Por Fabio Oliveira
Twitter: @fabio_oliveira
Boca Juniors x Corinthians – Libertadores 2022
Fase de Grupos – 5ª Rodada
1 ponto na raça!
Na noite dessa terça-feira (17), o Corinthians foi até a Argentina enfrentar o Boca Juniors, a arbitragem e a Conmebol.
O Timão entrou em campo buscando manter a primeira colocação no grupo, enquanto o adversário precisava da vitória para encaminhar a classificação para a próxima fase.
Sem Fágner, ainda no DM, e Rafael Ramos ilegível, Vítor Pereira mandou o Corinthians a campo quase em um 5-2-3 com: Cássio, Piton, João Victor, Robson Bambu, Raul Gustavo e Fábio Santos. Maycon e Du Queiroz no meio. Willian, Mosquito e Jô.
O jogo começou pegado, com muitas divididas e disputas físicas. A primeira chance foi do Boca, com chute de Salvio que passou sobre a meta.
O Corinthians tentava controlar as ações no meio campo.
Em uma escapada pela lateral, Salvio conseguiu invadir a área e tentou cavar um pênalti ao ser bloqueado por Raul, mas a simulação foi tão descarada que o juiz não teve como marcar.
O Boca passou a fazer marcação alta e criou dificuldades pro Timão.
Mas aos 15 minutos, após cobrança de escanteio a bola sobrou para Du Queiroz finalizar de dentro da área e vencer o goleiro. GOL DO CORINTHIANS!
O gol de Du Queiroz que garantiu nossa liderança! ⚽#DiaDeCorinthians#VaiCorinthianspic.twitter.com/oOmuQquS5k
— Corinthians (@Corinthians) May 18, 2022
A partir do gol, o Corinthians passou a jogar mais recuado e esperando um contra-ataque para matar o jogo.
Aos 37, Robson Bambu se enrolou com a bola e viu João Victor salvar o que seria o gol de empate argentino com Cássio já vendido.
Já na reta final do primeiro tempo, outra bobeada da zaga e Benedetto empatou o jogo.
Final de primeiro tempo.
Logo no início do segundo tempo, Salvio saiu de frente com Cássio e viu o gigante fazer a defesa com os pés!
Sentindo que o adversário estava melhor, Vítor Pereira fez 3 alterações colocando Mantuan, Renato Augusto e Cantillo nos lugares de Maycon, Robson Bambu e Willian.
As alterações trouxeram o Corinthians de volta pro jogo e o Timão passou a não sofrer mais com os ataques adversários.
Aos 20 começou a aparecer o 12º jogador do Boca. O goleiro Cássio jogou a bola para fora para que Fábio Santos fosse atendido, na cobrança o Boca ignorou o fair play e partiu para o ataque. Os atletas corinthianos ficaram indignados. No lance seguinte o tempo fechou novamente e houve empurra-empurra. Na confusão, Cantillo que empurrou e foi empurrado acabou expulso enquanto o adversário levou só amarelo.
O comandante Vítor Pereira foi expulso por ter invadido o gramado durante a confusão, mas o técnico argentino, que não faço ideia de quem seja, apesar de ter feito o mesmo, continuou no jogo.
Após a confusão terminar, Gil entrou no lugar de Piton para fortalecer a marcação, já prevendo a pressão argentina.
O jogo virou um ataque x defesa. Mas o Timão conseguiu se defender bem. Exceto quando após cruzamento da direita, Salvio apareceu sozinho e cabeceou no contrapé de Cássio. Mas a bola foi pra fora. Tenho certeza que foi Deus que tirou aquela bola da direção do gol!
Com isso a partida chegou ao fim com 1×1 no placar. Um bom resultado devido às circunstâncias. O Timão se mantém na liderança do grupo.
A partida serviu para que Vítor Pereira e a comissão entendessem o que é a Conmebol e a imensa boa vontade que os árbitros tem com as equipes argentinas.
Serviu também para reforçar a impressão que os últimos jogos já haviam deixado: esse time está criando uma identidade e está com cara de Corinthians!
Contra tudo e todos: soma 1 aí pra gente e #VaiCorinthians!
*Fabio Oliveira é um brasileiro apaixonado por futebol e pelo Timão.
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE