Fernando Alves Cristóvão, crítico literário português, afirma que hoje em dia Cultura significa somente propaganda.

Segundo este respeitadíssimo senhor acima citado, virou sinônimo de cultura a falta de instrução, virou arma de vitimistas sempre interessados e preocupados em tentar defender a preguiça, dizendo- se vítimas de uma “sociedade injusta”.

Vejo isto quase todos os dias, seja por comentários de amigos, seja de familiares.

Confesso que cansa este tipo de abordagem, que demonstra que o ser humano desistiu de evoluir.

Quando indicaram Lula, um lavador de dinheiro que foi descondenado pela Justiça do CEP, como membro da Academia Brasileira de Letras, indicação esta feita por Raymundo Faoro e que graças a Deus não foi adiante, percebemos que o mundo capotou.

Veja, caro leitor, que atualmente temos dois recém membros da Academia Brasileira de Letras, Gilberto Gil e Fernanda Montenegro, que jamais escreveram livros. Jamais!!!

Daqui a pouco vão considerar Fernandinho Beira-Mar um filósofo, pois há juízes e promotores que já pediram para fazer fotos com este traficante que cumpre pena máxima de reclusão.

Não é demais lembrar que já tivemos jornalistas do jornal Folha de São Paulo tratando Marcinho VP, outro traficante e estuprador confesso, como um filósofo.

Mais uma vez, o mundo capota!!!

“Neste país chamado Brasil, tudo cresce de cabeça para baixo, como as bananas”.

Não crença espiritual de uma sociedade viciada em assistencialismo, que não consegue, até hoje, entender o que é inflação, carestia, demanda versus oferta, concorrência etc., vemos que os valores familiares também são jogados no lixo.

As estatísticas de jovens e adolescentes que estão se transformando em alcoólatras com a anuência dos pais são assustadoras.

“Vejam quantos são os atendimentos em prontos-socorros espalhados pelo Brasil atualmente, que mostram claramente o número de intoxicações provenientes do álcool”.

Pelo menos, caro leitor, peça a quem duvide desta afirmação, que faço baseada em números, para entrar na página do SUS, abandonando sua fiel companheira, a preguiça; consultar as estatísticas já alertadas pela ex-ministra Damares e que crescem assustadoramente.

O que posso dizer a respeito destas pobres criaturas, que não recebem educação de qualidade dentro e fora das escolas?

A verdade é que as condições civilizacionais estão em estado de putrefação moral e cultural.

Para se defender da preguiça de aprender para poder melhor educar, se escondem no “moralismo oportunista” dizendo não serem necessárias educação e cultura, mas somente caráter.

Erro básico de quem prefere Instagram, Facebook, Twitter, fotos e selfies com amigos, subcelebridades e famosos, aos livros ou a um bom curso.

Atualmente, é cada vez maior o número de cursos livres disponíveis às pessoas interessadas em compreender o mundo. Isto é um fato, caro leitor, não é uma narrativa.

Legal mesmo para estes pobres ignorantes culturais é lacrar e mostrar seu estilo de vida.

Este posicionamento que tenho não é crítica a quem faz isto, mas adotar somente este tipo de comportamento é a confissão de que a preocupação é somente com status, lacração etc.

É uma forma de sobrevivência rasa para que as pessoas possam lembrar de alguém.

“A seletividade baseada em esforço e dedicação não é uma questão de elitismo; é uma questão de sobrevivência moral e educacional para o crescimento de uma sociedade”, como sempre disse Thomas Sowell.

Estou convencido de quem estuda, se informa, lê livros e artigos, está condenado pelos reais ignorantes culturais a viver na “marginalidade”, pois, berço cultural baseado apenas em caráter não dá condições a qualquer pessoa de galgar melhores condições sociais e econômicas.

Enfim, mas para todo mal há uma solução nada complexa.

Mostre os fatos, caro leitor, pois algumas iniciativas que noto são extremamente positivas.

O que irrita o ignorante cultural é falta de compreensão do significado das palavras, imagine de um pensamento!?!

Portanto, mostre os fatos. Será mais fácil.

Existem jovens e adultos surgindo, sedentos de conhecimento e informação de qualidade, que são fundamentos essenciais para o ser humano que queira crescer e ser exemplo para ele próprio, familiares, amigos e para o mundo.

Não esmoreça. Vale a pena.

 

 

Paulo Costa, empresário, para Vida Destra, 03/06/2022.                                                    Vamos debater o meu artigo! Sigam me no Gettr: @PauloCostaOfic2

 

Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Últimos posts por Paulo Costa (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments