Estamos vendo o Governador de São Paulo, João Dória (PSDB), a cada dia mais preocupado para adiantar os testes da vacina, para poder “encher o bolso”, ops, digo, ajudar a população contra a COVID-19.
Mas o preço a pagar por isso poderá ser caro para o Instituto Butantan, e para ele mesmo. Claro que falo isso contando que teremos uma investigação séria e justiça, para saber a verdade. Tudo que vou colocar aqui não são fatos confirmados, são situações suspeitas e que estão com as investigações em curso, e não há nenhuma acusação, tampouco faço acusações. Apenas, pode-se dizer, são fatos levantados para serem analisados.
Quando sabemos que alguém morreu atropelado, temos a noção que deve ter sido um veículo que bateu na pessoa, ou então, quando é um tiro na cabeça, ou até uma facada, também temos uma noção clara do motivo da morte. Mas quando encontramos uma pessoa morta sem nenhum motivo aparente, e essa pessoa está sendo voluntária em uma pesquisa, cujo objetivo é desenvolver uma vacina para imunização de uma doença letal, qualquer coisa que aconteça a essa pessoa merece total atenção!
Temos, sim, que parar tudo e verificar o que está acontecendo, pelo menos isso seria o mais correto a fazer, certo? Pois então, o Instituto Butantan não trouxe à tona a notícia do falecimento de uma destas pessoas voluntárias. O falecimento aconteceu no dia 29 de outubro, mas o laudo só saiu no dia 12 de novembro, com a informação muito vaga.
Laudos do IML (Instituto Médico Legal) e do IC (Instituto de Criminalística), apontam que o voluntário de 32 anos, que participava das pesquisas de desenvolvimento da CoronaVac, morreu em consequência de uma intoxicação por agentes químicos. Foi verificada a presença de opioides, sedativos e álcool no sangue da vítima.
Como é? Um voluntário de testes de uma vacina morre sem causa aparente, e o próprio Instituto Butantan não suspendeu os testes dessa vacina, que será aplicada em milhões de pessoas? Se foi suicídio, qual o motivo que levou o rapaz a tomar essa decisão de tirar sua vida? Não poderia ter sido uma reação da vacina? A vacina pode causar apenas reações físicas, ou também pode causar reações que afetem o equilíbrio emocional e psicológico das pessoas?
Caso cheguem à conclusão que o rapaz já tinha tendências suicidas, antes de fazer os testes para se tornar voluntário, como confiar no teste que permite, que alguém com o pensamento suicida, sirva de voluntário? Há muitas situações para serem investigadas, antes mesmo da vacina ser aprovada para ser aplicada nas “cobaias”, digo, nos pacientes do SUS.
Pensando bem em tudo isso, o voluntário de uma vacina em teste foi encontrado morto, sem causa aparente, no dia 29 de outubro, o laudo saiu no dia 12 de novembro, e nem o Butantan, e muito menos a imprensa, levantou esse caso. Será que acontecendo outro fato destes, se já não aconteceu, eles vão falar?
Repito que tudo isso são minhas opiniões, e que merece uma investigação séria dos órgãos responsáveis, para que a população fique mais tranquila quanto a efetividade da vacina. Como o meu papel é de trazer informação, preciso mostrar os fatos para as pessoas formarem suas opiniões, e cobrarem a verdade de quem deve ser cobrado.
Precisamos saber o motivo de não terem sido suspensos os testes, desde a descoberta da morte do voluntário, até sair os laudos com o verdadeiro motivo do falecimento. Até esse momento, não temos a informação precisa da suspensão dos testes, e sobre a causa da morte do voluntário. Dias depois do falecimento, o laudo diz ser por mistura de álcool com sedativos e analgésicos. Suicídio? Qual motivo? Depressão, ou mesmo efeito da vacina?
Querer impor a aplicação de uma vacina, apenas para “amaciar” egos, pode custar caro para a família de alguém!
Claiton Appel, para Vida Destra, 16/11/2020
Vamos discutir o Tema! Sigam-me no Twitter @appel67
- A CPI do Ódio atropelada pelo Brasil sobre rodas - 25 de maio de 2021
- Povo verde e amarelo, com as famílias cristãs, decretam Artigo 5º da Constituição Federal - 18 de maio de 2021
- O decreto do Artigo 5º da Constituição Federal, um necessário “pleonasmo abusivo” - 11 de maio de 2021
ótimo artigo! parabéns
Mais um ótimo artigo! Lido e compartilhado!
No indagativo art. de @appeal67 s/abafa de Dória e Butantã s/morte do voluntario, ficamos com várias perguntas no ar. Anvisa suspende testes. Lewandowski dá 24 hs. p/Anvisa. Anvisa libera testes. Intoxicação exógena não é suicídio. Porque a pressa? Que é de o Trib.Contas p/analisar o contrato?