Nada mais desastroso que a dispersão. Concentre a luz de seu aprendizado e saber em uma lupa. Pense que a sede de seu conhecimento, deve estar concentrado nela.
Quanto mais luz houver na lupa, mais calor haverá na missão de aprender e difundir conhecimento.
Tenha sempre uma lupa em seus pensamentos e reflexões, sobre o que é conhecimento.
Se esmere. Prospere na dificuldade da compreensão. Lute. Não se abata. Que seu espírito aprenda a ser uma lupa. Seja convergente nas suas atenções. Progrida. Insista. Não desanime. Que cada tarefa absorva-o profundamente, como se fosse única.
Ordene seu trabalho para se dedicar não unicamente com afinco, mas com sabedoria. Ninguém nasce gênio. Todos eles só foram grandes, pela aplicação de toda sua força no ponto que tinham decidido enfocar.
Não se agite. Concentre-se. Busque ordenamento. Não podemos evitar a interrupção e a mudança de tarefas. Ou seja, toda vez que retomarmos o trabalho, aquilo que eu disse sobre concentração deverá ser aplicado novamente.
Pense simples. Haja simples. Exclua outros pensamentos para se dedicar ao que está fazendo agora. Vaivéns não dão bons resultados, há não ser, que anote em que ponto parou. Este é o conselho de um simples crédulo na capacidade transformadora, que o trabalho pode lhe dar.
Confie. Boa noite a todos!
Ah, já ia esquecendo, andem daqui para frente com a lupa!!
Paulo Costa, para Vida Destra, 2/9/2020
Sigam-me no Twitter! Vamos agregar informações e debate a meu artigo! @PauloCostaOfic2
- Por que votar em Bolsonaro? - 30 de setembro de 2022
- O que é ser cristão? - 29 de setembro de 2022
- O que é Cultura? - 3 de junho de 2022
Parabéns pelo artigo. As vezes precisamos “desintoxicar” da rotina e das notícias.
Parabéns pela excelente reflexão!