Depois de falar do Distrito Federal, agora é a vez do estado de Goiás marcado por uma politica coronelista desde a época do império, o estado vem passando de mão em mão que na maioria das vezes são as mesmas mãos da gestão anterior criando no goiano uma falsa sensação de renovação política.

A bola da vez é Ronaldo Caiado (DEM) com 69 anos, depois de ser candidato à presidência pelo PSD em 1989 obtendo 0,68% dos votos, Caiado se elegeu Deputado Federal por Goiás em 1990, no ano seguinte se filiou ao PFL atual DEM, onde se encontra até hoje, durante seu mandato votou contra o Impeachment de Fernando Collor alegando que “o povo brasileiro não suporta mais o retorno de Sarney e Quércia ao poder”. Em 1994 disputou o Governo do Estado ficando em 3º lugar com 23,18% dos votos válidos, se reelegeu deputado federal sucessivamente em 1998, 2002, 2006 e 2010. Em 2014 foi eleito senador por Goiás com mais de 1 milhão e 200 mil votos, em fevereiro de 2015 como líder da bancada do DEM no senado, foi um dos principais articuladores do Impeachment de Dilma Rousseff.

Formado em Medicina com especialização em Ortopedia, Caiado é membro de família tradicional no Agronegócio do estado e presença na política desde meados do Século XIX. Vale lembrar Toto Caiado (Antônio Ramos, um dos chefes da Revolução de 1909).

Liderando as pesquisas para o governo do estado no pleito de 2018, Caiado sempre teve um discurso bem à direita, defendendo a máquina pública menor e maior eficiência do estado no atendimento a população com mais carência, com um discurso forte no Senado durante o processo de Impeachment, Caiado ganha destaque e se alinha aos anseios dos Goianos para o endurecimento do combate ao crime urbano e da violência que toma conta das maiores e menores cidades, seja na região metropolitana da capital ou no interior do estado com mais de 240 municípios. Durante a campanha, percorrendo praticamente todo o estado de Campos Belos – GO a Itajá – GO e desde o primeiro turno apoiando Jair Bolsonaro (PSL), apoio endossado no segundo turno mesmo já eleito, Caiado fez questão de sair pelo estado agradecendo o apoio e pedindo aos goianos que a confiança que foi dada a ele no primeiro turno fosse transferida a Bolsonaro no segundo turno, garantindo assim, 55% dos votos a Bolsonaro no estado.

Já empossado governador em primeiro de Janeiro de 2019 no palácio das esmeraldas, sede oficial do governo de Goiás desde 1937, o agora governador teve conhecimento da situação do estado que outrora durante a transição, o ex-governador Jose Eliton (PSDB) fazia questão de esconder a situação desastrosa no campo econômico que o estado vivia, e ainda pior se negou a admitir a dívida com a folha de pagamento dos servidores no mês de Dezembro, entrando em Janeiro na nova administração com um déficit de mais de 6 bilhões de reais. Sobrou ao Governo declarar calamidade financeira. Caiado ao receber o estado nessa situação, como ele mesmo diz tratou de “Trabalhar por Goiás”, determinando o pagamento do auxílio alimentação, do teto salarial para professores e a extinção da terceira classe na Polícia (PMGO) e no Corpo de Bombeiros (CBMGO).

Diferente do artigo anterior, quando falo que Ibaneis enganou a população do DF com um falso discurso de Direita ou Centro-Esquerda, neste eu falo em algumas linhas de um “Político tradicional”, que soube honrar não só os votos dos goianos ao longo de seus pleitos, mas com ainda mais responsabilidade agora como governador do estado, ouso dizer que o estado de Goiás é um dos mais alinhados com a “nova era”, se Caiado continuar trabalhando pelo estado como está trabalhando nesse primeiro mês de mandato, em 2023 teremos e seremos um dos maiores estados em produção e arrecadação na federação.

Com supervisão de texto de Yasmin Pires

De Brasilia Alvaro Guilherme

ANEXOS

[ShowTube BR, Publicado em 3 de ago de 2016]

Ronaldo Caiado estraçalha Dilma e o PT na Comissão de Impeachment 03/0/2016

https://www.youtube.com/watch?v=PsFVNApReJg

[Verdade Política, Publicado em 14 de jan de 2019]

Caiado dá exemplo e vende CARROS de luxo do ex-governador para pagar remédios

https://www.youtube.com/watch?v=i6WTJuSu48M

[Verdade Política, Publicado em 14 de jul de 2016]

IMPERDÍVEL! Caiado chama Lindbergh de DROGADO

https://www.youtube.com/watch?v=rNquROAm2zU

https://www.youtube.com/watch?v=LJ0X2LKJ3cc

[Verdade Política, Publicado em 29 de mai de 2018]

Caiado no MODO: COM PETISTA se DIALOGA ASSIM!

Últimos posts por Alvaro Guilherme Sirotsky (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments