Dissimulador, um indivíduo que oculta suas verdadeiras intenções.

Essa atitude vem destruindo pessoas ao longo do tempo e meu objetivo com essa publicação é desmascarar posturas dissimuladoras para te ajudar a identificar pessoas dissimuladoras que podem estar por perto.

Um dissimulador quando em busca de cumprir seus objetivos, sempre escusos e muito bem maquiados usa de toda a forma de mentira para iludir suas presas. Segundo a definição da palavra é alguém que tende a dissimular ou que causa dissimulação que por sua vez significa a ocultação, por um indivíduo, de suas verdadeiras intenções e sentimentos; hipocrisia, fingimento.

Veja as características de um dissimulador:

  1. São sempre uma “bons amigos”: Eles se travestem de amigos, bons amigos, sempre estarão ao seu lado, inclusive pra te levantar quando eles mesmos te derrubarem. Pra ganhar sua confiança farão tudo que for necessário, com toda a sorte de mentiras. Ele(a) sempre estará disponível. Um verdadeiro dissimulado tem cara de anjo e fala mansa, é prestativo e sempre interessado no que você faz e fala.
  2. Tendem a isolar você: Após ganhar sua confiança a tendência de um dissimulador é mudar sua rotina e progressivamente eliminar suas amizades afim de te isolar de qualquer um que possa desmascara-lo, assim fica mais fácil manter o controle e continuar com o teatro. É comum uma pessoa dissimulada tomar conta dos espaços vagos da sua vida e agenda, mas somente até atingir seu propósito ou enquanto for útil e render algum benefício.
  3. São manipuladores: O dissimulado vai te manipular e te usar, ele é sutil, avalia cuidadosamente os teus pontos fracos, tuas inseguranças e também o que te motiva e o que te faz feliz, sim, ele vai te avaliar como um rato de laboratório e quando tiver todas essas informações disponíveis ele vai usa-las pra te manter você em uma prisão emocional, mexendo com suas inseguranças e fraquezas ao mesmo tempo em que te agrada com atitudes, presentes e ações que te deixam felizes ou que te motivam.
  4. Não se importam com seus alvos: A verdade é que o dissimulador não está nem ai com você, o interesse dele é manter você sob controle, te usar para continuar obtendo vantagens, sejam benefícios financeiros, sexuais, sociais entre tantos outros.
  5. Surtam quando expostos ou desafiados: Um dissimulador treme frente a verdade, eles surtam quando são expostos, ou quando seu plano está em risco, por isso, é possível notar uma grande instabilidade emocional em um dissimulador, ele pode se transformar da água para o vinho de uma hora para a outra ocasionando em explosões de ira, choro e até birra, vale tudo para tirar a atenção. Eles tem uma habilidade incrível de te fazer sentir culpado.
  6. Teatral e dramático: A vida de um dissimulador é uma mentira, ele não consegue expor quem é, não tem personalidade ou melhor até tem mas mantém escondida, ele incorpora um personagem, ao qual interpreta ao longo da sua vida. Isso gera um desgaste muito grande visto que esse papel tem que ser interpretado sempre. Por isso é comum esporadicamente um rompante de ira que expõe sua verdadeira face.
  7. Não se responsabilizam: Nunca são culpados de nada, a responsabilização passa longe deles, para tudo sempre há um culpado, sejam pessoas, situações, enfim, eles nunca falham e nunca assumem a culpa e por isso dificilmente mudarão.
  8. Falso inocente: Um dissimulado é capaz de estar com você em todo o tempo, vocês compartilharão sorrisos e choros. Não se engane, tudo isso faz parte dos seus objetivos, segundo Jeronimo Mendes, eles podem com a mesma sutileza puxar o seu tapete e enxugar as suas lágrimas. Quando desconfiar dele saiba que sempre encontrará aquela pessoa inocente e frágil que não representaria ameaça. Lembra da teatralidade?
  9. Sedutores: Um dos pontos marcantes de um dissimulador é sua capacidade de sedução, aparentam perfeição, afinal não precisam mostrar quem são. Eles tem bons assuntos, sabem conduzir as pessoas pois contam com um alto grau de manipulação, a conversa é boa e sempre vem de encontro ao que você gosta, afinal lembre-se ele te estudou muito antes de atacar.
  10. Conduzem ao erro: Como seus objetivos são egoístas, um dissimulador não se importa de conduzir sua presa ao erro, deixando um rastro de frustrações, crises e sofrimento pelo caminho. Algumas vezes essa atitude conduz a um caminho sem volta.

Identificou pessoas com essas características? Bom se foram uma ou duas características apenas fique alerta, todos temos uma ou outra dessas em algum momento da vida, porém se você identificou quatro mais mais itens, considere alcançar uma distância saudável desta pessoa.

Hoje vou compartilhar também um pouco da minha fé e de como eu entendo que a dissimulação é vista por esta ótica.

A dissimulação é antiga, segundo a doutrina cristã havia um único reino, governado por um rei bom e justo, foi quando a inveja subiu ao coração de um dos seus súditos, este se tornou um grande dissimulador e entrou em guerra com este rei, junto dele estavam cerca de um terço dos soldados do reino, todos foram expulsos, resumidamente esta é a história do primeiro grande dissimulador, conhecido na fé cristã como Satanás, nome que tem por significado enganador, veja o que a bíblia fala sobre ele:

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade,
porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
João 8:44

Dissimulação é a forma mais vil da mentira, segundo a fé que carrego é algo inaceitável porque em primeiro lugar é mentira e Deus não tolera a mentira pois sua origem é satânica e em segundo legar porque pode levar outros a queda a ao afastamento de Deus e sobre isso o próprio Cristo fala no livro de Lucas:

Jesus disse aos seus discípulos: É inevitável que aconteçam coisas que levem o povo a tropeçar, mas ai da pessoa por meio de quem elas acontecem.
Seria melhor que ela fosse lançada no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço, do que levar um desses pequeninos a pecar.
Lucas 17:1,2.

Caso você tenha se identificado cabe uma profunda auto avaliação, reflexão e principalmente auxílio de um profissional, procure um psicólogo, e comece a ponderar sobre a responsabilização dos seus atos, visto que você pode levar pessoas a profundas dores e sofrimento por seu egoísmo.

Os dissimuladores estão em nosso circulo de amizade, empresas, igrejas, politica. São pessoas com comportamentos muitas vezes semelhantes ao de psicopatia.

Para finalizar deixo um último recado bíblico sobre dissimulação:

O que odeia, fala com dissimulação; no seu interior maquina a fraude;
quando ele falar com amabilidade, não te fies nele porque há sete abominações em seu coração;
pode dissimular seu ódio sob aparências, e sua malícia acabará por ser revelada ao público.
Quem cava uma fossa, ali cai; quem rola uma pedra, cairá debaixo dela.
A língua mendaz odeia aqueles que ela atinge, a boca enganosa conduz à ruína.
Provérbios 26:24-28

——–

Pois a tua benignidade, tenho-a perante os olhos e tenho andado na tua verdade.
Não me tenho assentado com homens falsos e com os dissimuladores não me associo.
Salmos 26: 3-4

 

Por: Henri Junior

5 Comentários

Sua participação é muito importante para nós do Vida Destra. Participe, comente e interaja!