Por Sander Souza                                                                                                        @srsjoejp

 

Palmeiras x Athletico-PR – Brasileirão

Pré Jogo

 

O Maior Campeão do Brasil segue na busca por mais um título brasileiro, e para isso recebeu o Athletico-PR em casa, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vindo da derrota para o Cuiabá, em casa, no último domingo, o Verdão foi para o jogo disposto a lutar para pelo menos permanecer na segunda colocação na tabela. Nas quatro últimas rodadas do brasileirão, dos 12 pontos possíveis, o Verdão fez apenas 1, ao empatar com o São Paulo.

O retrospecto com o Athletico é positivo, entretanto. Desde 2017 o Verdão não foi derrotado pelo time paranaense, sendo que os três últimos confrontos no Allianz Parque foram vencidos pelo Verdão.

Nosso elenco teve a semana toda para se preparar para esta partida, e o Professor Abel Ferreira montou um time com um aparente esquema tático 4-3-3, com Weverton, fechando o nosso gol; Piquerez, na lateral esquerda e Marcos Rocha, na lateral direita; Gustavo Gómez e Luan, na zaga; Zé Rafael, Danilo e Raphael Veiga, no meio campo; e Willian, Dudu e Gabriel Veron, no ataque. Um bom time, tecnicamente capaz de enfrentar a equipe do Athletico, mas o que conta é a atuação no gramado!

O Jogo

A partida começou com ambos os times buscando se impor em campo, com o Athletico levando leve vantagem nos minutos iniciais, mas com o Verdão logo assumindo o controle, mostrando quem manda em casa! Aos 13 minutos, numa bela jogada, Danilo cruzou na área e a bola encontrou o Pai, Dudu, que desviou de cabeça mas mandou pra fora! O Verdão seguiu pressionando e pouco depois, aos 17 minutos, Veiga recebeu a bola pela direita e bateu forte, obrigando o goleiro Santos a fazer a defesa! Na sequência, Veiga arriscou batendo de longe, mandando por cima do gol da equipe paranaense!

Aos 22 minutos, numa cobrança de escanteio cobrada por ele, Raphael Veiga, Luan (que eu nunca critiquei) subiu e mandou pra dentro da rede adversária, abrindo o placar no Allianz Parque! Porco 1 x 0 Furacão!

O Verdão seguiu no comando da partida, com boa posse de bola, criando jogadas e só não ampliamos o placar porque pecamos nas finalizações. Foram muitas as oportunidades para o Verdão, como a que ocorreu aos 38 minutos, com o Willian recebendo pela esquerda e chutando a gol, mas mandando pra fora! Poucos minutos depois, Danilo seguiu pelo meio, finalizou mas mandou para fora! Muitas, muitas chances de gol perdidas! Final de primeiro tempo: Palmeiras 1 x 0 Athletico.

O Verdão voltou para o segundo tempo mantendo a mesma formação, como é costume do Professor Abel. O time voltou mantendo o mesmo ritmo, e aos 6 minutos, Veiga cobrou falta, batendo direto mas mandando pra fora!

O Verdão tentava pressionar, e embora mantivesse maior posse de bola, estava falhando muito nas finalizações. Além disso, jogadores como o Veron e o Willian já demonstravam que o seu rendimento já estava comprometido. O time começava a abrir espaço para que o Furacão criasse jogadas e chegasse ao nosso campo defensivo.

Assim aos 17 minutos, o Professor Abel fez as nossas primeiras substituições, com a entrada de Deyverson, Breno Lopes e Rony, em substituição a Willian, Gabriel Veron e Raphael Veiga. Embora uma mudança fosse necessária, mudar três jogadores de uma vez afetou o ritmo da equipe, que levou tempo até que todos se encontrassem em campo. Creio que substituições de vários jogadores devem ser feitas no intervalo, e não todas de uma vez durante a partida!  Francamente não entendi porque o Professor tirou o Veiga, que estava fazendo uma ótima partida! E assim, aos 20 minutos, o Athletico acabou chegando ao nosso gol, empatando a partida no Allianz Parque! Palmeiras 1 x 1 Athletico!

Pouco depois, aos 25 minutos, o Verdão se encontrou novamente em campo, recuperando o ritmo perdido no momento das substituições, e em linda jogada Deyverson cruzou para a área e a bola econtrou Rony, que chutou e mandou a bola para o fundo do gol! Placar ampliado no Allianz Parque: Porco 2 x 1 Furacão!

 

O Verdão diminuiu a pressão após o segundo gol, e aos 40 minutos o Professor Abel fez nossas últimas substituições, com a entrada de Patrick de Paula e Felipe Melo, em substituição a Zé Rafael e Dudu. Com essa substituição, o esquema tático mudou para um provável 5-3-2, com o time ficando mais defensivo, com o claro objetivo de segurar o resultado.

Apesar dos esforços do Furacão, e de alguns erros do Verdão, conseguimos segurar o resultado e garantir os três pontos da rodada! Fim de jogo no Allianz Parque: Palmeiras 2 x 1 Athletico.

Embora eu não tenha concordado com a substituição de três jogadores de uma vez, com o tempo o time mostrou que a queda de ritmo foi temporária e logo estavam todos entrosados novamente em campo. Não ligo de errar nas avaliações, até porque sou apenas um torcedor, que avalio o que vejo nas partidas, não estou no dia a dia com os jogadores, como o Professor. Por isso evito cornetar de forma excessiva as decisões do nosso português!

Mas o que importa é que vencemos em casa, quebrando uma preocupante sequência de derrotas! Bora aproveitar esta vitória neste sabadão a noite, para beber uma Heineken e dormir tranquilo!!!

#AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org

 

Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments