Por Lucas Barboza                                                                              @BarbozaLucaas

 

Qual o maior evento esportivo do mundo? Olimpíadas, Super Bowl e Copa do Mundo de futebol com certeza são o top 3, mas qual poderia ser a ordem deles, visto que cada qual é acompanhado por milhões de amantes do esporte?

 

OLIMPIADAS

 

As olimpíadas se tratam de um grande evento que teve inicio na Grécia antiga em homenagem ao deus Zeus. A partir de 1894, com o Barão Pierre de Coubertin, foi criado o Comitê Olímpico Internacional (COI) e assim surgiram os jogos olímpicos como conhecemos. Dentro do COI existem varias adaptações para que todas as modalidades possam ser incluídas, temos os jogos de inverno, os de verão, esportes paraolímpicos e os jogos olímpicos da juventude.

Na Olimpíada de Tóquio 2021, haverá 46 modalidades esportivas, desde os mais acompanhados como vôlei e futebol, até os menos acompanhados como escalada e skate. Para quem gosta de variedades, esse é um grande evento a ser acompanhado. O numero de atletas esperados para esse ano são de 12.750 divididos em mais de 200 países.

Com exceção da Coreia do Norte, que divulgou nota alegando que a não participação nos jogos é para proteger seus atletas do coronavírus, e a Rússia que foi punida pela Corte Arbitral do Esporte até 2022 de participar de qualquer competição esportiva mundial. Sem duvidas é o maior evento em questão de quantidade de atletas e nações, mas em investimentos talvez não.

 

COPA DO MUNDO

 

Se formos analisar todos os eventos mundiais que a FIFA organiza, teremos uma lista grande, incluindo eventos de categorias de base, futsal, futebol de areia, futebol feminino e de futebol eletrônico. Além de competições de clubes, mas meu foco aqui é a Copa do Mundo de futebol masculino, a mais acompanhada e que envolve mais investimentos.

A Copa do Mundo de futebol, organizado pela FIFA envolvem 32 seleções que disputam as vagas em seus respectivos continentes para conseguirem uma vaga na competição. A única confederação que não tem vaga direta é a OFC (Oceania Football Confederation), que garante apenas uma vaga na repescagem, ademais todas as outras confederações possuem vagas diretas. Abaixo vemos a relação de vagas.

AFC (Asian Football Confederation): 43 times competem por 4 vagas diretas para a Copa e 1 vaga para a repescagem intercontinental, que será disputada em jogos de ida e volta contra o 5º colocado das eliminatórias sul-americanas;

CAF (Confedération Africaine du Football) 54 times competem por 5 vagas diretas para a Copa;

CONCACAF (Confederation of North, Central America and Caribbean Association Football​): 35 times competem por três vagas diretas para a Copa e 1 vaga para a repescagem intercontinental, que será disputada em jogos de ida e volta contra o vencedor das eliminatórias da Oceania;

CONMEBOL (Confederação Sul Americana de Futebol): 10 times competem por 4 vagas diretas para a Copa e 1 vaga para a repescagem intercontinental, que será disputada em jogos de ida e volta contra o 5º colocado das eliminatórias asiáticas;

OFC (Oceania Football Confederation): 11 times competem por uma vaga para a repescagem intercontinental, que será disputada em jogos de ida e volta contra o 4º colocado das eliminatórias da CONCACAF;

UEFA (Union of European Football Associations): 55 times competem por 13 vagas diretas para a Copa.

A Copa do Mundo de 2022 no Catar tem um investimento previsto de 60 bilhões de dólares, para construção dos estádios e infraestrutura para se adequar ao evento. Os holofotes sempre estarão em peso nesse evento, visto que existem estrelas como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar em disputa de um titulo tão desejado. Sem duvidas a Copa do Mundo é o evento mais acompanhado do mundo.

 

SUPERBOWL

 

Muitos podem não conhecer, mas o Super Bowl é o maior evento esportivo dos Estados Unidos, sendo o jogo final da NFL, liga de futebol americano, sim aquele esporte da bola oval. Por ser uma das poucas finais esportivas com nome próprio, é comum o erro de chamar o jogo de “final do Super Bowl”, o que acaba sendo uma redundância. O “bowl” é um termo comumente utilizado nos Estados Unidos para se referir a um jogo de futebol americano

O Super Bowl é o evento esportivo mais assistido dos Estados Unidos e, em nível mundial, é o segundo em audiência, perdendo apenas para a final da Liga dos Campeões da UEFA. Um comercial de 30s durante o jogo já chegou a custar R$ 7.7 milhões de dólares em 2018, quando o New England Patriots conquistou o titulo.

Tradicionalmente antes do início da partida sempre algum artista dos Estados Unidos canta o hino nacional. Também entre o segundo e terceiro quartos há um show com algum outro artista – o Halftime Show.  Além de que é também um evento que apresenta a publicidade mais cara da televisão mundial; patrocinadores desembolsam pequenas fortunas para exibirem suas propagandas no intervalo.

O Super Bowl também é o dia que tem o segundo maior consumo de comida nos Estados Unidos, só atrás do Dia de Ação de Graças. Sem duvidas que o Super Bowl é o evento de uma única partida que acaba sendo mais acompanhado que muitas competições que duram dias.

 

Afinal, definir qual o maior evento esportivo é difícil, cada qual tem suas particularidades, mas para mim, Lucas Barboza, o maior evento esportivo é a Copa do Mundo de futebol, visto que, o esporte é o mais popular em todo mundo e independente de sua nacionalidade você acabara torcendo por alguma seleção, seja a da sua nação ou alguma azarona!

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments