O Superior Tribunal de Justiça determinou, nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, o imediato afastamento de Wilson Witzel, do PSC, do cargo de Governador do Rio de Janeiro. Às 6:20 h de hoje, a Polícia Federal foi até o Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador, para notificá-lo da ordem judicial. É o quinto governador do Rio, em uma sequência contínua, que tem problemas com a Polícia e com a Justiça, e é apeado do cargo.

Agora assume seu vice, Cláudio Bomfim de Castro e Silva (Santos, 29 de março de 1979), que é advogado e, agora, governador interino do Rio de Janeiro. Também filiado ao Partido Social Cristão (PSC), que é o segundo vice-governador mais jovem da história.

A ordem de afastamento é decorrência das investigações da  Operação Tris in Idem, que é desdobramento da Operação Favorito e Operação Placebo, da Polícia Federal, e tem como base a delação premiada de Edmar Santos, ex-secretário de Saúde de Witzel.

Mas vai além.

O STJ também expediu mandados de prisão contra o Pastor Everaldo, presidente do PSC, e Lucas Tristão, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, que também é cantor gospel. Outro mandado de prisão cumprido foi contra Sebastião Gothardo Netto, médico e ex-prefeito de Volta Redonda. Ou seja: três estão presos.

Ainda estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão contra a Primeira-Dama do Rio, Helena Witzel. Wilson Witzel teria usado o escritório de advocacia da mulher para receber dinheiro desviado por intermédio de quatro contratos simulados, no valor aproximado de R$ 500 mil – cerca de R$ 15 mil mensais de cada uma dos quatro.

Outros que estão sofrendo mandado de busca e apreensão são André Ceciliano, do PT, atual Presidente da Alerj, e Marcos Pinto da Cruz, desembargador do TJ/RJ.

Em manifestação no Twitter, Witzel se disse “surpreso”, e que estão estudando a “medida cabível”. Vejam que se trata de um ex-juiz…

Que sexta-feira está começando!

Fábio Talhari, para Vida Destra, 28/8/2020.
Sigam-me no Twitter! Vamos conversar sobre este assunto, procurarei responder às perguntas de todos! @FabioTalhari

Fábio Talhari
Últimos posts por Fábio Talhari (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
FABIO PAGGIARO
22 dias atrás

Vamos ver quanto tempo o STF leva para anular tudo ou livrar o pessoal do PT.

Ailton Mendonça
Ailton Mendonça
22 dias atrás

Esse Governador corrupto demorou para ser afastado,o próximo passo é a prisão!

Christian Andreotti de Freitas
Christian Andreotti de Freitas
22 dias atrás

É, amigo, bom dia Vietnan!

Josiano Almeida
Josiano Almeida
22 dias atrás

Ótimo dia, que venha mais e mais…

Luiz Antonio
22 dias atrás

Bom dia, Fábio. Tomará que caia definitivamente a casa de Witzel, não venha Gilmar Mendes soerguer, a título gratuito, o Palácio da Guanabara. Penso que, na atual situação, Bolsonaro poderia intervir novamente no meu saudoso Rio, mas de verdade, não apenas na SSP.

Renan de Barros Alves
Renan de Barros Alves
22 dias atrás

Bom dia, Fábio! Se não der em nada, pelo menos fica o recado didático para quem assumir o cargo.

Priscila
Priscila
22 dias atrás

Parabéns Fábio pelo brilhantismo de passar mais informações detalhadas de forma objetiva e clara! Sem palavras meu amigo

Nunes
Admin
22 dias atrás

Excelente nota. Agora é torcer para os “painhos” do STF não livrarem a barra do dito cujo .