Durante esta quarentena, aproveite o seu tempo de forma produtiva, sensata e inteligente. Se você é alguém que não está desesperado, como, infelizmente, lamentavelmente, tristemente estão milhões de brasileiros (oremos por eles), neste momento, por causa da perda de emprego, ou por causa da possibilidade disso acontecer, nos próximos dias, semanas ou meses; por conta da recessão que já se abateu na economia; dê graças, muitas graças a Deus. Se você tem sua fonte de sustento assegurada para enfrentar tais tempos, agradeça ao Eterno, de coração, com toda a humildade, por isso. Nesse caso, você é um privilegiado. Expressar gratidão, até pelas mínimas coisas da vida, como estar vivo, respirar e andar é um indicativo do quanto a pessoa cresceu, espiritualmente, intelectualmente, emocionalmente como ser humano. A vida é um dom de Deus. Ela é um grande presente divino. Nós não fizemos nada para tê-la, para conquistá-la, ou muito menos para merecê-la. Então, viva sua vida de forma que agrade a Deus e respeite ao próximo.  Faça o bem sem olhar a quem. Ame a Deus e ao próximo como a si mesmo. Enquanto alguns reclamam que chegaram no supermercado e não conseguiram comprar aquele costumeiro filé, pois sumiu da prateleira, lembre se que muitos não tem essa condição. Não tem o que comer. Sequer tem um único pão para por na sua mesa para si ou para seus filhos. É muito triste dizer: muitos, por causa dessa crise nefasta, já não tem o que comer há algum tempo. Oremos para que essa crise, que se abateu, inesperadamente, sobre os povos da Terra com a rapidez de um raio, seja também debelada o mais rápido possível. Assim, se você tem sua fonte de renda garantida para manter a si e à sua família, se tem o que por à mesa, de um modo ou de outro, seja realmente grato a Deus por isso.

Não fique dentro de sua casa, ou do seu apartamento, se perdendo em futilidades. Ou, pior: com atividades prejudiciais. Ou com coisas que não irão lhe acrescentar, absolutamente, nada de positivo. Como meio de reconhecimento a Deus pela sua vida, pelo que você é, pelo que você conquistou, pelo que você tem, ocupe o seu tempo, que é o fator mais escasso, e mais valioso, do universo, de modo sábio. Não o desperdice. Tempo gasto não se recupera mais. Não fique, por exemplo, atirado aí no sofá de sua sala, de papo pra cima, comendo pipoca, tomando Coca Cola e assistindo àquelas séries antigas, e já manjadas, que você já viu dezenas de vezes. Além disso, nesse caso, Ingerir calorias em excesso faz mal à saúde. Esse não é o melhor tipo de dieta. Maratonar na Netflix em séries como Walkind Dead, ou ficar assistindo a filmes de terror, ou de ficção como Armagedom, ou Guerra Mundial Z, em época de coronavírus, é pedir para ficar depressivo. Ou sem esperança. Você não precisa disto. Só irá piorar tudo.

Por favor, não faça algo pior do que isso que eu mencionei. Ou seja, não fique aí plantado diante dos canais de telejornalismo, que martelam 24 horas por dia sobre a pandemia. Ou sobre recessão e desemprego. Se você continuar focando nisso, vai pensar que o mundo está acabando e irá entrar em pânico. Algumas pessoas são ainda mais sensíveis a esse tipo de histeria e já pensam logo em se atirar pela janela. Você pode muito bem evitar isso. Não alimente pensamentos negativos. O nosso bem estar é o resultado direto do que pensamos. Se você ficar pensando em coisas negativas o tempo todo, isso afetará negativamente sua mente e, consequentemente, sua saúde em geral. Os gregos já ensinavam e diziam, há milênios: Mens Sana, Corpore Sano. Mente sã, corpo são. A saúde do corpo depende da saúde da mente. Se você ingerir alimentos estragados, seu corpo ficará doente. O mesmo ocorre com a nossa mente. Por isso, alimente-a com fatos e notícias positivas. Isso vai ser benéfico para você. O seu ser inteiro irá agradecer. O grego Hipócrates, considerado o Pai da Medicina ensinava: seja o teu remédio o teu alimento e seja o teu alimento o teu remédio. Isso ele dizia se referindo à saúde do corpo. O mesmo se aplica à saúde da mente, da alma e do espírito. Alimentos mentais, emocionais, intelectuais nocivos e estragados, como é o caso de noticiários de TV que só tratam de tragédias e de coisas negativas, irão trazer danos e prejuízos às suas emoções, ao seu intelecto, ao seu ser. Fuja dessas coisas para ficar imune ao desespero e à desesperança.

Siga as recomendações de prevenção emitidas pelo Ministério da Saúde, para por em prática os cuidados necessários, com você e com sua família, principalmente com os mais idosos. Cuide muito bem de seus amados. Zele por eles com amor e carinho. Para obter mais informações de fontes confiáveis, dê atenção somente aos virologistas, aos epidemiologistas ou outros especialistas na área de saúde que tem credibilidade, tem um histórico de bons serviços prestados ou tem trabalhos publicados em revistas científicas respeitadas. Não dê bola, ou a mínima atenção que seja, ao picareta que não sabe sequer diferenciar um vírus de uma bactéria, mas é soberbo o suficiente para espalhar o terror por aí, dizendo, por exemplo, que irão morrer milhões de pessoas no Brasil por causa do coronavírus. Isso aí não tem embasamento científico algum, pelos estudos acadêmicos atuais. Tal alarmismo irresponsável deveria dar prisão. Não dê ouvidos a esses falsos e perversos prognosticadores, que profetizam apenas catástrofes, como se o mundo fosse deixar de existir amanhã. Eles o fazem para obterem evidência e terem seus quinze minutos de fama. Logo, cairão no esquecimento. Ou o fazem também por interesses escusos ou por má fé.

Acalme-se. O planeta Terra, apesar de todo o veneno mental que esses farsantes, e seres do mal, desejam inocular em você, enfraquecendo, como um vírus, até mesmo o seu sistema imunológico, e apesar de todas as adversidades, já existia antes mesmo do seu tataravô, que você nunca conheceu, sequer sonhar em existir. A Terra já passou por coisas muito piores, e  terrivelmente tristes, como ver duas bombas atômicas dizimando centenas de milhares de pessoas. Esse planetinha ainda vai durar por um bom tempo, segundo os especialistas no assunto. No entanto, os impostores, e os propagadores do alarmismo sem fundamento, só querem mesmo que o caos seja implantado. Eles querem que isso ocorra para que as nefastas ideologias que defendem sejam colocadas em prática. Apostam no quanto pior melhor. Não dê ouvidos a eles, porque isso iria lhe fazer mal. Você precisa estar com sua saúde mental em ordem, a fim de poder cuidar bem de si e sua família. Não dê atenção aos embusteiros de plantão, pois isso só iria contribuir para aumentar a histeria coletiva. E isso não irá resolver problema algum. Pelo contrário. Preste atenção em quem tem soluções viáveis, sensatas e factíveis para o problema. Não perca seu tempo com aqueles que só querem causar pânico e confusão falando apenas de problemas, sem apresentar soluções.

 

Continua no próximo artigo, clique aqui.

 

Lívio Oliveira, para Vida Destra, 24/03/2.020.

Sigam-me no Twitter! Vamos conversar! @liviolsoliveira

Livio Oliveira
Acompanhe me

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Livio OliveiraMarco Ferreira Recent comment authors
  Subscribe  
mais novos mais antigos mais votados
Notify of
Marco Ferreira
Visitante
Marco Ferreira

Lívio, obrigado! Tua descrição e, narrativa do momento vivido, traduz perfeitamente o sentimento reinante e, que nos move pra buscar o verdadeiro sentido da vida. Deus permitiu que esse vírus parasse o mundo, pra que todos cidadãos, governantes repensem suas atitudes e, vejam quão frágil é a vida humana. Pra nada serve orgulho, vaidade, ganância e avareza . Tudo se apequena diante da importância de viver. Sigamos firmes, com bom ânimo e coragem, pois, tudo passará e, ficarão às melhores lições pra que a vida na terra se sustente. Deus nos abençoem!!!