A Imprensa mente! Então por qual motivo as pessoas continuam assistindo, ouvindo ou lhe dando “views”? Algumas pessoas explicam que se trata de um momento de indignação e até revolta com determinadas manchetes, porém, não se dão conta que é exatamente essa a função da manchete, ela ludibria chamando a atenção para que o consumo da “noticia” aconteça e, acredite, tanto faz se quem vê gostou ou não, o que importa é a audiência ou alcance.
Manchete: “título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante dentre as notícias contidas na edição.” (Dicionário Google)
Nos dias de hoje, mais do que nunca, a interatividade crava essas estatísticas com precisão absoluta, assim, devemos entender as Redes Sociais e suas Mídias, redes sociais são a malha (grupos) de conexões e relacionamentos entre as pessoas (Perfil, Usuário, Conta…), por outro lado, as Mídias Sociais são as Plataformas em que esse fenômeno acontece (FB, TT, YT…).
A função das Mídias Sociais é o compartilhamento direto e em massa de conteúdo e transmissão de informações, “sempre” buscando otimizar o Alcance (quantidade de usuários a publicação atingiu). Para que esse Alcance aconteça é fundamental o Engajamento dos Usuários (número de likes, compartilhamentos e comentários que as publicações têm).
Sendo assim, como a Imprensa consegue “vender” suas “notícias” indignam e revoltam tanto?
A resposta é cruel, são exatamente as pessoas indignadas e revoltadas que consomem essas “notícias”, respondem, repostam, levantam tags, retuítam, marcam e fazem tudo que a Imprensa mais quer, dão Alcance se engajando pelos motivos errados.
A indignação e a revolta têm melhor resposta se a Imprensa for ignorada, aqui não se fala no sentimento de repugnância, fala-se da mais absoluta inércia, descaso e desídia com a Imprensa, não seguir, não repostar (RT), sequer ler suas “notícias”, com o tempo, simplesmente, não fará qualquer diferença e sem Alcance, elas mínguam até seu fim. Não faltam métodos para se manter informado de verdade, um deles é buscar a informação na fonte primária.
Nas Mídias Sociais isso ficará cada vez mais claro quando o Feed não tiver mais qualquer “notícia”, pois todos começaram a ignorar completamente e, de bônus, replicarão as notícias das fontes primárias e aprenderam a buscar a notícia com muito mais capacidade que alguns “jornalistas” destes “meio de informação”.
Acredite, quando uma notícia for verdadeiramente relevante, de um jeito ou de outro, você ficará sabendo.