Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Fluminense – Brasileirão 2022

5ª Rodada

 

Pré Jogo

Quando surge, amigos alviverdes!

Nosso Verdão virou a chave e hoje enfrentará o Fluminense, no Allianz Parque, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vindo da vitória por 5×0 sobre o Independiente Petrolero pela Libertadores, em partida realizada na última terça-feira (3) na cidade boliviana de Sucre, o Verdão busca garantir mais três pontos na competição nacional, onde ocupa atualmente a 11ª posição, com 5 pontos.

O Verdão possui um retrospecto extremamente favorável contra o Fluminense ao longo da história: no total, foram 115 jogos, com 62 vitórias, 17 empates, 36 derrotas, 198 gols marcados e 156 gols sofridos. Portanto, faltam apenas duas bolas na rede para o Alviverde alcançar o seu 200º tento diante do rival carioca.

Além disso, o Verdão venceu todos os oito jogos disputados contra o Fluminense dentro do Allianz Parque, com 18 gols marcados e apenas três gols sofridos. Isso faz do time carioca a segunda maior vítima na história da arena, atrás apenas do São Paulo, que perdeu dez vezes em 15 jogos. Esta também é a maior série de vitórias do Verdão como mandante diante do time carioca.

Preparação

Após folgarem na quarta-feira (4) devido à partida do dia anterior e ao desgaste da viagem de volta da Bolívia, nossos guerreiros se reapresentaram na Academia de Futebol na manhã de quinta-feira (5). Como é praxe, os jogadores que atuaram por mais tempo na partida contra o Petrolero fizeram trabalhos regenerativos. Os outros foram a campo e participaram de atividades técnicas em campo reduzido comandadas pela comissão técnica, com o reforço de algumas Crias da Academia.

Os jogadores Wesley e Mayke (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

A preparação prosseguiu na manha da sexta-feira (6) na Academia de Futebol. No campo, a comissão do Professor Abel Ferreira comandou uma atividade técnica-tática com duas equipes: enquanto uma teve como objetivo um gol normal, a outra tinha duas metas para escolher e alcançar. As ênfases foram transições, movimentações, marcações e construções de jogadas.

Na sequência, os jogadores alviverdes colocaram em prática um trabalho específico por posições: os zagueiros, por exemplo, fizeram rebatidas e saídas de bolas, ao passo que os meias aprimoraram movimentos e lançamentos e os atacantes aperfeiçoaram dribles de corpo e finalizações. Na parte final ainda, alguns atletas treinaram cobranças de faltas e pênaltis.

O jogador Gabriel Menino, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Nosso elenco encerrou a preparação para a partida contra o Fluminense na manhã deste sábado (7) na Academia de Futebol. Após trabalhos de aquecimento, a comissão técnica  comandou um trabalho posicional no campo. Cada jogador tinha um fundamento a ser aprimorado e, ao mesmo tempo, termos coletivos também foram aperfeiçoados. Na sequência, os atletas fizeram um recreativo e, por fim, alguns treinaram cobranças de faltas e pênaltis.

O jogador Giovani, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

O Professor Abel Ferreira tem quase todo o elenco à disposição para esta partida, com exceção apenas de Gabriel Veron, que se recupera de um edema na coxa sofrido na partida contra o Petrolero, Jailson e Luan, que se recuperam de lesões mais graves.

Para esta partida contra o Tricolor das Laranjeiras, o Professor montou um time no aparente esquema tático inicial 4-2-3-1, com o Weverton fechando o nosso gol; Piquerez na lateral esquerda e Marcos Rocha na lateral direita; Murilo e Gustavo Gómez na zaga; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga no meio-campo; Dudu, Wesley e Rony na linha de ataque.

Entraremos em campo com força máxima e provavelmente encontraremos nosso ex-companheiro de equipe Willian Bigode nas linhas adversárias, o que faz com que o aspecto tático seja ainda mais importante neste confronto. Espero que a Lei do Ex não tenha efeitos nesta partida! De qualquer forma creio que temos todas as condições de fazer uma boa partida e enfrentar o Flu numa boa briga!

O Jogo

O jogo começou com ambas as equipes partindo pra cima uma da outra, buscando o domínio da partida. Ainda na primeira volta do relógio o Verdão já estava criando no ataque em jogada do Rony, que cruzou rasteiro buscando Wesley, mas a bola passou pela área sem que ninguém chegasse nela! O jogo seguiu com o Verdão buscando impor o seu jogo e com o Flu atuando para anular nossas jogadas. O Flu também teve suas chances de ataque, como no escanteio marcado aos 16 minutos, que resultou em grande defesa do nosso paredão Weverton!

Aos 19 minutos, Marcos Rocha lançou Rony, que driblou dois marcadores e tocou para Wesley que finalizou mas a bola estufou a rede pelo lado de fora!

Destaque para a atuação bizarra do juiz, que deixou de marcar muitas faltas!

O Verdão seguiu com maior volume de jogo e criando mais, embora o Flu estivesse longe de estar morto em campo. Aos 35 minutos, Zé Rafael cruzou na área para Rony, que desviou de cabeça mas o goleiro Fabio fez a defesa!

No minuto seguinte, Veiga recebeu na entrada da área e teve a sua finalização travada pela defesa adversária! Embora criasse mais jogadas no ataque, o Verdão não conseguiu abrir o placar e após três minutos de acréscimos, terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Palmeiras 0x0 Fluminense.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações na equipe. Continuamos com o mesmo ritmo de jogo mas o Fluminense aumentou a sua pressão sobre o Verdão. Aos 10 minutos, o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições trocando os nossos laterais, com o Mayke e o Jorge entrando em substituição a Marcos Rocha e Piquerez.

Aos 20 minutos Rony fez ótimo passe para o Dudu na grande área, que finalizou para a defesa do goleiro Fabio. Dois minutos depois, boa oportunidade com o Dudu, que arriscou da entrada da área mas a bola passou próximo do gol e não entrou!

Aos 23 minutos, o Professor fez novas substituições com Gustavo Scarpa e Rafael Navarro nos lugares de Wesley e Danilo. Aos 27, Dudu aproveitou cruzamento de Scarpa na área e desviou para o gol, abrindo o placar no Allianz Parque! Palmeiras 1×0 Fluminense!

O segundo tempo seguiu com ambos os times pressionando mas a meu ver as substituições dos dois laterais deixaram a nossa defesa fragilizada. Fernando Diniz também colocou o Flu para atacar com cinco atacantes, o que pressionou nossa defesa e aos 37 minutos o Tricolor das Laranjeiras igualou o placar no Allianz Parque. Palmeiras 1×1 Fluminense.

O Verdão até lutou para virar o jogo, mas após 6 minutos de acréscimos a partida terminou empatada no Allianz Parque. Palmeiras 1×1 Fluminense.

Achei que foi um jogo mediano do ponto de vista da qualidade. Só não vou dizer que foi um desempenho ruim em respeito àqueles que jogaram até que bem, como o Dudu e o Veiga. O que dizer da tentativa amadora do Rony de cavar um pênalti? E pior, o que dizer do Wesley que perdeu um gol, cara a cara com o gol e sem goleiro? O que dizer do Jorge tirando o pé e fugindo de uma dividida e dando condições de contra-ataque ao adversário? O que dizer do Navarro, que depois de linda jogada do Dudu destruiu a finalização de forma absurda?

Além disso, em um campeonato de pontos corridos, o Verdão deveria ter se preocupado em garantir o resultado e os três pontos, e após o gol deveria ter buscado fechar mais a defesa, principalmente após o adversário alterar seu time para aumentar as opções ofensivas.

E eu ainda tenho que ler as críticas que me fazem quando escrevo artigos afirmando que precisamos de reforços. Partidas como esta deixam claro que nosso time tem deficiências que já nos afetam HOJE e não podemos ficar esperando por muito tempo para saná-las. Por isso que não vejo os meninos da base como solução. Acredito que nossas Crias precisam subir, mas não com a missão de salvar a pátria. Devem subir para serem lapidados. Para resolver problemas, precisamos de jogadores cascudos e já prontos para entregar o que precisamos.

Em suma, foi um empate com sabor de derrota!

Agora bora virar a chave mais uma vez e focar no próximo desafio, que será contra a Juazeirense, pela Copa do Brasil, na próxima quarta-feira (11).

Até a próxima resenha e #AvantiPalestra!!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sander Souza
Sigam me
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments