Por Sander Souza                                                                                                        @srsjoejp

 

Santos x Palmeiras – Brasileirão

30ª Rodada

 

Pré Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

O maior campeão do Brasil segue na luta pela permanência no G4 da tabela do Campeonato Brasileiro, garantindo assim acesso direto à Libertadores 2022, caso o time não leve o título da competição na partida contra o Flamengo, em 27/11, em Montevidéu, no Uruguai. E hoje, o Verdão, que ocupa a 3ª posição na tabela, enfrentará o Santos, num clássico do futebol paulista, na Vila Belmiro, em partida válida pela 30ª rodada da competição.

Vindo no embalo de quatro vitórias consecutivas, o Verdão entrará em campo disposto a aumentar a sua invencibilidade. Contra o Peixe, o Verdão mantém invencibilidade de seis jogos, desde a última derrota ocorrida em 2019. Já o Santos, atualmente na 15ª colocação, vem de duas vitórias consecutivas, e luta para se afastar do Z4 do Brasileirão.

O Verdão treinou entre os dias 02 e 06/11 na Academia de Futebol. Os treinos mostraram a presença de jogadores titulares, reservas e Crias da Academia, e houve treino tático, treino de jogadas ensaiadas, cobrança de faltas, entre outros.

Os jogadores Luan, Raphael Veiga e Joaquín Piquerez, durante treinamento na Academia de Futebol, em 02/11/2021.
O técnico Abel Ferreira instrui o elenco durante treino na Academia de Futebol, em 04/11/2021.

Para este clássico, o Professor Abel Ferreira montou um time no aparente esquema tático 4-4-2, com o nosso paredão Weverton, fechando o nosso gol; Piquerez, na lateral esquerda e Marcos Rocha, na lateral direita; Luan e Gustavo Gómez na zaga; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga, no meio campo. Dudu e Rony, no ataque. Praticamente o mesmo time que venceu o Grêmio, apenas com a entrada de Danilo no meio campo no lugar de Felipe Melo, e creio ser um time suficiente para passar pelo Santos sem sustos!

O Jogo

O jogo começou com os times se estudando, e com certo equilíbrio na posse de bola. Logo aos 2 minutos, Raniel fez falta feia em Veiga, que valeu um amarelo pro jogador do Peixe. Aos 15 minutos, Zé Rafael recebeu e partiu em velocidade, mas foi parado pelo adversário a dois passos da área santista, que resultou em falta para o Verdão. Na cobrança, Scarpa mandou um foguete, que explodiu na barreira!

Aos 23 minutos, boa oportunidade em cobrança de escanteio, com Scarpa cruzando na área, Zé Rafael desviou de cabeça e Rony não alcançou para finalizar. O jogo seguiu um tanto confuso, morno, com erros de ambos os lados, e muitos puxões de camisa e faltas. Aos 29 minutos, Veiga recebeu fora da área e bateu forte pro gol, mas o goleiro João Paulo fez a defesa!

Aos 31 minutos, outra excelente oportunidade, com o Piquerez seguindo pela esquerda e cruzando na área, mas o Rony não alcançou a bola! Aos 39 minutos, Weverton mandou a bola pra frente, Dudu dominou no campo de ataque e tocou para Rony, que girou e driblou o adversário e bateu para o fundo do gol, abrindo o placar na Vila! Peixe 0x1 Porco!

Porém, após análise do VAR, o juiz anulou o gol! Mas pouco depois, aos 43 minutos, Veiga tocou para Dudu, que devolveu para Veiga tocar para o Rony, que mandou para o fundo do gol! Desta vez valeu! Fim do primeiro tempo: Peixe 0x1 Porco!

Depois de um primeiro tempo relativamente morno, com o jogo esquentando nos últimos minutos, voltamos para o segundo tempo sem alterações na equipe. Aos 4 minutos, Zanocelo mandou um foguete de fora da área, mas Weverton fez uma defesaça! Não é à toa que é o melhor goleiro em atividade no Brasil hoje!

Pouco depois, num contra-ataque, Rony tabelou com Scarpa e aproveitou a saída de João Paulo para balançar a rede santista, mas o assistente assinalou claro impedimento de Rony. Não é a primeira vez que temos um gol anulado por falta de senso de posicionamento de Rony! Ele precisa trabalhar isso urgente! Hei, Professor, ensina umas lições para o garoto!

Aos 10 minutos, Rony teve a chance de ampliar o placar, com uma bela bola recebida de Raphael Veiga! Rony avançou pelo campo de ataque, driblou o adversário mas na finalização mandou a bola por cima da meta! O Verdão passou a dominar o jogo, e só não fizemos mais gols por falhas na finalização!

Aos 22 minutos, Scarpa seguiu pela direita, cortou para dentro e finalizou, mas o goleiro defendeu!  Aos 26 minutos, Piquerez roubou a bola pela esquerda, passou para Rony, que rolou para o Veiga chutar com classe no ângulo direito de João Paulo, ampliando o placar na Vila com um golaço! Peixe 0x2 Porco!

Aos 30 minutos, o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Patrick de Paula e Breno Lopes entrando em substituição a Gustavo Scarpa e Raphael Veiga. O Verdão seguiu dominando o jogo, e aos 39 minutos o Professor fez mais duas substituições, com Deyverson e Danilo Barbosa (?) entrando em substituição a Rony e Zé Rafael. Ficou claro que o Professor passou a poupar os jogadores.

O Verdão seguiu pressionando o Peixe, que estava apático em campo, com os jogadores totalmente perdidos! Aos 41 minutos, nossa última substituição com a entrada de Willian Bigode em substituição a Dudu. Aos 47 minutos, nos acréscimos, nossa última boa oportunidade, com o Deyverson recebendo pela esquerda mas chutando para fora! Fim de jogo na Vila Belmiro: Santos 0x2 Palmeiras.

Nossa quinta vitória consecutiva! Esta formação se mostrou muito eficiente, e parece que o Professor finalmente entendeu como fazer substituições sem quebrar todo o ritmo do time. Embora o jogo tenha sido bom, temos alguns problemas pontuais que precisam ser corrigidos, como o problema de Rony, que fica impedido em momentos importantes das partidas, e as finalizações.

Mas o que importa é que vencemos e ganhamos mais três pontos! Também mantemos a nossa sequência de vitórias e continuamos embalados e focados para a grande partida da final da Libertadores, no dia 27!

Bora aproveitar o finalzinho do domingo pra abrir uma Heineken e comemorar! A propósito, se a Heineken quiser patrocinar esta resenha, será muito bem vinda! (risos)

#AvantiPalestra 

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments