Olá amigos leitores! Como mencionei em meu artigo anterior, este é o meu primeiro artigo escrito em solo brasileiro! Desembarquei aqui no domingo passado, e desde então estou redescobrindo o nosso Brasil! E tenho certeza que muitos estão curiosos para saber quais são as minhas impressões do nosso país, depois de viver 24 anos no Japão! É uma curiosidade perfeitamente compreensível!

Obviamente, nestes poucos dias não pude passar por todas as experiências que vocês passam no dia a dia, mas já tive muitas impressões. Creio que terei que abordar este tema mais vezes, em outros artigos! Mesmo assim vou compartilhar com vocês, neste breve artigo, algumas das minhas primeiras impressões sobre o Brasil atual!

Como todos já devem saber, sou deficiente visual, possuo uma visão bastante restrita. Devido a isso, solicitei assistência para a viagem pois, viajando sozinho, seria difícil realizar as conexões dos voos e todos os procedimentos sem o auxílio de alguém. Tanto no Japão, como na Alemanha, os serviços de assistência foram muito bons! E quanto ao serviço prestado no Brasil? Hoje vou focar na qualidade da prestação de serviços que encontrei ao desembarcar em terras brasileiras!

Devo confessar a vocês que eu estava bastante preocupado com o que ocorreria quando eu desembarcasse em Guarulhos, pois em minha última vinda ao Brasil tive uma péssima experiência com os serviços prestados aqui no país! Acostumado com os serviços japoneses, famosos no mundo todo por serem impecáveis, a perspectiva de passar pelas mesmas agruras que já tinha vivenciado antes me causava uma tremenda ansiedade!

Para minha surpresa, logo que saí do avião, ainda no finger, uma equipe já estava me aguardando! Extremamente educados e atenciosos, me deram toda a assistência de que eu necessitava! Providenciaram a retirada das minhas bagagens nas esteiras, e me acompanharam até que eu reencontrasse minha família, que me aguardava no saguão! Foi um serviço excepcional, que não deixou nada a desejar em relação aos serviços de assistência que recebi no Japão e na Alemanha!

O próprio aeroporto também me surpreendeu, pela beleza e organização! Eu ainda não conhecia o terminal 3, que é moderno e organizado como qualquer outro terminal internacional de um grande aeroporto! Todos os funcionários com quem tive contato foram extremamente educados e prestativos. Recebi um serviço de qualidade, prestado com alto grau de profissionalismo!

E esta é a palavra que eu quero enfatizar neste artigo: profissionalismo! Já em Campinas, todos os locais onde estive, mesmo no comércio local aqui do bairro onde estou vivendo, pude constatar uma mudança considerável no nível de profissionalismo das pessoas e na educação com a qual fui atendido! Não houve uma distinção grande entre a qualidade do atendimento no shopping center ou no mercadinho do bairro! E isso me surpreendeu de forma muito positiva! A iniciativa privada tem feito um bom trabalho!

A qualidade das estradas não fica atrás das suas similares japonesas. Sei que muitos dirão que tudo o que estou relatando ainda não é a regra, em todo o país! Mas já fico feliz por saber que as coisas mudaram muito, e para melhor, desde que pisei aqui pela última vez. Claro que ainda temos muito o que melhorar, mas não somos um caso perdido como muitos pensam, ao contrário! Já vivenciamos décadas perdidas no passado, e me alegrei ao constatar que, mesmo com as muitas mazelas que ainda temos, o Brasil e principalmente, o brasileiro, evoluiu muito neste tempo!

Não quero que pensem que estou tendo uma visão romântica ou limitada das coisas! Pelo contrário, as comparações com o Japão são inevitáveis e o padrão que uso para comparação, extremamente elevado! Por isso, afirmo que os serviços prestados aqui no Brasil, pelo menos todos os que utilizei nestes dias que estou vivendo aqui,  melhoraram muito, embora ainda tenham que ser aperfeiçoados para se igualar aos prestados no exterior, e tenham que atingir uma parcela maior da população! Todos merecem receber um atendimento e um serviço de qualidade!

Enfim, amigos, foi uma agradável surpresa constatar esta melhora na qualidade dos serviços prestados e, principalmente, na qualidade do atendimento e na educação das pessoas! Não afirmo que estejam perfeitos, afirmo apenas que melhoraram muito em relação ao que eram! Isto mostra que, mesmo que nos passem desapercebidas, muitas mudanças estão ocorrendo para melhor em nosso país, o que nos mostra que toda a nossa luta por um Brasil melhor já rende frutos na sociedade civil, mesmo com a classe política fazendo de tudo para atrapalhar!

Ao contrário do que alguns dizem, o gigante não adormeceu de novo!

 

Sander Souza (ConexãoJapão), para Vida Destra, 02/10/2020.
Vamos discutir o Tema. Sigam-me no Twitter @srsjoejp e no Parler @Srsjoejp

Sander Souza
Acompanhe me
Últimos posts por Sander Souza (exibir todos)
Amigos e leitores, pessoas físicas/jurídicas! Colaborem com a Revista @vidadestra sem tirar dinheiro do seu bolso. Baixe o app LunesPay e ganhe 25 pontos de vantagens. Seremos remunerados por cada download a partir do nosso link. Contamos com a direita! https://bit.ly/BaixeLunesPay-0
Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Antonio
23 dias atrás

No artigo de reencontro de @srsjoejp ao Brasil, após 24 anos no Japão, enche nossas almas que os serviços prestados, embora não sejam uma Brastemp já contemplam algumas de suas expectativas. Em Campinas, vc voltou para uma colônia japonesa?

Sander Souza
Sander Souza
Reply to  Luiz Antonio
23 dias atrás

Muito obrigado por ler e comentar!
Em Campinas a colônia japoensa não é muito numerosa!
Eu nunca vivi em colônias, sempre vivi em bairros comuns, e voltei a viver em um!

Nunes
Admin
23 dias atrás

Muito bom receber “in loco” um feedback destes sobre o país.
Grande experiência nacional e internacional, Sander.

Sander Souza
Sander Souza
Reply to  Nunes
22 dias atrás

Obrigado, meu amigo!
Realmente, é interessante saber que as coisas estão melhores!
Abordarei este tema em outros artigos!

Lívio Luiz Soares de Oliveira
20 dias atrás

Muito esclarecedor e informativo seu artigo Sander!

Sander Souza
Sander Souza
Reply to  Lívio Luiz Soares de Oliveira
20 dias atrás

Muito obrigado, Lívio!!

Marcia Regina Pinto
Marcia Regina Pinto
20 dias atrás

Excelente texto!!!! Fiquei muito feliz por você é por nós!!!!Obrigada por tudo!!!!

Sander Souza
Sander Souza
Reply to  Marcia Regina Pinto
19 dias atrás

Muito obrigado, Márcia, por ler e comentar!