Por Sander Souza                                                                                                        @srsjoejp

 

Grêmio x Palmeiras – Brasileirão

29ª Rodada

 

Pré Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

O maior campeão do Brasil entrará em campo neste domingo (31), buscando manter a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, e enfrentará o Grêmio, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, em partida válida pela 29ª rodada da competição.

Vindo de três vitórias consecutivas, o Verdão vive um bom momento, ao contrário do Grêmio, que está no Z4 do Brasileirão, na penúltima colocação, e entrará em campo buscando um resultado positivo para tentar escapar do rebaixamento. Porém não será tarefa fácil para o tricolor gaúcho, pois o Verdão tem retrospecto de cinco jogos de invencibilidade contra a equipe do sul.

O Verdão treinou nos dias 27, 28, 29 e 30/10 na Academia de Futebol. Houve treinos táticos, treino de jogadas ensaiadas, além de cobranças de faltas. Os treinos tiveram a presença dos jogadores titulares, reservas e também de Crias da Academia.

O goleiro Weverton, durante treino na Academia de Futebol em 29/10/2021.
Os jogadores Patrick de Paula e Marcos Rocha durante treino na Academia de Futebol, em 30/10/2021.

Para esta partida o Professor Abel Ferreira montou um time no aparente esquema tático 4-4-2, com o Weverton, fechando o nosso gol; Piquerez, na lateral esquerda e Marcos Rocha, na lateral direita; Luan e Gustavo Gómez, na zaga; Zé Rafael, Felipe Melo, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa no meio campo; Dudu e Rony, no ataque. O time está muito parecido com o dos jogos anteriores, mostrando que o Professor está mantendo a mesma espinha dorsal do time, fazendo com que o entrosamento da equipe fique cada vez mais fortalecido!

O Jogo

O jogo começou com o Verdão botando pressão nos gaúchos, mas com o Grêmio não se intimidando frente à pressão do Verdão. Nos primeiros minutos da partida o Verdão manteve maior posse de bola e criou mais jogadas. Aos 7 minutos, uma grande oportunidade para o Verdão, com uma cobrança de falta batida pelo Scarpa, que mandou um foguete para o gol, mas a bola explodiu na trave tricolor! Embora o Verdão estivesse pressionando, foi o tricolor gaúcho que abriu o placar em Porto Alegre, aos 11 minutos, com o gol marcado pelo Diego Souza. Grêmio 1×0 Palmeiras.

O Verdão não se intimidou com o gol adversário e manteve a pressão sobre os gaúchos, e aos 18 minutos boa oportunidade para o Verdão, com a tabelinha entre Veiga e Scarpa na entrada da área adversária, Scarpa finalizou mas o goleiro Brenno defendeu!

Aqui sou obrigado a registrar a péssima atuação do árbitro Savio Pereira Sampaio. Não marcou várias faltas, não marcou lance em que o jogador gremista meteu a mão na bola! Este tipo de atuação nada profissional não deveria ter espaço numa competição como o Brasileiro.

Aos 25 minutos, mais uma boa oportunidade para o Verdão, em falta cobrada pelo Zé Rafael, que com muita tranquilidade fez a cobrança, mas mandou a bola por cima do travessão do gol tricolor! Aos 28 minutos, nova cobrança de falta, com o Veiga mandando a bola para a área e Gómez desviando de cabeça, mas com a zaga gremista afastando o perigo!

Aos 43 minutos, após confirmação pelo VAR, o árbitro marcou pênalti de Thiago Santos em Marcos Rocha. Veiga cobrou e empatou o jogo para o Verdão, 100% de aproveitamento em cobranças de pênaltis!

Poucos minutos depois, nos acréscimos, Veiga recebeu na entrada da área e chutou no meio do gol de Brenno, que saltou para o lado, sem chance de defesa! O Porco virou o jogo em Porto Alegre!

Fim de primeiro tempo: Grêmio 1×2 Palmeiras.

O Verdão voltou para a segunda etapa sem alterações. O Grêmio voltou mais atento, buscando pressionar o Verdão e tentando manter a posse de bola e criar jogadas. O Verdão continuou focado e os dois times seguiram brigando bem em campo. Ao Verdão interessava manter o placar, mas o time buscava fazer o terceiro gol para matar a partida e selar o destino do Grêmio!

No decorrer do segundo tempo o Verdão ficou menos ofensivo. Aos 23 minutos, o Professor Abel Ferreira fez a nossa primeira substituição, com a entrada de Wesley no lugar de Gustavo Scarpa. Poucos minutos depois, Veiga cobrou falta batendo forte e Brunno se esticou todo para espalmar e evitar o terceiro gol alviverde!

Aos 31 minutos, nova substituição feita pelo Professor, com a entrada de Danilo no lugar de Zé Rafael. O jogo seguiu morno por parte do alviverde, que permitiu que o Grêmio crescesse no ataque, enquanto o Verdão se manteve na defensiva. Aos 40 minutos, as nossas últimas substituições foram feitas, com a entrada de Breno Lopes, Luiz Adriano e Danilo Barbosa, no lugar de Raphael Veiga, Dudu e Rony. Poxa Abel, Danilo Barbosa?1?

A postura do Verdão acabou permitindo que o Grêmio chegasse ao gol de empate aos 40 minutos, que por sorte foi anulado por impedimento, após consulta ao VAR. Já nos acréscimos, aos 49 minutos, Breno Lopes recebeu a bola pela direita, chutou cruzado e Brenno não conseguiu defender! Bola no fundo da rede tricolor! Grêmio 1×3 Palmeiras!

Fim de jogo em Porco Alegre: Grêmio 1×3 Palmeiras.

O Verdão jogou bem, de forma geral, embora no segundo tempo o time tenha ficado menos ofensivo. Mas o importante é que o entrosamento do time está mostrando um bom resultado, com a quarta vitória consecutiva do Verdão. Estamos nos mantendo na vice-liderança do Brasileiro, e as vitórias nos deixam bem preparados para a partida mais importante de todas, que é a que definirá o campeão da Libertadores, dia 27/11.

Bora comemorar mais uma vitória alviverde!

#AvantiPalestra !!!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments