Em tempos de paz, estabeleça bases – parte 2

Parte 1  :  https://vidadestra.org/em-tempos-de-paz-estabeleca-bases-parte-1/


 

As comadres corriam pra recolher as roupas, fechar as janelas, ralhar com os moleques que queriam brincar na chuva. Enquanto isso, os compadres escorregavam tentando recolher as galinhas para o galinheiro e as vacas para o curral, e as ferramentas da lavoura espalhadas, para o celeiro.

Ele chegou e fez um estrago danado.

Depois que o pior passou, uma brisa de pura calmaria pairou ali como se nada tivesse acontecido. Pareceu coisa de criança levada.
A comadre lembrou-se da amiga. Chegou ao outro lado do casarão e viu ali, sentada, inconsolável, a jovem tentando entender como fora tão descuidada, desatenta às constantes orientações.

Os varais, agora, eram só fios estirados ao chão. As roupas, que antes reluziam à luz do sol, agora pareciam trapos esculpidos em lama.

Pacientemente a experiente amiga ajudou a recolher as irreconhecíveis peças. Uma ou outra fora levada para longe.

Puseram num caldeirão sobre o fogão à lenha água limpa e uma barra de sabão para derreter, o que ajudaria a desencardir as roupas, que foram colocadas uma a uma e vez por outra, eram mexidas para lá e cá com uma enorme colher de pau, como se fosse um ensopado de legumes.

Assim, no dia seguinte no mais fúnebre silêncio, a cada peça lavada à beira-rio, gritava em sua mente a vergonha de se lembrar que o tempo perdido em algazarras e ofensas ditas mentalmente, trouxeram um triste resultado.

A lição ali aprendida jamais daria espaço para dúvidas posteriores…

Se tão somente tivesse prestado atenção às palavras da amiga, tudo teria sido diferente.

As escolhas para alguns trazem resultados positivos, para outros, nem tanto.

Portanto, analise suas escolhas…o momento é satisfatório para aprender? Sim.

Então, aprenda!

Mas, não precisa ser por caminhos mais difíceis, seja sábio para aprender a discernir uma escolha boa ou ruim. Ouça os mais experientes. Observe suas atitudes, seus resultados. Ganhe tempo sentindo o que acontece à sua volta…SEJA PRUDENTE!!!

Acima de tudo, não seja um telespetador da própria vida. Aprenda a viver!

Últimos posts por Áurea Lima (exibir todos)

Saiba das novidades, siga-nos
error

Related posts

Leave a Comment