Eu costumo brincar com meus amigos, dizendo que tenho medo de descobrir o que fizeram com o Brasil enquanto eu dormia! Devido à diferença de fuso horário, é comum as coisas acontecerem aí no Brasil enquanto é madrugada aqui no Japão, e ultimamente acordo toda manhã com apreensão, devido à escalada de decisões autoritárias dos nossos ditadores de toga, dos nossos congressistas que querem nos calar e dos (des)governadores que estão reduzindo a escombros a nossa economia, causando mais um mal ao nosso tão sofrido povo!

Eu poderia escrever sobre os desmandos do Supremo Tribunal Federal, ou sobre a quarentena eterna a que os brasileiros estão submetidos, ou sobre nossos congressistas que insistem em ignorar a vontade daqueles a quem deviam representar. Mas percebo que há algo ainda mais grave ocorrendo, e que muitas pessoas ainda não deram a devida atenção!

Aqui no Japão estamos lutando com afinco para deixar a Covid-19 para trás! O país saiu do estado de emergência há mais de um mês e as coisas estão voltando ao normal! As empresas rapidamente retomam as suas atividades normais, as escolas já iniciaram o ano letivo, enfim respiramos ares de normalidade! Por isso eu me assusto com as notícias que vêm aí do Brasil, pois conseguiram impor um medo tal na população, que nem parece que estamos lidando com o mesmo vírus chinês! O Brasil vive uma nova normalidade, e isto me assusta, pois considero esta aceitação e esta passividade do brasileiro a pior coisa que poderia acontecer, já que é ela que está permitindo que os ministros do STF ignorem a Constituição e abusem de sua autoridade, e que os congressistas insistam em querer agir de acordo com a velha política, já condenada pela população, inclusive nas  urnas!

As pessoas aceitam os abusos, o autoritarismo, as ilegalidades, os desmandos, sem nenhum tipo de questionamento. Ainda compram as narrativas da velha imprensa, que espalha um terror fora da realidade, e que trabalha abertamente em favor de um projeto de retomada do poder contrário ao que a maioria da população elegeu pelo voto direto! Você, amigo leitor, pode até achar que estou exagerando, mas o povo brasileiro se resignou! Muitos não entendem que a aceitação desta nova realidade como sendo o novo normal do cotidiano, é um sinal de que os inimigos estão sendo bem sucedidos em seus intentos!

Já me disseram que é fácil falar, já que não estou no Brasil; também já disseram não ser possível comparar o Brasil com o Japão! Sempre ouço este tipo de argumento! Mas essas pessoas não conseguem entender que não faço comparações, pois é óbvio que não cabe fazê-las, mas tento mostrar que existem outras maneiras de se enfrentar os mesmos problemas! O caso da Covid-19 é um exemplo! O enfrentamento bem sucedido do Japão tem menos a ver com sua estrutura hospitalar e mais a ver com o comportamento das pessoas! Já escrevi antes, os hábitos culturais da sociedade japonesa fizeram a diferença! E eu procuro mostrar isso não a título de comparação, mas como exemplo e incentivo, mostrando que existem alternativas, e principalmente, para mostrar que a verdade sobre este vírus está longe de ser o que a mídia está propagando aos brasileiros! O Japão agiu exatamente como o presidente Jair Bolsonaro queria agir, e deu certo! Nada de lockdow ou quarentena forçada! E aqui o número de vítimas foi muito, muito menor que no Brasil! Diante destes fatos, quem está com a razão?

Inquéritos ilegais foram abertos e nada aconteceu. Buscas e apreensões envolvendo apoiadores do governo e até membros do Poder Legislativo aconteceram, prisões ilegais e arbitrárias ocorreram, estão prestes a calar e criminalizar os usuários de redes sociais que expõem suas opiniões, e ainda não há a mobilização popular que deveria haver! Estou longe? Sim, estou! Mas a distância não me impede, mesmo com dificuldades físicas,  de usar as ferramentas que tenho às mãos para lutar! Este artigo é uma das minhas armas! E se não o direciono aos inimigos, é porque acredito que neste momento é a sociedade que precisa de um puxão de orelha, para acordar, sair da letargia, vencer o medo, sair de casa e ganhar as ruas! Não apenas para protestar, mas para trabalhar e principalmente, para viver! Nossos inimigos avançam enquanto estamos parados, literalmente, trancafiados em casa, com medo de um vírus chinês!

Meus amigos, nossos inimigos não estão apenas na teoria, eles agem todos os dias, o tempo todo, contra nós! Já passou da hora de lutarmos também! Temos feito um bom trabalho na guerra virtual, ao ponto de estarem desesperados para nos calar! Mas agora precisamos dar um passo além e deixar de lutar apenas virtualmente e passar a agir na vida real! Tudo pelo que lutamos até aqui, depende desse passo! Aos que temem as mortes que podem ser causadas pelo vírus chinês, eu digo que não sou insensível e respeito a dor de todos aqueles que perderam entes queridos nesta pandemia. Mas ressalto que todos nós assistimos por anos a fio pessoas morrendo em corredores de hospitais, por falta de atendimento médico, e não nos sensibilizamos, enquanto sociedade, com estas vidas perdidas! Justamente por honrarmos a cada pessoa que pereceu, é que devemos lutar e não permitir que tenham morrido em vão! Elas também batalharam e lutaram por um Brasil melhor e nos deixaram um legado que precisa ser preservado! Estamos dispostos a abrir mão das nossas conquistas?

Sander (ConexãoJapão), para Vida Destra, 30/6/2020.

Sigam-me no Twitter! Vamos conversar sobre o que acontece no Brasil! @srsjoejp

Sander Souza
Acompanhe me
Últimos posts por Sander Souza (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriela archangela Enriquez
Gabriela archangela Enriquez
11 dias atrás

PARABÉNS!!!! Meu amigo, você definiu exatamente o que está ocorrendo no país, com o povo acovardado de uma maneira que eu não achava possível. E não é privilégio de uma classe menos esclarecida ou menos culta! Tive pegas terríveis com diplomados que queriam me crucificar por não querer usar máscara ou tentar explicar que tudo o que se falava sobre a gripe não passava de propaganda comunista! Difícil viver num país de acéfalos! ?? Um abraço nobre amigo!

Sander Souza
Sander Souza
Reply to  Gabriela archangela Enriquez
11 dias atrás

Muito obrigado, Gabriela, por ler e comentar!
Já tentei de todas as formas mostrar que não há motivo para pânico em relação ao Covid-19 mas, como você mencionou, é difícil dialogar com acéfalos!
Seguiremos com a nossa missão de informar e esclarecer as pessoas!
Um grande abraço e que Deus a abençoe!

Nunes
Admin
11 dias atrás

Excelente artigo meu amigo! Aguardaremos o desenrolar dos fatos.

Sander Souza
Sander Souza
Reply to  Nunes
11 dias atrás

Muito obrigado, meu amigo!
Infelizmente acordei com a péssima notícia da aprovação do PL 2630/20 no Senado!
Agora é mirar a artilharia na Câmara e seguir na batalha!

Christian Freitas?? NÃO SE AUTOMEDIQUE!
Christian Freitas?? NÃO SE AUTOMEDIQUE!
11 dias atrás

Parabens, pelo excelente artigo, Sander!

Sander Souza
Sander Souza

Muito obrigado por ler e comentar, Christian!