Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Red Bull Bragantino – Brasileirão 2022

6ª Rodada

 

Pré Jogo

Quando surge, amigos palestrinos!

Viramos a chave mais uma vez, e agora voltamos as nossas atenções para o Campeonato Brasileiro. Hoje o Verdão receberá no Allianz Parque a equipe do Red Bull Bragantino, para partida válida pela 6ª rodada da competição.

Vindo da vitória por 2×1 sobre a Juazeirense, que garantiu a nossa vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Verdão enfrentará hoje um adversário que tem dado trabalho para muitas equipes. O retrospecto em relação aos confrontos com o RBB é favorável ao Verdão, com um total de 49 confrontos em toda a história, sendo 28 vitórias, 10 empates e 11 derrotas. Se considerarmos apenas os confrontos em casa, o retrospecto é ainda mais favorável ao Verdão: foram 25 jogos com 18 vitórias, 5 empates e apenas 2 derrotas.

Preparação

O Verdão iniciou a preparação para o confronto com o Massa Bruta já na quinta-feira (12), no dia seguinte à conquista da vaga nas oitavas da Copa do Brasil. Os atletas se reapresentaram na Academia de Futebol no período da manhã e como sempre é feito, os titulares do jogo contra a Juazeirense fizeram atividades regenerativas no Centro de Excelência, enquanto os demais foram a campo.

Foram feitas atividades técnicas com objetivos específicos sob o comando da comissão do Professor Abel Ferreira. Na parte final, os atletas aprimoraram finalizações, tanto da entrada da área quanto depois de cruzamentos das laterais. O zagueiro Luan e o atacante Gabriel Veron deram sequência aos seus cronogramas de recondicionamento.

O jogador Mayke, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

O Verdão encerrou a sua preparação na tarde de sexta-feira (13) na Academia de Futebol. No campo, após aquecimento, os jogadores alviverdes colocaram em prática uma atividade técnica em dimensões reduzidas com objetivos específicos. Na sequência, os atletas participaram de um recreativo e, por fim, fizeram um trabalho posicional com ênfases táticas.

O jogador Gustavo Gómez, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Estão pendurados: Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Wesley, Abel Ferreira (treinador) e Vitor Castanheira (auxiliar técnico)
Suspenso: João Martins (auxiliar técnico)

Para esta partida o Professor ainda não poderá contar com Gabriel Veron e Luan, que estão em processo de transição física. Para esta partida, foi montado um time organizado num aparente esquema tático inicial 4-2-3-1, com o Weverton fechando o nosso gol; Jorge na lateral esquerda e Mayke na lateral direita; Murilo e Gustavo Gómez na zaga; Zé Rafael, Danilo e Raphael Veiga no meio campo. Gustavo Scarpa, Dudu e Rony na linha de ataque. Quase todo o nosso time titular e com exceção de Mayke, é o mesmo que entrou em campo contra a Juazeirense pela Copa do Brasil.

Vamos a campo com força máxima, assim temos plenas condições de enfrentar o Massa Bruta e superá-lo sem sustos, numa partida que deverá apresentar dificuldades pois nosso adversário não é fraco e vem se destacando no futebol nacional.

O Jogo

Num Allianz Parque tomado pela torcida alviverde, o Verdão entrou em campo em ritmo acelerado, já metendo pressão no Massa Bruta e mostrando que pretendia definir a partida rapidamente. Na pressão, já aos 3 minutos tivemos a nossa primeira chegada a área do RB Bragantino, com o Scarpa avançando em velocidade e batendo de primeira para o gol, o goleiro Cleiton defendeu e na sobra Dudu finalizou mas não acertou o gol!

Seguimos na pressão, com boa posse de bola e aos 19 minutos, chegamos ao gol adversário! Scarpa cruzou na área e Rony desviou de cabeça, mandando a bola pro fundo do gol! Maaaaaas, a alegria alviverde durou pouco! Após revisão pelo VAR, o gol foi anulado e foi registrado o impedimento do Rony. Ainda tivemos mais um gol anulado depois deste!

Seguimos pressionando, dando poucas chances de reação para o Massa Bruta, e aos 30 minutos Scarpa cobrou falta mandando a bola na área e Danilo desviou para o fundo do gol! Desta vez o placar foi realmente aberto no Allianz Parque! Verdão 1×0 Massa Bruta!

Pouco depois, aos 36 minutos, Rony partiu em velocidade, se livrou do marcador adversário e finalizou, mas o goleiro Cleiton fez a defesa! Já nos acréscimos, aos 49 minutos, boa oportunidade com o Dudu, que recuperou a bola no campo de ataque, avançou em velocidade e finalizou, mas Cleiton novamente consegue fazer a defesa!

Após 5 minutos de acréscimos, termina o primeiro tempo no Allianz Parque! Com posse de bola relativamente equilibrada, mas com vantagem para o Verdão! Palmeiras 1×0 Red Bull Bragantino.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. E seguimos na pressão, no mesmo ritmo do primeiro tempo. A posse de bola seguiu equilibrada mas com o Verdão criando mais jogadas, mesmo começando a baixar mais as linhas. Aos 11 minutos, Veiga arriscou uma bomba de fora da área mas o goleiro Cleiton fez a defesa!

A partir dos 15 minutos, o ritmo do Verdão começou a diminuir e alguns dos nossos guerreiros começaram a demonstrar cansaço. Aos 24 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com o Atuesta e o Breno Lopes entrando em substituição ao Zé Rafael e Dudu. Três minutos depois, nova substituição com o Navarro entrando em substituição ao Rony.

O Verdão diminuiu bem o ritmo e passou a buscar oportunidades no contra-ataque. Seguimos tentando criar oportunidades, mas aumentou nossa dificuldade. Aos 27 minutos Nathan recebeu cartão amarelo após derrubar Jorge. Aos 31 minutos, numa dividida com Aderlan, Scarpa sentiu e precisou ser atendido. Cada vez que um dos nossos jogadores sofre falta meu coração dispara! Felizmente Scarpa se recuperou!

Aos 34 minutos, Mayke se machucou aparentemente sozinho e apesar de tentar permanecer na partida, precisou ser substituído! Assim, aos 37 minutos Gustavo Garcia e Vanderlan entraram em substituição a Mayke e Jorge.

Nossas laterais com os reservas da base, vamos ver como se sairão! E vale registrar a festa da torcida palmeirense em casa:

Já nos acréscimos, aos 51 minutos, Artur ficou com a bola na entrada da área e chutou pro gol alviverde mas a bola desviou em Gómez e saiu dando escanteio para o Massa Bruta. Na cobrança, todo o time de Bragança Paulista, assim como o do Verdão, estavam dentro da área alviverde e até o goleiro Cleiton foi para a nossa área, pois achou que nada mais poderia acontecer no último minuto dos acréscimos.

Porém, após a cobrança do escanteio, o Verdão ficou com a bola e partiu num rápido contra-ataque rumo a um gol sem goleiro! Cleiton, desesperado,  tentou voltar e Scarpa tabelou com o Breno Lopes, que já dentro da área fintou o Cleiton, que no desespero foi nas pernas do nosso atacante e o árbitro marcou pênalti a nosso favor no último minuto da partida!

E adivinhem quem foi para a cobrança? Ele, o terror dos goleiros, principalmente dos goleiros otários! Raphael Veiga! E o resultado não poderia ter sido outro! Mais um gol de pênalti para a lista! E placar ampliado no Allianz Parque! Verdão 2×0 Massa Bruta!

E após 7 minutos de acréscimos, a partida foi encerrada no Allianz Parque. Placar final: Palmeiras 2×0 Red Bull Bragantino.

Foi um bom jogo! Apesar da posse de bola ter sido relativamente equilibrada, o RBB não nos deu tanto trabalho. Nosso goleiro Weverton não chegou a fazer nenhuma defesa difícil. No primeiro tempo nosso ritmo foi mais intenso, já no segundo tempo o ritmo diminuiu, mais por conta da mudança tática que baixou as nossas linhas e nos deixou mais defensivos, do que do cansaço dos jogadores. Mas o cansaço também teve o seu peso!

Com isso o RBB teve mais espaços no segundo tempo, mas nada que trouxesse muito perigo.

O que mais gostei foi ver o desespero do goleiro Cleiton tentando voltar pro gol durante o rápido contra-ataque palmeirense! Esse lance mostrou que somos muito rápidos e perigosos neste tipo de jogada!

Agora bora comemorar mais uma vitória alviverde e os três pontos que somamos no Brasileirão! Que venham as Heineken, que hoje é sabadão e nóis merece!!!

Nosso próximo compromisso é na quarta-feira (18) contra o Emelec, pela Libertadores, também no Allianz Parque.

Até lá e #AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Sigam
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments