Por Sander Souza                                                                                                        @srsjoejp

 

Palmeiras x Ponte Preta – Paulistão 2022

1ª Rodada

 

Pré Jogo

 

Quando surge, palestrinos!

Hoje o nosso Palmeiras entra em campo no Allianz Parque, para enfrentar a Ponte Preta, em partida válida pela primeira rodada do Paulistão 2022. Vindo da vitória por 2×0 sobre o Novorizontino, na partida de estreia da temporada, o Verdão vem no embalo não apenas da vitória obtida no domingo (23), mas também das partidas sem perder do final da temporada passada.

Nosso retrospecto é positivo em relação à Macaca e é de oito partidas, sendo 7 vitórias e 1 empate. O Verdão também não perde para a Macaca no Allianz Parque desde 2015. Uma curiosidade em relação ao Paulistão: em 2008 o Verdão conquistou o Paulistão pela 22ª vez ao superar a Ponte Preta duas vezes em uma grande final.

O Verdão treinou nos dias 24 e 25/01 na Academia de Futebol. Os treinos do dia 24 mostraram uma grande mescla de titulares e Crias da Academia e no dia seguinte, o time principal fez vários treinos técnicos específicos, como treino de cabeceio, treino com área reduzida e poucos toques de bola, e também treinaram cobrança de faltas e pênaltis.

Os jogadores Rafael Navarro e Murilo durante treino na Academia de Futebol em 24/01/2021.
O jogador Breno Lopes, durante treino na Academia de Futebol em 25/01/2021.

Para esta partida, o Professor Abel Ferreira não poderá contar com o nosso paredão Weverton, escalado pela Seleção Brasileira, os zagueiros Gustavo Gómez e Benjamin Kuscevic, escalados pelas seleções nacionais do Paraguai e do Chile, respectivamente. Creio que o time que entrará em campo hoje será muito parecido com o que entrou em campo contra o Novorizontino, talvez com os reservas daquele jogo iniciando o jogo hoje, invertendo a escalação. Certamente veremos a estreia no goleiro Lomba, recém contratado. Veremos como se sairá! Além disso, estrearemos também o nosso novo uniforme!

Escalação

Para esta partida, o Professor Abel Ferreira montou um time com aparente esquema tático 3-4-3, com Marcelo Lomba fechando o nosso gol; Piquerez, Murilo e Luan na zaga; Gustavo Scarpa pela esquerda e Marcos Rocha pela direita; Zé Rafael e Danilo no meio campo; e Dudu, Rony e Raphael Veiga na frente, cuidando do nosso ataque. Eu acho que é um time mais que suficiente para enfrentar a Macaca, sem querer desmerecer o adversário!

O Jogo

Eu esperava que a Ponte Preta, por ser um time com tradição e que já chegou várias vezes às finais do Paulistão, nos desse um pouco de trabalho. Mas a impressão que tive é de estar vendo um replay da final da Copinha!

Já nos primeiros minutos da etapa inicial, nossos guerreiros mostraram que não estavam pra brincadeira! Logo aos 8 minutos, numa cobrança de escanteio, o estreante Murilo subiu na área e de cabeça mandou a bola pra dentro do gol alvinegro, fazendo o seu primeiro gol com o nosso manto, e o primeiro gol alviverde com o novo uniforme! Placar aberto no Allianz Parque! Porco 1×0 Macaca.

Dominando a partida, mais uma boa oportunidade surgiu aos 14 minutos, com Scarpa, que partiu pela direita, cortou pelo meio e bateu forte pro gol, mas a bola foi para fora! Logo em seguida, Rony, em jogada pela direita, driblou o adversário e cruzou para Scarpa, que finalizou para fora! Aos 21 minutos, após cobrança de escanteio Luan bateu de primeira e mandou um foguete pro gol da Macaca! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 2×0 Macaca!

Seguindo o baile no Allianz Parque, o Verdão seguiu comandando a partida, e aos 27 minutos Raphael Veiga fez um passe sob medida para o Rony finalizar e ampliar ainda mais o placar no Allianz Parque! Porco 3×0 Macaca!

Depois do terceiro gol, o Verdão tirou o pé e passou a administrar o resultado, e com isso a Ponte Preta teve algumas oportunidades para tentar diminuir o prejuízo! Mas nossa equipe soube lidar bem a situação e o placar permaneceu até o fim da primeira etapa, pois o quarto gol, feito por Scarpa, foi anulado por impedimento, e ainda teve uma linda defesa feita por Lomba aos 42 minutos!

Voltamos para o segundo tempo sem alterações no elenco. E mesmo com o time tendo tirado o pé e reduzido o ritmo, ainda tivemos boas oportunidades para ampliar o placar. Aos 6 minutos, Piquerez tocou para Veiga, que estava na área e finalizou por cima do gol! Logo em seguida, Veiga bateu da entrada da área e mandou a bola novamente por cima do gol!

Aos 11 minutos, Dudu avançou em velocidade pela direita e bateu para o gol, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora! Aos 14 minutos, o Professor fez nossa primeira substituição, com o Jailson entrando em substituição ao Murilo, contundido.

O Professor fez mais substituições aos 31 minutos, com Gabriel Menino, Breno Lopes e Gabriel Veron entrando em substituição a Raphael Veiga, Dudu e Gustavo Scarpa. Seguimos administrando o resultado e aos 37 minutos, nossa última substituição com a entrada de Deyverson em substituição ao Rony. Sem mais nada que mereça registro, o placar se manteve no Allianz Parque! Placar final: Palmeiras 3×0 Ponte Preta.

Gostei do primeiro tempo, o segundo já achei morno. No geral, me pareceu mais um jogo-treino, e digo isto mais uma vez sem querer menosprezar os pontepretanos, mas é necessário constatar a realidade. Afinal, a Macaca entrou em campo para enfrentar o tricampeão continental, portanto era esperada uma diferença considerável na qualidade técnica e tática das duas equipes.

É muito bom vencer, mas estamos ficando mal acostumados! Bora aproveitar o pretexto e tomar uma Heineken para comemorar! Dá-lhe Porco!

Até a próxima partida e #AvantiPalestra!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org

 

Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments