Por Fabio Oliveira
Twitter: @fabio_oliveira
Portuguesa-RJ x Corinthians – Copa do Brasil
3ª Fase – Jogo de Ida
Nada demais!
O Corinthians iniciou sua participação na Copa do Brasil na noite dessa quarta-feira (20) enfrentando a Portuguesa-RJ. A partida foi realizada em Londrina, por opção da Portuguesa que era mandante do jogo.
O técnico Vítor Pereira escalou uma equipe muito alternativa para dar rodagem ao elenco e poupar os titulares, visando o clássico de sábado e a partida contra o Boca pela Libertadores.
Com isso, o Timão foi a campo com: Ivan, Fágner, Robert Renan, Gil e Bruno Melo. Xavier, Roni e Giuliano. No ataque Mosquito, Adson e Jô.
Logo aos 2 minutos, Xavier foi desarmado na defesa e o atacante Cafu bateu da entrada da área para vencer Ivan, que estava muito mal colocado. 1×0 já de cara!
O Corinthians partiu em busca do empate e criou algumas chances com Mosquito. Em uma delas, aos 10, o atacante foi tocado enquanto invadia a área e pediu pênalti. O árbitro mandou o jogo seguir e como nessa fase não temos VAR, o lance não foi revisto.
Mosquito apareceu bem de novo e obrigou o goleiro a boa defesa após chute cruzado.
Com 21 minutos, Giuliano cruzou rasteiro da direita e Mosquito chegou finalizando livre de frente pro gol, mas mandou pra fora.
Logo na sequência, a Portuguesa respondeu. Após bate e rebate, a bola sobrou para Claudinho livre na área, mas o atacante isolou.
O Corinthians seguia atacando, mas esbarrava na falta de entrosamento e na forte marcação do adversário.
Na reta final, Bruno Melo achou Giuliano na área mas o meia finalizou mal e facilitou a vida do goleiro.
Aos 45, finalmente o empate saiu. Mosquito cruzou da direita, a bola passou por Roni mas chegou em Jô, que dominou e bateu de direita no cantinho. Gol de camisa 9!
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLL pic.twitter.com/FqmdBTBKg6
— Corinthians (@Corinthians) April 21, 2022
E com isso se encerrou o primeiro tempo.
O alvinegro voltou com 3 modificações para o segundo tempo entraram: Mantuan, Giovane e Rafael Ramos nos lugares de Adson, Jô e Fágner.
A primeira chance veio dos pés de Giovane. O garoto recebeu e bateu forte da entrada da área. A bola passou raspando a trave.
Aos 15, a Portuguesa tentou chute de fora e não levou perigo à Ivan.
Pouco depois, Giuliano deu lugar a Du Queiroz.
Com 27, Ivan fez grande intervenção após cobrança de escanteio e impediu que o adversário marcasse novamente.
Na sequência foi a vez de Mosquito sair e dar lugar para Wesley, de 17 anos, fazer sua estreia entre os profissionais. E o menino quase marcou de cabeça em sua primeira jogada, mas a bola raspou o travessão e saiu!
A última chance corinthiana veio em finalização pra fora de Mantuan após cruzamento de Giovane.
O jogo foi interrompido devido a sinalizadores, mas não teve mais nenhuma grande chance pra nenhum dos lados.
Fim de jogo no Estádio do Café. Corinthians e Portuguesa-RJ empatam em 1 a 1.
A partida de volta será no dia 11 de maio, às 21h30, na Neo Química Arena.
📸 Rodrigo Coca / Ag. Corinthians pic.twitter.com/UPcNN6kE9A
— Corinthians (@Corinthians) April 21, 2022
Levando em conta a escalação com jogares que mal jogaram esse ano, o resultado não foi ruim e deixa o Timão com ótimas chances de avançar com um resultado simples em casa.
A ideia era preservar os titulares para a sequência complicada que se inicia no sábado e isso foi feito.
Dois pontos a serem destacados:
1º Pra quem já viu no meio campo duplas como Rincón e Vampeta, Elias e Cristian, Ralf e Paulinho (falando das que eu vi), ver Xavier e Roni chega a ser quase uma ofensa!
2º Nem com time totalmente reserva o Luan conseguiu espaço. E, ao contrário do que o Casagrande quis insinuar, não é por marcação do treinador e sim porque o atacante não demonstra a menor vontade de ajudar em campo.
Tudo aberto para a partida de volta, agora é foco total no clássico de sábado!!
#VaiCorinthians
*Fabio Oliveira é um brasileiro apaixonado por futebol e pelo Timão.
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE