Por Fabio Oliveira
Twitter: @fabio_oliveira
Corinthians x Portuguesa-RJ – Copa do Brasil 2022
3ª Fase – Jogo de Volta
Sem susto!
O Corinthians recebeu a Portuguesa-RJ na NeoQuímica Arena para o jogo de volta da Copa do Brasil, após empate em 1×1 no primeiro confronto.
O time foi a campo com: Cássio, Piton, João Victor, Robson e Fábio Santos. Maycon, Roni e Giuliano. Adson, Mosquito e Júnior Moraes.
Assim que a escalação saiu era de se esperar um 4-3-3 com Piton improvisado na lateral direita como foi contra o Cali pela Libertadores, mas assim que a bola rolou o Timão se desenhou em um 3-6-1 com Fábio Santos de 3º zagueiro, Mosquito e Piton nas alas, Giuliano e Adson encostando em Júnior Moraes no ataque.
Empurrado por mais de 35 mil pessoas nas arquibancadas, o Corinthians iniciou pressionando e se impondo. Logo aos 7 a bola já foi para as redes.
Após cruzamento da esquerda, Giuliano tentou uma bicicleta e a bola sobrou para Júnior Moraes, livre, finalizar tirando do goleiro!
Festa em Itaquera! Júnior Moraes foi comemorar com a torcida, visivelmente emocionado!
1T | 08 min: Jr. Moraes desencantou! #SCCPxPOR (1-0)#DiaDeCorinthians#VaiCorinthians pic.twitter.com/A3VsCF2fjn
— Corinthians (@Corinthians) May 12, 2022
O Timão seguiu sufocando a Portuguesa e se mantendo no campo de ataque. Em outra boa oportunidade, Mosquito recebeu dentro da área e finalizou cruzado, mas a bola saiu raspando a trave!
Minutos depois, Mosquito recebeu novamente na área e dessa vez cruzou rasteiro para Giuliano completar para o gol. Belo gol coletivo!
Confira comigo no reply#SCCPxPOR (2-0)#DiaDeCorinthians#VaiCorinthians pic.twitter.com/mqTlnYxhDs
— Corinthians (@Corinthians) May 12, 2022
A classificação já estava garantida, visto que o adversário não esboçava reação.
Na reta final do primeiro tempo, Cássio foi substituído devido desconforto na coxa. O goleiro Ivan foi para o jogo.
Já nos acréscimos, Adson teve boa chance de ampliar, mas a bola parou no goleiro!
Final de primeiro tempo.
O Timão voltou do intervalo com Giovane e Cantillo nos lugares de Júnior Moraes e Maycon.
O Coringão continuava com a posse de bola e rondava a área adversária, mas não criava muitas oportunidades. Vez ou outra arriscava um chute de longe, porém sem muito sucesso.
O Timão pecava no último passe e não conseguiu traduzir o domínio na posse de bola em mais gols, mas o adversário não conseguiu assustar em momento algum.
Vítor Pereira deu nova oportunidade ao menino Wesley e já no final do jogo, ele teve oportunidade de marcar, mas o goleiro fez boa defesa!
A partida chegou ao final com 2×0 e classificação alvinegra para a próxima fase da Copa do Brasil.
Admirável que em 3 meses o time de Vítor Pereira tenha tanta variação tática, muito mais que os últimos treinadores todos somados!
Outro ponto a ser reconhecido foi a inteligência do time claramente se poupando durante o jogo. Era jogo pra golear? Sim, mas evitar um desgaste é algo de extrema importância em meio à essa maratona de jogos.
O Corinthians jogou como deve ser: se impôs e não teve a classificação ameaçada em nenhum momento.
Seguimos confiantes e melhorando jogo após jogo.
Rumo à próxima fase e #VaiCorinthians !!
*Fabio Oliveira é um brasileiro apaixonado por futebol e pelo Timão.
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE