Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião Política

Consciência Eleitoral

Estamos a cinco dias do primeiro turno das eleições municipais e queria deixar aqui uma constatação, na esperança de chamar a atenção para algumas pessoas.

Como todo mundo, tenho conhecidos, amigos e até parentes, que não sei se por desinformação, preguiça de ler além da capa ou do título em letras garrafais, ou por pura hipocrisia, que bradam contra algumas situações, na hora de votar, votam justamente nos candidatos que defendem o contrário do que pensam.

Tenho amigos que dizem que não tomarão a vacina da China, que obrigar é uma arbitrariedade, que não vota na esquerda, mas tem a cara lavada de dizer:

– “Cirão, para presidente!

Custo acreditar que seja mal-informado, pois além de ser de esquerda, foi o PDT de Ciro que entrou no STF pela obrigatoriedade de se tomar a vacina.

Ou reclamam da violência, dizendo que o governo não consegue garantir a segurança da população. Mas se esquecem, que o PSB, do Deputado Alessandro Molon, entrou no STF para impedir ações da polícia em comunidades dominadas pelo tráfico.

Ou então: 

– “É um absurdo, essa coisa de meninos e meninas usarem o mesmo banheiro, não quero isso para meu filho!

E vai lá votar em candidatos do PSOL. Esquecem que, justamente, o PSOL é quem mais defende ideologia de gênero.

Outro exemplo: 

– “Querem destruir a família! Onde já se viu? Casamento de consanguíneos, onde vamos parar com essa PL da família do século XXI?”

Mas na hora de votar, vai de Martha Rocha, do PDT, autora da referida PL.

E, ainda:

– “Se o Bolsonaro, é contra a eleição de Biden, então é para ele que vou torcer! Não gosto do Bolsonaro”

E esquecem que Biden é social-democrata, parceiro da China (quando Biden era vice de Obama, a China teve o controle do Mar da China Meridional) e adepto do globalismo.

Aqui quero deixar uma visão, muito pessoal.

Qualquer pessoa tem o direito de não gostar de alguém. Mas o não gostar, é um sentimento muito subjetivo.

Como não gostar?

Você conhece a pessoa? Conviveu com ela? 

É muito fácil dizer que não gosta de uma comida que nunca comeu, ou de um livro que nunca leu.

Minha avó já dizia: “Quem vê cara, não vê coração!”

Você pode não aceitar certas atitudes de uma pessoa, mas jamais dizer que não gosta até conhecê-la pessoalmente, pois você não sabe o porquê da atitude, ou que não gosta da aparência de uma determinada comida, mas não pode dizer não gosta da comida, até prová-la. 

Isso, se chama prejulgamento!

“Não julgueis, e não sereis julgados” (Mt 7,1).

Vou deixar aqui, alguns alertas: 

Para todos que tem esses pensamentos equivocados, lembro que deveriam se informar melhor sobre sua visão de mundo: quem fez, e quem faz o quê e, principalmente, sobre os candidatos que irão votar.

Não existe partido de direita no Brasil. Então se quiser votar conscientemente, escolha bem por princípios e ética, sabendo que existem candidatos bons, conservadores em partidos socialistas, por falta de opção partidária, mas sabendo que esses jamais se candidatariam pelo PT, PDT e PSOL.

Sabe aquela indignação, que sentiu, por precisar do auxílio-emergencial do governo e não conseguiu? Ou algum parente, ou amigo que precisava, e não conseguiu?

Pois, o TCU identificou 10,7 mil candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereador que receberam alguma parcela do auxílio-emergencial até julho, mas declararam patrimônio de mais de R$ 300 mil à Justiça Eleitoral. Aqui, você acessa a lista.

Vamos votar com consciência, pensando no país, e no mundo que queremos deixar para nossos filhos e netos.

 

Adilson Veiga, para Vida Destra, 10/11/2020
Vamos discutir o Tema! Sigam-me no Twitter @ajveiga2 e no Parler @AJVeiga

16 COMMENTS

  1. Bom dia meu amigo! Realmente são tempos difíceis. Precisamos que o eleitor desenvolva essa consciência, até para lutarmos contra possíveis fraudes que possam ocorrer. Excelente artigo.

  2. Excelente artigo, meu amigo!
    Está na hora das pessoas mostrarem, através de atitudes e não de palavras, que realmente estão dispostas a trabalhar em prol de um Brasil melhor!
    Lido e compartilhado!

  3. Muito bom. Que se extinguam as paixões com políticos e partidos. Vamos rumo a uma eleição mais técnica e menos apaixonada.

  4. No alertante artigo de @ajveiga2 sobre consciência eleitoral, fico com a posição de que muitos trabalhadores não tem tempo para informação por isto o voto não deveria ser obrigatório. Como demover tanta gente murrinha?

  5. Excelente texto. Oportuno e informativo. Ao mostrar as mazelas de certas campanhas, chama a atenção do eleitor sobre nossa responsabilidade diante da tecla CONFIRMA. Leitura imperdível. Parabéns, Adilson.

  6. Quem não sabe votar, não pode pedir ou querer democracia. Não como castigo, mas porque ele próprio, por essa incompetência, não permite que ela se viabilize.

    • Boa tarde meu amigo!
      É verdade, conheço várias pessoas, que são moralmente certas, e votam errado, pelos motivos errados. Total falta de uma consciência eleitoral.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pai de família, conservador e cozinheiro nas horas vagas.