Muita gente ficou bastante preocupada com o conteúdo das mensagens de whatsaap que o ex-ministro Moro divulgou na TV – e para cúmulo da desfaçatez, na Globo. Positivamente, deu uma de “Verdevaldo”!

Mas analisadas essas “mensagens” do whatsapp de Moro, verifica-se que NÃO provam nada contra o Presidente. Nenhum crime de responsabilidade, como querem fazer crer. Bolsonaro tenta convencer Moro a trocar o Diretor-Geral da Polícia Federal, Valeixo, por outro nome, e parece que haviam conversado sobre o assunto antes, mas sem chegar a um denominador comum. Uma conversa de trabalho, ambiente político, nesse trecho da “bombástica” matéria do Jornal Nacional.

Em seguida, as mensagens de Carla Zambelli são outro furo n’água – mostram que Bolsonaro NÃO PROMETEU cargo algum a Moro, mas que este bem o queria, tanto que deu de raposa diante das uvas verdes, dizendo que “não estava à venda”. Frase calculada, a meu ver, para causar efeito. Quiçá, premeditada, porque isso se deu na noite anterior à manhã de seu pedido de demissão perante a imprensa.

Ocorre que dois Senadores, Contarato e Randolfe, entraram com um pedido de impeachment de Bolsonaro, por “influência política” na nomeação do Diretor-Geral da PF, como se este estivesse “passando por cima de Moro”.

Ridículo.

Ocorre que, por lei (art. 2-C da Lei 13.047/14) essa prerrogativa (nomeação do Diretor-Geral da PF) é do Presidente da República! Nem consigo entender, por que tanto melindre com Moro? Bolsonaro deveria ter dito “nomeia este cara, e cumpra-se!”. A hierarquia é Presidente acima e abaixo o Ministro, ora! A caneta era de Bolsonaro!

Daí, Moro ficou “chateadinho”, e no dia seguinte, fez um pedido de demissão escandaloso perante a imprensa, sem avisar previamente ao Presidente. Estarrecedor! Qualquer empregado, ou empregador, sabe que não se encerram contratos de trabalho, nem de prestação de serviços, aliás, não se encerram relações jurídicas sem que haja comunicação prévia de uma à outra parte!

Imagine qualquer um dos leitores que seja colocado dentro de uma empresa, conseguindo um emprego (coisa dificílima hoje, diga-se de passagem), e depois de algum tempo tenha que sair. Iria sair sem falar com a pessoa que o levou àquela empresa? Qualquer um com um mínimo de civilidade não faria uma deselegância, não cometeria um ato anti-ético tal. Mas elevem isso à potência de um homem público! Qualquer ato que ele pratique repercute profundamente na sociedade – tanto que dólar explodiu e Bolsa despencou com a grosseria do ex-ministro em demitir-se ao vivo, perante a imprensa (sórdida e moribunda) deste país!

E afinal, estava reclamando do quê? Que tiraram sua “carta-branca”? Ora, “carta-branca” a gente dá à pessoa em que depositamos confiança, até fazer alguma caca. Exatamente como se faz com filhos adolescentes. Pisou na bola, a gente tira essa confiança! Podem até dizer que foi rude, antiético, o escambau, por parte do Presidente, ter dado e depois retirado. Mas não foi ilegal, e não há crime de responsabilidade aí, como pensam os dois desorientados Senadores.

Outros amigos nas redes sociais ainda apontaram que Joice Hasselmann também entrara com pedido de impeachment de Bolsonaro, por um “motivo muito mais grave” – qual seja, falsidade ideológica, dado que Moro não reconhecera sua assinatura digital no ato de exoneração de Valeixo, que fora publicado no Diário Oficial da União.

Piorou. A assinatura digital conferida pelo Serpro aos Ministros e demais servidores públicos é pessoal e INTRANSFERÍVEL – e isso está no termo de concessão, que Moro assinou.

O referido despacho saiu do gabinete do Presidente (onde geralmente eles se originam), passou pelo Gabinete do Ministro da Justiça e depois chegou ao DOU, onde foi publicado. Em algum ponto desse itinerário, inseriram a assinatura do Moro, que ele diz não lembrar de ter assinado.

Mas isso significa que ELE, Moro, concedeu essa senha (pessoal e intransferível) a alguém. Geralmente, se trata de um “token” (um pendrive). Com certeza, esse “token” não fica com Bolsonaro, muito menos com alguém no gabinete da Presidência! Muito provavelmente ficou com algum funcionário do Gabinete do Ministério da Justiça, em quem Moro deposita essa confiança, que então inseriu a assinatura, quando viu a publicação – porque esse é o trabalho do cara! Ou seja, se Moro insistir nessa história bisonha, que a Joice encampou de modo açodado (para variar), vai prejudicar um dos servidores públicos próximos a ele. Diga-se, também, que há responsabilidade do usuário da senha com essa pessoalidade intransferível, sob pena de responsabilidade, já que no termo de concessão desse “token” ele assinou isso – destaque-se: Moro assinou um termo de responsabilidade! Se bufar mais, vai acabar se complicando, também, porque a PGR vai querer saber por que ele deu a senha para um funcionário, e qual!

Entretanto, fica uma pergunta no ar: por que cargas d’água Moro tomou tão intempestiva atitude, demitir-se perante a imprensa (sórdida e moribunda) deste país?

Ele tinha em vista um cargo no STF, o que é de conhecimento público. Estava cumprindo seu papel no Ministério da Justiça. Por que sairia de lá para lugar nenhum, já que indisposto com o Presidente, por certo não será mais indicado para a Suprema Corte?

Porque o antagonismo político agora se estabeleceu entre Bolsonaro e Moro, agora – e tenho para mim que daqui para diante, na verdade. Quem poderia ter insuflado isso no ex-ministro? Muitos disseram: o DEM, o pessoal dos Democratas o quer como candidato a Presidente ou Vice em 2.022. Não acho que Moro escolhesse o DEM, mas sei pelo histórico dele que tem algum trânsito com os sociais-democratas. Ora, por óbvio ele bateu em revoada do atual Governo e vai-se aninhar na rua dos Tucanos, nº 45, lançando-se candidato em 2.022!

Surgiu então a 3ª via política no Brasil, neste momento: o candidato bonito, cheirosinho, arrumadinho e elegante que agrada sobremaneira ao PSDB (que revive o partido, diga-se mais!), e que é bastante palatável para boa parte do Centrão e do Centro-Direita atuais!

Porém, isso significa mais: Lula está no escanteio político total, e sua situação jurídica vai complicar.

Gilmar Mendes está com a exceção de suspeição do ex-ministro – o que pode anular os processos em que Moro atuou contra o presidiário, como o do triplex do Guarujá. Entretanto, mesmo que seja anulado esse processo do triplex, ainda tem o sítio de Atibaia (agora no TRF-4), o do Instituto Lula (em Curitiba), o do Quadrilhão do PT (em Brasília), o das propinas da Odebrecht em Angola (em Brasília), o das MPs das montadoras (em Brasília), o das propinas nos caças Gripen (também em Brasília) e o das propinas da empresa ARG na Guiné Equatorial (em São Paulo). Por óbvio, Moro não atuou nos processos fora de Curitiba, e o do Instituto Lula sequer teve sentença – portanto, não deve ser anulado. Ou seja, até 2.022, Lula ainda vai tomar mais condenações e será inelegível.

Mas não somente. Com Moro fora do Governo, a tese da “suspeição” do ex-ministro perde muito a força, torna-se inverossímil, aliás. Mesmo que Gilmar Mendes faça uma tremenda ginástica jurídica para caracterizar essa suspeita contra Moro, não creio que os outros Ministros da 2ª Turma o sigam – Celso de Mello, Lewandowski, Fachin e Carmen Lúcia. Até porque Marco Aurélio Mello (de outra turma, mas antes avesso a Moro) já teceu loas à “heroica demissão” do ex-ministro, ou seja, o STF o está vendo com outros olhos, agora.

E também porque agora o ninho tucano vai protegê-lo e usará de toda influência para que ele não seja declarado suspeito! Não querer perder o potencial melhor candidato que a legenda tem desde FHC por causa de uma suspeitinha, não é?

Vejam, Moro saiu atirando – e estabelecendo antagonismo político com Bolsonaro, como eu disse antes. Com tabuleiro político indicando contraposição Moro-Bolsonaro, em 2.022, se houver um 2º turno, podem apostar que será entre Moro e Bolsonaro!

Então, Lula se deu mal politicamente, também, eis que Moro tende a crescer, enquanto Lula ainda tem condenações a vir e não deve mais ser declarada a suspeição de Moro, sequer poderá se candidatar – e nem tem um “poste” certo para 2.022, supõe-se Haddad. Coitado…

Então, pela ação de uma “mão providencial” do Destino, tenho para mim, amigos leitores, que as eleições de 2.022 serão MUITO mais civilizadas e urbanas que as anteriores. Uma tremenda evolução, política e social, neste país, vinda aos trancos e barrancos – mas bem vinda!

Fábio Talhari, para Vida Destra, 25/4/2.020.

Sigam-me no Twitter! Vamos debater o tema, é divertido! @FabioTalhari

Fábio Talhari
Últimos posts por Fábio Talhari (exibir todos)
Amigos e leitores, pessoas físicas/jurídicas! Colaborem com a Revista @vidadestra sem tirar dinheiro do seu bolso. Baixe o app LunesPay e ganhe 25 pontos de vantagens. Seremos remunerados por cada download a partir do nosso link. Contamos com a direita! https://bit.ly/BaixeLunesPay-0
Subscribe
Notify of
guest
64 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Gogol
5 meses atrás

Amigo, Sherlock Holmes, parabéns pelo seu brilhante artigo. Eu tenho certeza absoluta de que jamais, em hipótese alguma, nunquinha mesmo, votarei em Sergio Má Índole Moro. Prefiro a guilhotina.

Livingstone Maynardes
Livingstone Maynardes
Reply to  Gogol
5 meses atrás

Parabéns. Igual a mim.

Valter Roda
Reply to  Gogol
5 meses atrás

Seja feita vossa vontade …

João Fontebasso
João Fontebasso
5 meses atrás

PERFEITO !
CONCORDO ATÉ COM AS VÍRGULAS!

Gogol
Reply to  João Fontebasso
5 meses atrás

Olá, meu amigão! Bom me encontrar com você por aqui. Nosso amigo Talhari é demais. Um grande abraço!

Nane
Nane
5 meses atrás

Perfeita analise. Obrigada

Gioconda
Gioconda
5 meses atrás

Fiquei me indagando qual seria a premiação por jogar fora um ministério tão importante … ainda mais por causa de um delegado que diz que Adélio é um lobo solitário ? A unica resposta seria a possível presidencia do país…

SIMONE GONCALVES PEREIRA
SIMONE GONCALVES PEREIRA
Reply to  Gioconda
5 meses atrás

Oi talvez a corrupção tenha chegado no juiz não acha? Muitas coisas escondidas

Jaciara ANDRADE GUIMARAES
Jaciara ANDRADE GUIMARAES
5 meses atrás

Não posso. Votar em Uma.pessoa que trai a afilhada daquela.maneira.

Reginaldo
Reginaldo
5 meses atrás

#FECHADOSCOMBOLSONARO

Otoniel Tiburtino
Otoniel Tiburtino
5 meses atrás

Uma coisa é certa: com o passar dos dias muita água vai passar pode baixo da ponte e Bolsonaro sairá 6sem se molhar dessas aftas passadas, nesse por vir.

Any Santos
Any Santos
5 meses atrás

Amei o seu artigo! Bastante coerente. Espero que tenha razão, torço para que isso aconteça, povo mais civilizado botando com a razão!

Livingstone Maynardes
Livingstone Maynardes
Reply to  Any Santos
5 meses atrás

Concordo. Parabéns.

Priscila
5 meses atrás

Menino inteligente vc escreveu coisas aqui que eu nem sabia! Li tudo mas confesso vou ter que ler de novo! Parecia que eu estava lendo o roteiro de uma novela com um desfecho imaginável! Excelente o seu artigo Fábio, você destacou trechos de INFORMAÇÕES valiosas e precisas! Posso te dá um abraço virtual!? Parabéns!

leatrice asthar ?????
5 meses atrás

Você analisou o Lula corretamente, mas esqueceu que, com Moro na oposição, Dória, Witzel, Hulk, Ciro e todos esses futuros candidatos foram praticamente jogados de escanteio. Ele será o único nome forte na disputa contra nosso presidente.
Agora, que sua saída rasteira, nesse momento em que o mundo está, pesará muito contra ele.
Sua inexperiência política também vai prejudica-lo, pois a manipulação corrupta e seu senso ético/jurídico vão se chocar.
Vamos ver os próximos capítulos…

Carmen Gomes
Carmen Gomes
5 meses atrás

Ótimo artigo.

Carmen Gomes
Carmen Gomes
5 meses atrás

Ótimo artigo

Shy??Patriota ?? Ore pelo BRASIL??
5 meses atrás

Sou sua fã de carteirinha!!!
Excelente reflexão!!!

Moisés
Moisés
5 meses atrás

Nossa!!!! Muito bom. Vou compartilhar.

Ailton Santos
Ailton Santos
5 meses atrás

Vemos esses dias oque moro fez, ele pode até vim canditado a presidência mais meu voto ele não tem. Belo trabalho meu amigo vc está de parabéns. ???

solangeaamador@gmail.com
solangeaamador@gmail.com
Reply to  Ailton Santos
5 meses atrás
Walter da silva Lima junior
Walter da silva Lima junior
5 meses atrás

Excelente comentário, já estou te seguindo!
Parabéns ????.

Geraldo Martins Riera Filho
Geraldo Martins Riera Filho
5 meses atrás

Fábio, excelente artigo. Moro jogou politicamente, saiu para ser o candidato do mecanismo. O único detalhe que ele não previu, foi que os prints de tela evidenciaram o jogo baixo que ele fez. Revelou-se uma traição e o sentimento geral foi de perplexidade e decepção. O tiro saiu pela culatra.

Fabio
Fabio
5 meses atrás

Perfeito bem esclarecedor e eu digo a verdade vai prevalecer!!

Virgínia Ferraz
Virgínia Ferraz
5 meses atrás

Se houver um Guiness de resistência e resiliência este é do Presidente Bolsonaro!
27 anos de Congresso no tronco, espancado e ridicularizado. Nunca se calou.
Agora, no Executivo , toda semana pregam e despregam o homem da cruz!! E ele cai de pé!
Haja lombo pra tanta pancada!!!
Virgínia

Márcia Silveira
5 meses atrás

Ele pode se candidatar a vontade,por que eu não voto em traidor.

Evaneide
Evaneide
5 meses atrás

Sigo sempre confiante e acredito q Bolsonaro ainda vai passar por muitos momentos como esse, mas é blindado porq sempre foi do bem e quer o melhor p o nosso Brasil. Agora depois desse artigo muito esclarecedor q soy ainda mais Bolsonariana. Havante Brasil!

Nunes
Admin
5 meses atrás

Excelente artigo. É de se pensar nessa terceira via e em mais variáveis de agora em diante.

Cibele Rodrigues
Cibele Rodrigues
5 meses atrás

Cansei…. Farinha do mesmo saco. Oportunistas. FDP. Chega… Nos fazemos de bobos o tempo todo. Chega!!!!

JUCILEIDE CARNEIRO
5 meses atrás

Um excelente artigo, serve para refletirmos que cada vez mais precisamos estar atentos, aos comportamentos e em política necessitamos levar a sério todos os aspectos, das situações q nos apresentam e o surgimento de pessoas “especiais”, e cada vez mais me convenço que existem apenas pessoas com um pouco ou mais cultura, e que há pessoas realmente especiais, no bar do seu Zé, na quitanda da D. Maria, que atrás de grandes “homens¨ pode existir muita fantasia e desfaçatez, eu incauta me dediquei na coleta de assinatura, das 10 medidas anti-corrupção, mts e mts domingos afastada da minha família, NÃO… Read more »

Luciano Reinaldo
Luciano Reinaldo
5 meses atrás

Parabéns pelo texto e conforme as suas conclusões se espelham e muito da veracidade inequívoca dos fatos…..

Nelson
Nelson
5 meses atrás

Mandou muito bem.

Soraya
Soraya
5 meses atrás

Moro não poderia vir como vice e em 2026 como presidente? Fazer tudo isso contra o presidente?? Me pergunto quanto ele $$$?

JOSE VITOR MARTINI
JOSE VITOR MARTINI
5 meses atrás

Nesse caso, quem perde mais que todos é o João Dória, que tem pretensões de ser o indicado do PSDB nas eleições de 2022, nenhum dos dois vai se contentar com o cargo de vice.

Ana Magaldi
Ana Magaldi
5 meses atrás

Acho que tem mais coisa por baixo do pano, do 2 lados. Provavelmente de Bolsonaro uma negociação do cargo da PF com Senado, e de Moro fugir de uma ação como chefe de polícia contra membros do seu partido. Que venham 2 homens com poder de polícia p prender os corruptos

SIMONE GONCALVES PEREIRA
SIMONE GONCALVES PEREIRA
5 meses atrás

Moro é o maior mentiroso da história, assim como Lula o maior ladrão, a fábrica de delações é enorme, a corrupção está em todas as esferas desse país, um país sem lei, sem lealdade a seu povo, o Brasil está na lama e o único que tenta tirar é o Bolsonaro. Moro é mais do mesmo, é um Collor fabricado

Janea Maria Pereira Nogueira galdino
Janea Maria Pereira Nogueira galdino
5 meses atrás

Ótima análise.
Expus exatamente está possibilidade no twitter.
Só que a meu ver MORO esta guarnecendo o impeachment de Bolsonaro, aquele mesmo que Celso de Melo exige de Maia.
É tudo uma trama orquestrada para derrubar o presidente.

Jonathas
Jonathas
5 meses atrás

Num segundo turno entre Bolso e Moro, a esquerda votaria no Moro?
Acho que sim ???

Nina
Nina
5 meses atrás

Acredito que será muito difícil Moro se reerguer da traição.
Eu mesmo jamais votaria nele…
TRAIDOR e o pior estigma que um ser humano pode carregar..
Juntamente com Doria e Witzel…nao ganha não…
Tenho por mim que os evangélicos jamais votaráem Moro..inclusive nos grupos se fala muito sobre traição.

João Pereira
João Pereira
5 meses atrás

O Brasil é uma ilha cercada de bandidos por todos os lados! Com essa Constituição não há faça uma gestão de sucesso sem ser refém do Congresso! Uma reforma política e do judiciário é inevitável numa reforma da Constituição.

Elonir Silva
Elonir Silva
5 meses atrás

Tudo se cumprindo. ” o homem traça o seu caminho mas é Deus quem lhe dirige os passos ” pv de Salomão.
Agora entendo porq ???? o Senhor nunca perdeu batalhas ????? i???

Adalberto Cardeal Santos
Adalberto Cardeal Santos
5 meses atrás

De fato não vejo “civilidade” alguma em quem toma atitudes absolutamente desleais como esse ex-juiz / ex-ministro.
Não posso prever “civilidade” qualquer em que alguém dispute uma eleição depois de apontar mentiras ou meias verdades como se fossem fatos, apenas no afã de “salvar o próprio rabo”, que me pareceu estar mais preso do que nunca.
Não prevejo civilidade, prevejo um ser de pouca hombridade, se fazendo passar por herói nacional, para angariar votos e corações com um terno de bom corte.
Eita Brasil…

Adalberto Cardeal Santos
Adalberto Cardeal Santos
Reply to  Adalberto Cardeal Santos
5 meses atrás

Em tempo, parabéns pelo artigo, só não concordo com a pretensa civilidade do traidor convicto.

Jussara Paranhos
5 meses atrás

Parabéns por essa abordagem lógica e inteligente! Amei todo o conteúdo!
Acho que o ex-ministro tem intenções claras, na presidência em 2022, porém sua atitude foi infeliz, ao deixar o cargo dessa forma intempestiva, deixando claro que ele é uma “persona non grata” e não confiável! Jamais votaria numa pessoa com esse perfil! Já bastam os erros que cometi no passado, votando em quem não devia…
Atualmente estou #FechadaComBolsonaro

Márcia Pereira
Márcia Pereira
5 meses atrás

Concordo com.a sua análise. Perfeita. Entretanto, faltou aqui a vontade do povo.nai imagino que estas trapaças engendradas pelo FHC faça de Moro o melhor candidato. Não dá
para esquecer a conduta desleal, canalha e traidora do MORO. Com isso FHC não contava. O POVO ACORDOU.

Bruno
Bruno
5 meses atrás

Sou seu fã Fábio. Tmj

Andre Costa
Andre Costa
5 meses atrás

Excelente artigo. Faz todo sentido. Só não sei se seria pelo PSDB ou pelo PODEMOS…

Maria José
Maria José
5 meses atrás

Moro quer se candidatar a Presidente,ele traiu a todos que o admiravam, mas como Ministro nada fez…Moro não,jamais…

Denis Pascoa de Souza
Denis Pascoa de Souza
5 meses atrás

Nunca li algo tão direto e esclarecedor.

Denis De Souza
Denis De Souza
5 meses atrás

Muito bem explicado.
Parabéns pela análise.

Veralúcia Nígula
Veralúcia Nígula
5 meses atrás

Prá mim padrinho é sinônimo de pai! Quando Sérgio traíra Moro expõe conversa com sua afilhada, perde a credibilidade e confiança. Tudo de bom que ele fez pelo País, perde o sentido.

Livingstone Maynardes
Livingstone Maynardes
5 meses atrás

“Quem nasceu para lagartixa, nunca chega a jacaré.”
O máximo que consegue é ser um escorpião, aquele que pede carona ao sapo e este na boa fé e pensando se ele me picar morre comigo, o leva. No meio do caminho acontece o inevitável. O sapo olha para trás e pergunta: porquê? Ouve a resposta: é da minha natureza!
Toda essa história para dizer que o ex-ministro Moro agiu igual ao escorpião.
Duvido que ao passar em local público não ouça alguns impropérios.

Alvaeo Barcel Filho
Alvaeo Barcel Filho
5 meses atrás

Parabéns.

Thiagoo
Thiagoo
5 meses atrás

Já dizia um velho ditado: Quer conhecer alguém, dê poder a ele!

Mary Silvia Rocha
Mary Silvia Rocha
5 meses atrás

amigo, Parabéns, excelente análise disse tudo aquilo que eu pensava Moro no PSDB e Lula jogado as favas, Aliás gostaria da sua análise sobre o suposto impeachment que eu acho que sera aceito da Janaina Pascoal com Reale Jr e Moro.. acredito que esse sera o pedido que o Maia vai aceitar.

Lucia
Lucia
5 meses atrás

Perfeito! Não tinha pensado sob esse ângulo. Agora, talvez, tenhamos pego ranço do paladino da justiça, mas que será nosso maior trunfo para eliminar de vez o PT do país e da política. Congratulations!

Marcelo Lins
Marcelo Lins
5 meses atrás

muito bom.