, Renan e Lucas Esteves entrando no lugar de Raphael Veiga, Luiz Adriano e Victor Luis, aos 23 minutos.
Aproveitando a situação, o time peruano veio pra cima, e começou a pressionar. Felizmente os caras eram muito ruins! Aos 36 minutos, Abel fez mais duas substituições, com Wesley e Gustavo Scarpa entrando no lugar de Marcos Rocha e Patrick de Paula. Ainda havia a chance do desempate, apesar da desvantagem. A esperança da vitória permanecia viva!
Foram quatro minutos de acréscimo, e o Palmeiras foi pra cima com fúria, mesmo com um jogador a menos. E valeu a pena o esforço, pois no ultimo minuto dos acréscimos, no último lance da partida, Scarpa bateu escanteio e Renan marcou de cabeça, dando a vitória ao Palmeiras no finalzinho, aliviando a situação e permitindo que o verdão iniciasse com o pé direito na Libertadores.
Tínhamos o jogo na mão, o Universitario mostrou ser muito inferior ao alviverde, mas muita coisa aconteceu no jogo, e ficou a impressão que sempre dependemos da sorte, e não da técnica dos jogadores. Obviamente que situações como a que envolveu a expulsão de Empereur ou o pênalti de Danilo poderiam ser evitadas. Os nossos guerreiros precisam ter consciência da situação e não dar espaço para o azar!
De qualquer forma, hoje é dia de comemorar muito!
Vitória do nosso verdão!! Vaaaaaaaaaaaaai porcooooooooooo!!
#AvantiPalestra
*Sander Souza é Diretor de Jornalismo do Vida Destra
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD e no Instagram: @esportes_vd