Paciência tem limites. Quando alguém ultrapassa esses limites, é preciso ter sangue de barata para permanecer impassível, sem qualquer reação. E, vamos reconhecer, mesmo que educados, bem formados, cultos, bem treinados e disciplinados, generais não costumam ter sangue de barata.

Foi por terem ultrapassado os limites que o General Augusto Heleno, Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, disparou um sonoro e bem colocado “foda-se” dirigido ao Congresso.

O que teria motivado tal destempero por parte do ilustre general? Ao que tudo indica, a irritação de Heleno deveu-se a pressão do Congresso em controlar parte do orçamento impositivo, naquilo que ele qualificou como “chantagem”.

“Nós não podemos aceitar esses caras chantagearem a gente o tempo todo. Foda-se”, disse o Ministro Heleno, em áudio captado pela transmissão ao vivo, pela internet, de um evento no Palácio da Alvorada e noticiado pelo jornal O Globo.

Conforme matéria do jornal Correio do Estado, (…) A demonstração da irritação de Augusto Heleno com a pressão do Congresso em controlar parte do orçamento impositivo começou logo cedo, às 8 h de ontem, dia 19/02, durante cerimônia de hasteamento da bandeira no Palácio da Alvorada.

Heleno afirmou que o governo estava “negociando uma rendição” ao aceitar que o Congresso derrubasse parte dos vetos do presidente e pediu que os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, refizessem a negociação com o Congresso para tentar manter todos os vetos.

A sugestão de Heleno foi feita a Bolsonaro em evento que também contou com Paulo Guedes e Luiz Eduardo Ramos Ramos. O general afirmou que o governo não pode ficar “acuado”, com a possibilidade de o parlamento controlar aproximadamente R$ 30 bilhões em recursos de emendas impositivas.

Ainda conforme o jornal O Globo – diz a matéria – o presidente Jair Bolsonaro pediu cautela ao Ministro e aconselhou a articulação política a costurar novo acordo” com o Congresso sobre as emendas. O general quer que o presidente convoque o povo a ir às ruas contra os parlamentares.(…).

A reação de Heleno sugerindo que se conclame a população para ir às ruas demonstra que a paciência com as tentativas de inviabilizar a governabilidade, tanto por parte da classe política, quanto da imprensa, está chegando ao fim. Essa corda já vem sendo esticada demais desde o início do mandato do atual governo e não tenho dúvida que, se conclamada, a população reagirá.

De minha parte, caros leitores, concordo integralmente com o Ministro Heleno. Afinal, paciência tem limites e seria uma questão de bom senso que os congressistas entendessem isso..

Laerte A. Ferraz, para Vida Destra, 20/02/2020.

Sigam-me no Twitter! Vamos debater este tema, e muitos outros! @ferrazlaerte

Laerte A. Ferraz
Acompanhe me
Últimos posts por Laerte A. Ferraz (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo Moraes Maia Filho
Eduardo Moraes Maia Filho
4 meses atrás

Disse o que deveria ser dito em alto e bom som. Teria os aplausos de mais de 57 milhões de Brasileiros cansados de serem roubados e sedentos por boas mudanças para o nosso Brasil.
Ótimo artigo Sr. Laerte A. Ferraz.

AndrelferaQB
AndrelferaQB
4 meses atrás

Conte comigo
Afinal o congresso há tempos vem se insurgindo contra a democracia
Ou vamos as ruas ou as raposas dominam o galinheiro

Teca Jan
Teca Jan
4 meses atrás

Duvido que tenha algum eleitor do PR que discorde do Gen Heleno, é uma afonta diária desses bandidos, com nome na planilha da odebrecht!!

MARA REIS
MARA REIS
4 meses atrás

Eu acho que ele foi paciente até demais. Tanto o congresso quanto a mídia estou passando de todos os limites!

Djalma de Oliveira
Djalma de Oliveira
4 meses atrás

Realmente chegou no limite, o povo não guenta mais este congresso e este senado fétido basta corrupto…

Agamenon Oliveira
Agamenon Oliveira
4 meses atrás

Tem que fechar estas merdas, onde a maioria é corrupta. O povo na rua tem poder, está faltando só, boa vontade e ousadia. BASTA DESSES BANDIDOS.

Claudio Fonseca
Claudio Fonseca
4 meses atrás

Tem que corrigir tudo, congresso, STF, STJ (não fazem nada pelo povo e o país, pra que 2 ainda por cima?). Colocar os corruptos pra trabalhar, sem mordomias e recuperar o que foi roubado do povo!

Márcio Mesquita da silva
Márcio Mesquita da silva
4 meses atrás

Concordo!!

Roselia B
Roselia B
4 meses atrás

Surreal. No Brasil estào acontecendo coisas surreais. O Presidente Bolsonaro, nao vai poder passar o seu governo remendando, cedendo as suas prerrogativas ao congresso que NOS CHANTAGEIA atè mesmo por uma banalissima carteira de estudante. ELES estao no comando. O Presidente ainda nao entendeu? O Rei reina mas nào governa! Quem está governando o Brasil sào os poderes Legislativo e Judiciàrio. E isso na cara dura. Debaixo da luz do sol.Nao fazem questào nem de se esconder. O BRASIL ESTÁ VIVENDO UM PARLAMENTARISMO “BRANCO”. E assim eles vao derrubá-lo. BOLSONARO, NÀO ESTA GOVERNANDO!!!

Nina
Nina
4 meses atrás

GENERAL HELENO, HOMEM DE MORAL ILIBADA, FALOU O QUE CADA BRASILEIRO TEM VONTADE DE FALAR! DEUS ABENÇOE SEMPRE QUERIDO GENERAL HELENO! O RESTO É LIXO A SER EXPURGADO! NÃO ELEJAM BANDIDOS!

Marcos Pasquarelle
Marcos Pasquarelle
4 meses atrás

Até qdo faremos manifestações? Lembro q nada, absolutamente nada tá acima do povo soberano brasileiro. Portanto, se é p/resolver o problema, q seja d☝️vez. Temos q pedir a nosso Chefe de Estado p/fechar os 2 podres poderes. Ñ a o q s discutir, ñ temos q dar explicações a ninguém.