Nesta série de artigos, sempre publicados às quintas-feiras, analisaremos a obra: Como ser um conservador, do filósofo e escritor inglês Roger Vernon Scruton, que faleceu em 12 de Janeiro de 2020. Acesse o sumário neste link, não se esqueça de colocar o mesmo nos seus favoritos. Lembrando que os títulos e subtítulos podem não ser iguais aos existentes no livro. Sem mais delongas, aproveitem!

 

 

A verdade no Capitalismo 

 

Transferência de custos

 

Exemplo das garrafas

 

Atenção: Antes de ler este artigo, recomendamos que leia o Destrinchando 31!

Neste artigo você entenderá com um exemplo, a prática corporativista que algumas empresas usam para transferirem custos para terceiros, que falamos no artigo anterior.

Considere as garrafas como um exemplo simples. Há algumas décadas, garrafas eram produtos custosos de se produzir e para uma fabricante de bebidas, o valor do produto era praticamente metade do preço da mesma engarrafada. Basicamente esse era o ciclo: ninguém jogava as garrafas no lixo, todas eram recicladas, e as garrafas devolvidas na loja eram reutilizadas pelo fabricante.

Como ainda estamos vivendo os primeiros anos de embalagens não biodegradáveis, agora as garrafas de vidro e de plástico podem ser produzidas de forma baratas e escalonáveis, e para o fabricante compensa abandoná-las à sua própria sorte do que recuperá-las. Prática que acarreta custos sociais e ao meio ambiente.

Garrafas, copos e embalagens de diversos produtos feitas de plástico entopem córregos e as valas, bloqueiam o escoamento e bueiros, agravam as inundações, representam ameaças às fazendas e aos animais e plantas selvagens. Cidades também não ficam livres da poluição desordeira e seus efeitos nefastos.

A fabricante de bebidas não produz as garrafas, estes produtos são produzidos e distribuídos de forma tão abundantemente na nossa sociedade atual, que não há como apontar uma vítima.

Caso o exemplo acima não tenha ficado claro, no próximo artigo falaremos sobre outro exemplo de transferências de custos que as empresas utilizam.

 

 

Compre: Como ser conservador, clicando abaixo e ajude a Revista Vida Destra.

 

Nunes, para Vida Destra, 02/09/2021
Vamos discutir o Tema. Sigam o perfil do Vida Destra no Twitter @vidadestra

 

Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

Acompanhe me
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments