Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião Política

AS ESCOLHAS DE BOLSONARO

Antes de mais nada, vamos convir em um raciocínio simples: o que mais temos em nosso mundo são “engenheiros de obras prontas”!

Isto é o que constatamos quando todos, sem exceção, têm indicações perfeitas para ocupar a nova vaga que surgiu em nosso Supremo Tribunal Federal!

Muito se fala e se diz a respeito da possível escolha de nosso Presidente da República. Ele é isso, é aquilo, enfim sobram críticas e dúvidas sobre o candidato.

A única certeza é de que “Bolsonaro errou”. É impressionante como o acusam! Se bem que todos os dias este homem é acusado de algo… Fico constrangido com tamanha covardia; e também sinto certa irritação, confesso.

Mas vamos aos fatos.

A verdade é que não há informação consistente, neste momento, nem para o ataque e nem para a defesa. Qualquer palpite em um ou outro sentido é meramente uma antecipação de juízo – e é justamente palpite!

Kássio Nunes teve um passado recente, ligado a pessoas corruptas? Sim, é o que se diz.
Mas isto faz dele corrupto?

Aceitou as indicações anteriores a esta para ter Poder? É óbvio que sim.

Estava alinhado com o raciocínio destes corruptos? Não sei.

Chegou a tomar decisões corporativistas, auxiliando o STF a fazer bobagens com o dinheiro do contribuinte? Sim, mas não está isolado nesse desiderato.

Mas quem garante que o candidato fazia um papel neste passado recente que acabei de citar a vocês? Será que a verdadeira face do candidato aparecerá agora ?

Lembro a todos que um conservador muda com o tempo. Um Conservador antes se descontrói como pensador e assume uma realidade que antes negava. Maturidade vem com o tempo, e digo mais: engolindo muitos sapos!

Eu sou conservador, mas já fui beligerante e sofria de uma gonorreia mental, como bem disse Roberto Campos, “todo e qualquer jovem passa por esta fase”, e ele próprio diz que passou.

Enfim, como conservador, sou um cético. Espero os fatos se desenrolarem. Não vou julgar o candidato e tão pouco fazer criticas açodadas ao nosso Presidente.

Talvez, talvez, este candidato a uma vaga no STF se aproprie de um objetivo do governo atual, como fez Gilmar Mendes ao longo de sua carreira. Ou seja, não existe ideologia, existe somente interesse. É possível. Mas quem garante isso?

Você, leitor, eu ou a arrogância que une os emocionais acerca de uma escolha, podemos garantir isso?

Os acadêmicos são os mais ferrenhos em suas concepções de credo e de convicção. Já pessoas que lidam com o Poder possuem variáveis extremamente volúveis.

Afinal lembremos Thomas Sowell: políticos se preocupam em resolver os próprios problemas.

Só as decisões dele, enquanto ministro, dirão a nós a que ele veio, de fato. A única certeza que tenho é que havia (e há) melhores opções do ponto de vista acadêmico, filosófico, teórico. Mas também tenho certeza de que haverá mais indicações a serem feitas.

Por derradeiro, esclareço que não deixo de apoiar o governo em função de uma indicação, mas se houver retrocesso com a escolha, e falo isto em função dos objetivos que temos como conservadores acadêmicos e não como políticos, descobriremos isto ao longo dos anos, e se for necessário, combateremos. Mas sou de direita, sou conservador e apoio os valores que nos unem. Portanto continuo nas fileiras.

Estado mínimo, Educação de base, Livre Mercado e Segurança. Estas são as características (e bandeiras) básicas de um Conservador. Caso Bolsonaro continue nessa trilha sempre estarei ao lado dele, pois meu compromisso é com o bem-estar da Nação e não com interesses particulares.

Bom final de semana a todos!

Paulo Costa, para Vida Destra, 3/10/2.020.

Sigam-me no Twitter! @PauloCostaOfic2

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Antonio
Luiz Antonio
3 anos atrás

No cauteloso art. de @PauloCostaOfic2 s/as escolhas de Bolsonaro, podemos dizer q o conservador da ala dura sempre vai atirar a primeira pedra, ou por causa da Lagosta ou por causa de ser desarmamentista. Eu apoio Bolsonaro mas tinha q ser um juiz que entrou p/ 1/5 dos Inferno. Peraí, Moro nem advogado era.

Jandiara
Jandiara
3 anos atrás

Nesta vida aprendi, o tempo cura, o tempo revela, revela a verdade, revela a verdadeira face do ser humano. Por mais que tentem fingir o que não São, ninguém consegue vestir uma armadura de bom moço e agir eternamente igual. Já tivemos muitas decepções nesta vida, eu continuo acreditando no bom senso de Bolsonaro. Lembremos, pessoas são voluveis, lembram de Moro? Quais as reais intenções escondidas em suas atitudes?!

Sander Souza
3 anos atrás

Parabéns pelo excelente artigo!
Faço minhas as suas palavras!

Lucia Mariano Da Silva Souza
Lucia Mariano Da Silva Souza
3 anos atrás

Parabéns, ótimo artigo!

Nunes
Admin
3 anos atrás

Perfeito ! É hora de nós, como conservadores e maioria da população do país, defendermos nossas bandeiras.