Extra! A Imprensa mente!

A Imprensa mente! Então por qual motivo as pessoas continuam assistindo, ouvindo ou lhe dando “views”? Algumas pessoas explicam que se trata de um momento de indignação e até revolta com determinadas manchetes, porém, não se dão conta que é exatamente essa a função da manchete, ela ludibria chamando a atenção para que o consumo da “noticia” aconteça e, acredite, tanto faz se quem vê gostou ou não, o que importa é a audiência ou alcance.

Manchete: “título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante dentre as notícias contidas na edição.” (Dicionário Google)

Nos dias de hoje, mais do que nunca, a interatividade crava essas estatísticas com precisão absoluta, assim, devemos entender as Redes Sociais e suas Mídias, redes sociais são a malha (grupos) de conexões e relacionamentos entre as pessoas (Perfil, Usuário, Conta…), por outro lado, as Mídias Sociais são as Plataformas em que esse fenômeno acontece (FB, TT, YT…).

A função das Mídias Sociais é o compartilhamento direto e em massa de conteúdo e transmissão de informações, “sempre” buscando otimizar o Alcance (quantidade de  usuários a publicação atingiu). Para que esse Alcance aconteça é fundamental o Engajamento dos Usuários (número de likes, compartilhamentos e comentários que as publicações têm).

Sendo assim, como a Imprensa consegue “vender” suas “notícias” indignam e revoltam tanto?

A resposta é cruel, são exatamente as pessoas indignadas e revoltadas que consomem essas “notícias”, respondem, repostam, levantam tags, retuítam, marcam e fazem tudo que a Imprensa mais quer, dão Alcance se engajando pelos motivos errados.

A indignação e a revolta têm melhor resposta se a Imprensa for ignorada, aqui não se fala no sentimento de repugnância, fala-se da mais absoluta inércia, descaso e desídia com a Imprensa, não seguir, não repostar (RT), sequer ler suas “notícias”, com o tempo, simplesmente, não fará qualquer diferença e sem Alcance, elas mínguam até seu fim. Não faltam métodos para se manter informado de verdade, um deles é buscar a informação na fonte primária.

Nas Mídias Sociais isso ficará cada vez mais claro quando o Feed não tiver mais qualquer “notícia”, pois todos começaram a ignorar completamente e, de bônus, replicarão as notícias das fontes primárias e aprenderam a buscar a notícia com muito mais capacidade que alguns “jornalistas” destes “meio de informação”.

Acredite, quando uma notícia for verdadeiramente relevante, de um jeito ou de outro, você ficará sabendo.

 

GVBA

Últimos posts por GVBA (exibir todos)

Saiba das novidades, siga-nos
error

Related posts

Leave a Comment