Por Sander Souza                                                                                                        @srsjoejp

 

Novorizontino x Palmeiras – Paulistão 2022

5ª Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos alviverdes! Senti falta de vocês!

Para quem está lendo minha resenha pela primeira vez, já aviso que esta é uma resenha politicamente incorreta! Críticas são bem-vindas, mas chororô e mimimi adversário não tem lugar aqui!

Iniciando a temporada 2022, hoje vai rolar a primeira partida do ano do time principal, com o Verdão enfrentando o Novorizontino, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Paulista, antecipada a pedido do Verdão devido ao calendário de jogos do Mundial de Clubes, que será disputado em fevereiro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O Verdão não perde uma partida de estreia do Paulistão desde 1995. E já enfrentou o  Grêmio Novorizontino seis vezes em toda a história, sendo que o Verdão nunca perdeu para o rival do interior paulista, com um retrospecto de 5 vitórias e um empate, com 20 gols marcados e apenas dois gols sofridos.

Apesar do Palmeiras não ter adquirido nenhum jogador de renome, como queria a torcida, o time tem jogadores que vieram somar ao elenco, e há a expectativa da estreia de jogadores como Navarro e Atuesta. Muitos, como eu, encaram este jogo mais como um treino preparatório para o Mundial, do que uma partida importante do Paulistão, não querendo desmerecer a competição nem o nosso oponente.

Para esta partida, o Professor Abel Ferreira montou um time com o aparente esquema tático 5-3-2, com o Weverton, fechando o nosso gol; Piquerez, na lateral esquerda e Mayke, na lateral direita. Gustavo Gómez, Danilo e Luan, na zaga; Gustavo Scarpa, Zé Rafael e Raphael Veiga, no meio campo; Dudu e Rony no ataque. É o esquema já esperado, sem muitas novidades. Os jogadores recém-chegados (Lomba, Atuesta, Jailson, Navarro e Murilo) iniciarão a partida no banco de reservas.

O Jogo

Com um sol pra cada um em Novorizonte, o Verdão entrou em campo tentando não exagerar nos esforços e evitar desgaste físico desnecessário. Aos 3 minutos, nossa primeira finalização a gol, com o Rony chutando da esquerda e o goleiro Giovanni fazendo a defesa! Aos 11 minutos, nova oportunidade com Mayke, que recebeu de Rony e cruzou na área, mas a defesa adversária interceptou e mandou a bola para escanteio! Na sequência, cobrança do escanteio e Luan cabeceou para fora!

Embora mantivesse boa posse de bola nos momentos iniciais da partida, o Verdão acabou permitindo que o aurinegro equilibrasse as estatísticas e criasse boas oportunidades, dando trabalho para os nossos defensores. Aos 23 minutos, mais uma excelente oportunidade com Mayke, que ajeitou de cabeça para o Zé Rafael bater de primeira, com o goleiro espalmando e no rebote Danilo chutou pra fora!

Pouco depois, aos 27 minutos Scarpa cruzou rasteiro mas ninguém alcançou a bola, que saiu pela linha de fundo! Apesar do forte calor, as equipes seguiram tentando criar boas jogadas e aos 41 minutos, Rony driblou o adversário na entrada da área e bateu forte, mas a bola passou à direita do gol aurinegro!

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Zé Rafael mandou um foguete de fora da área e abriu o placar em Novorizonte! Primeiro gol do time profissional do Palmeiras na temporada 2022! Tigre do Vale 0x1 Porco!

Fim do primeiro tempo: Novorizontino 0x1 Palmeiras.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no nosso elenco. Mas mal tinha sido reiniciada a partida e Dudu, em rápida jogada pela direita, cortou pra dentro e bateu forte pro gol, sem chance de defesa para o goleiro Giovanni, ampliando o placar em Novorizonte! Auriverde 0x2 Verdão!

Seguimos mantendo boa posse de bola, jogando com tranquilidade e aos 17 minutos, Zé Rafael invadiu a área pela esquerda e chutou para o gol, a bola ficou num bate e rebate na zaga e saiu pra escanteio!

Pouco depois, o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com as entradas de Gabriel Veron, Wesley e Atuesta, em substituição a Dudu, Gustavo Scarpa e Zé Rafael. Bacana ver como o Atuesta estreará! Aos 31 minutos, nova substituição, com a entrada do estreante Murilo no lugar de Luan.

O jogo seguiu tranquilo, sem pressão, diante do placar confortável! Não foi necessário gerar desgaste no calor escaldante de Novorizonte. E aos 34 minutos, o Professor fez a nossa última substituição, com a entrada do estreante Rafael Navarro, no lugar de Raphael Veiga. A entrada dos três estreantes mostraram que o Professor estava tranquilo quanto ao jogo!

Aos 42 minutos, Gabriel Veron arriscou da entrada  da área, mas a defesa adversária conseguiu cortar o lance! Aos 44 minutos, num lance bizarro, o goleiro Giovanni pegou a bola com as mãos fora da área, porém o juiz auxiliar nada apontou na hora. Mas o VAR chamou o juiz, que confirmou que o goleiro pegou a bola com as mãos fora da área. Resultado: falta marcada e o goleiro Giovanni expulso. Como todas as substituições do Novorizontino já tinham sido feitas, um jogador da linha assumiu a meta aurinegra!

Na cobrança da falta, já aos 48 minutos, Atuesta chutou rasteiro e a bola passou raspando a trave adversária! Mas o placar já estava definido! Fim de jogo em Novorizonte: Novorizontino 0x2 Palmeiras!

 

A partida correu dentro do que eu esperava para a estreia do Verdão no Paulistão. Mantivemos nossa invencibilidade frente ao Novorizontino, tivemos a oportunidade de colocar os novos jogadores em campo e também de rever o time profissional em ação, e espero que o desempenho do time, que foi bom, siga melhorando a cada partida!

Nosso próximo compromisso será na quarta-feira 26/01, quando receberemos a Ponte Preta no Allianz Parque, às 21:35, em partida válida pela 1ª rodada do Paulistão!

Conheçam nosso grupo aberto de bate papo sobre esportes, o Boteco do Vida Destra Esportes no Telegram!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]

 

Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments