Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião

Afinal, você é um voluntário?

As datas mais importantes de sua vida são duas.

A data em que você nasce. E a data em que você descobre o que tem que ser feito.

Este pequeno detalhe que foi suscitado por mim, parafraseando Mark Twain, qualifica de diversas maneiras o labor intelectual que você adquire ao longo do tempo de vida, mas o que fazer com ele é o que importa.

Faça uma reflexão disto que estou dizendo, consultando o Evangelho quando você acessa um texto chamado “Uma oração a verdade”.

O texto incita você a não deixar de ter relacionamento com Deus, mas também com sua consciência. Consciência espiritual, na verdade, tem relação direta com seus atos, na vida íntima, familiar, social e política.

Estes assuntos estão diretamente ligados a Deus.

Pense bem, reflita. Da oração à ação é necessário não somente vigor e disposição, mas principalmente disciplina. Junto à disciplina, uma entrega além de suas forças é o combustível insubstituível para sua alma.

Mas quando falamos em Deus, em alma, em oração, as pessoas acham que somos religiosos demais. “Carolas demais”, como dizem os intelectuais de botequim.

Faço um desafio. Tente tirar o desejo de fazer para ver o que acontece. O desejo vem da inspiração interior, para que seus feitos se tornem realidade em qualquer área onde você quer ter atuação.

Experimente não ter o desejo de trabalhar e de se doar a uma causa. A oração que citei acima diz respeito a você alçar voo ou perder suas asas. O caminho é longo, eu sei. As provações são duras.

Neste atual momento, saia um pouco do ambiente religioso e imagine uma criança que nada diz, mas que olha fixamente, e de forma ardente, para um brinquedo na vitrine e, depois, olha para seu pai que sorri lhe sorri de volta.

Este momento não representa uma oração, comovente e sensível?

Mas o importante não é dar por dar, é se doar por um objetivo. É por isso que existe um conceito arraigado em nossa sociedade ocidental, que é o conceito de compensações por ações realizadas.

Portanto, o ato de se voluntariar a uma ação é como se você estivesse orando sempre.

É preciso desejar ardentemente para que sua vida tenha um conceito eterno, um legado a ser deixado como exemplo para as próximas gerações.

 

Aplique este conceito ao seu desejo de saber. Mas adianta saber e guardar isto consigo? Diz A.D Sertillanges que o desejo de saber define nossa inteligência como potência vital para nossa vida.

Pois bem, se você concorda com tudo o que estou a dizer ou com boa parte deste raciocínio, você é um voluntario.

Se a preguiça não o alcança, você tem o dom de se doar. Mesmo que ela bata à sua porta, se o seu espirito é despertado pelo desejo de ajudar, compartilhar e crescer, você não deverá jamais usar – quando lhe cobrarem uma ação que você assumiu como compromisso – as expressões: já faço demais, faço mais do que pedem ou não tenho tempo.

É fácil elogiar São Francisco de Assis, Santo Tomás de Aquino, Irmã Dulce etc. Citá-los, então, é uma delícia para quem o ouve. Difícil é ter este espirito altivo. Difícil é combater a letargia, é ignorar que você está longe se ser o que pensa que é.

Portanto, se você assumiu um compromisso, arque com as consequências de seus atos. Seja prudente, mas não ausente.

O mesmo digo aos brasileiros que não veem o perigo pelo qual estamos passando atualmente.

Se não nos esforçarmos além daquilo que julgamos ser possível, veremos este país atolado em uma tragédia jamais vista, ao entregarmos novamente para bandidos, criminosos e corruptos o destino da nossa Nação. Se quiser chamá-los de progressistas, new left, esquerdistas, comunistas, não importa, mas saiba que de seu esforço contínuo vem o júbilo pelo dever cumprido.

Se voluntarie sempre!!!

Não abandone uma causa em função da falta de tempo e não se sinta ofendido por ser chamado a participar. Aceite as críticas. Seu espírito agradece mesmo quando seu ego se enfurece. Eu, modestamente, prefiro ficar em paz com meu espírito. Às favas com o ego!!

E lembre-se: a abelha trabalha no escuro, pois seu pensamento sempre está à frente, andando lado a lado com a virtude para assim deixar um legado.

 

 

Paulo Costa, para Vida Destra, 28/02/2022.                                                            Vamos debater o meu artigo! Sigam me no Twitter: @PauloCostaOfic

 

Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *