Por Sander Souza                                                                                                        @srsjoejp

 

Fortaleza x Palmeiras – Brasileirão

34ª Rodada

 

Pré Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Nosso amado Verdão segue na briga pela permanência no G4 do Campeonato Brasileiro, e hoje enfrenta o Fortaleza, na Arena Castelão, em Fortaleza/CE, em partida válida pela 34ª rodada da competição.

Vindo da derrota para o São Paulo, por 2×0, no Choque-Rei disputado na última quarta-feira 17/11 no Allianz Parque, o Verdão entrará em campo em busca de uma vitória que possa reverter esta sequência de derrotas que ofuscaram o bom momento que a equipe vinha vivendo. Já o Fortaleza vem de quatro derrotas consecutivas, sendo que a última ocorreu também no dia 17/11, no clássico contra o Ceará, quando perdeu de 4 a 0!

O elenco alviverde treinou nos dias 18 e 19/11, na Academia de futebol. Os treinos contaram com a presença de todo o elenco: titulares, reservas e Crias da Academia. Não sei qual a estratégia que o Professor Abel Ferreira pretende usar para esta partida. A meu ver, o ideal seria ter entrado com um time misto contra o Fluminense, depois ter entrado com força máxima contra o São Paulo, para hoje entrar novamente com um time misto. Mas diante do que aconteceu na quarta-feira, não sei bem o que esperar.

Só para constar, eu escrevo esta resenha aos poucos, vou acrescentando informações à medida que eu as obtenho. Agora, 16:45, ainda não sei qual será a escalação para o jogo de hoje!

O jogador Gabriel Veron, durante treino na Academia de Futebol em 18/11/2021.
Os jogadores Dudu e Wesley, durante treinamento na Academia de Futebol em 19/11/2021.

Para esta partida o Professor Abel Ferreira montou um time com o aparente esquema tático 4-4-2, com Weverton, fechando o nosso gol; Piquerez, na lateral esquerda e Mayke, na lateral direita; Gustavo Gómez e Luan, na zaga; Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Danilo e Raphael Veiga, no meio campo; Dudu e Rony, no ataque. O Professor vai a campo com o nosso time principal. Bom, não é o que eu faria, mas é necessário considerar que o time principal não pode tanto sem jogar, sob risco de perder o ritmo de jogo, prejudicando a preparação para a final da Libertadores, daqui a uma semana. Espero que pelo menos o Verdão vença hoje!

O Jogo

O jogo já começou com o Fortaleza vindo pra cima e não se intimidando frente ao Verdão. Foram eles que fizeram a primeira finalização, chegando duas vezes nos primeiros dez minutos. O jogo estava bem disputado, e aos 9 minutos, boa oportunidade para o Verdão com o Scarpa, que arriscou de fora da área, mas mandou por cima do gol! No minuto seguinte, Veiga aproveitou o rebote da defesa e bateu de primeira de fora da área, mas o chute foi com pouca força e o goleiro Boeck defendeu com facilidade!

Aos 14 minutos, cobrança de falta de Raphael Veiga, que mandou um foguete na barreira! Embora o Verdão estivesse com maior posse de bola, havia dificuldade de chegar ao campo de ataque, e as melhores oportunidades ocorriam com lances de fora da área! Aos 36 minutos, Pikachu cobrou falta na nossa área e Benevenuto desviou de cabeça para o nosso gol, mas o Weverton fez grande defesa! Aos 38 minutos, o Fortaleza chegou ao nosso gol, com o David chutando de fora da área, com o Gómez interceptando mas no rebote David chutou novamente a gol, com o Weverton fazendo a defesa, com o Robson aproveitando a sobra e mandando para o fundo da rede! Placar aberto no Castelão: Fortaleza 1×0 Palmeiras.

Aos 43 minutos, Rony disputou na zona de ataque e na sobra Zé Rafael tenta o chute e manda a bola para fora! Aos 49 minutos, Scarpa cobrou falta na área e na sobra, Veiga mandou a bola por cima da meta! Fim de primeiro tempo: Fortaleza 1×0 Palmeiras.

Chamou a atenção o nervosismo presente no time, e a discussão feia entre Gómez e Weverton. Situação preocupante, nunca tinha visto nada parecido!

Voltamos para a segunda etapa sem alterações. Aos 3 minutos, primeira oportunidade no segundo tempo, com cobrança de escanteio de Scarpa na área, com o Rony subindo no primeiro pau e desviando de cabeça para fora! Aos 7 minutos, nova cobrança de falta de Scarpa na área, mas a defesa conseguiu afastar o perigo! Aos 16 minutos, o Professor Abel Ferreira fez a nossa primeira substituição, com a entrada de Patrick de Paula em substituição a Danilo.

Aos 24 minutos, Piquerez cruzou para Rony, que tentou finalizar, mas Titi desviou e mandou para escanteio. Na cobrança, Scarpa cobrou mas a defesa subiu no primeiro pau e afastou o perigo! Aos 26 minutos, nova substituição no Verdão, com a entrada de Gabriel Veron em substituição a Gustavo Scarpa.

Logo em seguida, aos 28 minutos, Dudu recebeu pela esquerda, cortou para a direita e tentou a finalização, mas o goleiro Boeck fez a defesa! Aos 30 minutos, Dudu partiu em jogada individual e foi parado por falta cometida por Edinho. Na cobrança, Dudu cobrou na área, mas a defesa conseguiu afastar. Aos 35 minutos, Dudu cobrou escanteio e Zé Rafael desviou para fora!

Novas substituições aos 39 minutos, com a entrada de Wesley e Deyverson, em substituição a Dudu e Rony. Aos 41 minutos, numa sobra de bola Zé Rafael tenta finalizar, mas bateu para fora! Aos 44 minutos, Patrick de Paula bateu forte de fora da área e empatou a partida, porém após análise do VAR o árbitro anulou o gol por considerar Gómez impedido. O jogador Pikachu, que já tinha sido substituído, passou mal e desmaiou na beira do campo, foi socorrido e saiu de campo de ambulância, força para ele! Aos 52 minutos, Wesley recebeu no ataque e finalizou, mas o goleiro fez a defesa! Fim de jogo no Castelão: Fortaleza 1×0 Palmeiras.

Foi um jogo nervoso, com poucas oportunidades efetivas, e com vários erros de passes e finalizações. Preocupa o desentendimento entre Gómez e Weverton, o que causa certa apreensão uma semana antes da partida mais esperada do ano. O próximo jogo, contra o Atlético-MG em casa, no Allianz Parque, deve selar a vitória do Galo como campeão Brasileiro, pois provavelmente entraremos em campo com um time de reservas, poupando nossos titulares para o confronto contra o Flamengo pela Libertadores.

Vamos afastar todo o nervosismo e vamos manter a confiança para o próximo sábado, 27/11. Se Deus quiser, daqui uma semana a esta hora estaremos festejando mais uma vitória na Libertadores!

#AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments