Acredito que todos estamos cansados de ver comentários e justificativas sempre cheias de contradições e totalmente alheias à realidade, vemos isso diariamente tanto nas redes sociais como em nossa vida cotidiana.

Nesses momentos não é incomum uma voz interna surgir e bradar: quanta hipocrisia! Lamento dizer amigos mas infelizmente tal diagnóstico é errôneo, não estamos falando de hipócritas, estamos sim tratando com grupos alinhados ideologicamente e desejam subverter a ordem natural das coisas, colocando o mundo de pernas para o ar.

São grupos “falantes” que impõe suas visões restritas da realidade para todos os membros da comunidade, ou sejam levam suas opiniões para os demais que levam uma vida corrida, educam filhos, pagam contas e não dedicam parte de sua existência em detectar os objetivos escusos dessa gente.

Esmiuçar tais objetivos é tarefa difícil, é fundamental ouvir analistas afiados e com conhecimento de tais estratégias, pois a inversão de valores que compõe o trabalho dessa gente que chamamos de hipócritas é algo digno de filmes de terror. Ressalto que a atividade revolucionária é o ponta pé inicial.

A hipocrisia é uma trapaça mental daqueles que vivem de uma maneira e defendem valores discrepantes de sua realidade, do mundo real. Aqui, de cara, o astuto é desmascarado, saindo como um ser incoerente facilmente detectado.

Saberia o hipócrita que é hipócrita? A resposta imediata: não, caso contrário ele seria um cínico engajado com a estratégia mais ampla, o alvo da análise desse artigo.

Seria uma pessoa que simplesmente defende o que é errado por achar que é correto? Daríamos a ele o nome de hipócrita? Seria o termo correto?

Tais pessoas já passaram do ponto de ouvir atentamente os outros, já não querem saber nada sobre a verdade, e o que importa no fundo é validar o seu comportamento junto ao meio social dos seus pares, numa roda social de autoproteção e autodefesa.

Portanto da próxima vez o perceber que alguém não é coerente com a realidade e não dialoga com o fatos da forma como eles se apresentam, pode estar certo que estamos lidando com um sociopata, o que com certeza, é muito pode ser muito pior do que ser hipócrita.

Acompanhe me

Últimos posts por Semana Caravana (exibir todos)

1 Comentário

  1. Concordo com o exposto Semana Caravana. Muita sagacidade no diagnóstico do que é hipocrisia e ideologia política. Parabéns pelo texto contemporâneo e de fácil compreensão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui